Batatais

Batatais FC 100 anos: conhece a história do clube? E as conquistas? Veja aqui

Time já fez final contra o Corinthians e obteve vários acessos em sua trajetória


Da Redação | 18/09/2019 | 15:07


Lances do histórico jogo entre Batatais e Guarani, em SP, em 12 de fevereiro de 1950 | Foto: Reprodução

A história do Batatais FC, datada de 1919, é rica em detalhes e, também, em conquistas. Campeão do interior, campeão estadual sub-20, revelação de jogadores para a seleção brasileira…

São vários os capítulos dessa história que surgiu a partir de uma dissidência. Fundado a partir do Riachuelo, o Batatais surgiu graças, entre outros, aos esforços do coronel Olvídeo Tristão de Lima, conforme registros da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Ele teve papel primordial nos primeiros anos do clube e hoje é considerado seu patrono e presidente de honra. Tristão também foi responsável pela doação do terreno onde foi construído o primeiro campo do Batatais, e que hoje abriga o estádio Dr. Oswaldo Scatena.

Na década seguinte o clube ganhou o apelido que ostenta com orgulho até hoje: “Fantasma da Mogiana”, devido ao temor que provocava nos adversários da região. Lembremos que ele surgiu num período em que as ferrovias eram o principal meio de transporte no interior paulista, e que estamos situados na região da Mogiana, que era atendida pela CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro).

Entre 1934 e 37, o Batatais disputou mais de cem partidas, sendo derrotado em apenas três oportunidades, ainda de acordo com a FPF. Em 1945, o clube alcançou seu maior feito, o título de campeão paulista do interior, o máximo que poderia atingir um clube de fora da capital.

Abaixo, trechos do histórico do clube, segundo a entidade máxima do futebol paulista:

“Mas ainda era pouco para o Batatais. O clube juntou forças com a Ponte Preta e o XV de Piracicaba – outras potências do futebol interiorano na época – e pleiteou junto à Federação Paulista o direito de disputar campeonatos profissionais. A pressão deu certo e em 1947 foi criada a Lei do Acesso. Com isso formou-se a Segunda Divisão Paulista, que passou a contar com clubes de fora da capital.

Entre 1947 e 1949, o Batatais disputou a competição que ajudara a fundar chegando bem perto do acesso em 1949. Naquele ano o time chegou às finais contra o Guarani, mas acabou perdendo por 2 a 1 em jogo disputado na rua Javari, em São Paulo. Insatisfeita com a arbitragem, a diretoria retirou o clube das competições profissionais, retornando somente em 1956.

Entre 1956 e 1967, o clube retornou ao profissionalismo, contando com grandes atletas que fizeram renascer o “Fantasma da Mogiana” na disputa da Segundona. Apesar das boas campanhas no período, o clube nunca conseguiu chegar à elite do futebol paulista.

Em de 1968 houve uma nova paralisação. O Batatais deixou de investir em seu departamento de futebol para construir seu estádio. Com a inauguração do novo campo, em 1971, o Fantasma voltou aos gramados na então Primeira Divisão (Série A2), competição que disputou até 1976, quando foi rebaixado para o terceiro nível do futebol Paulista, que aquele ano mudou de nome para a Primeira Divisão (a então Primeira passou a ser Intermediária).

O clube disputou a Primeira Divisão (A3) até 1981, quando conseguiu o acesso para a Segunda Divisão (A2). Sua participação no torneio duraria cinco temporadas, até 1986, quando o time voltou ao terceiro nível do Paulista (à época Segunda Divisão, equivalente à atual Série A3).

Em 1993, o Batatais sofreu novo golpe, desta vez passando a disputar a então Série B-1 (atual Segunda Divisão). O time amargaria 15 anos nesta divisão até conseguir o acesso para a A-3, em 2008. O clube ficou na A-3 de 2009 a 2013, quando conquistou mais um acesso.”

Nos últimos anos, o time reviveu o que tinha passado em suas primeiras décadas: disputou a Série A-2 até 2018 e esteve perto do acesso à elite em 2016, quando esbarrou no Mirassol na semifinal --duas derrotas tiraram o time da inédita disputa da primeira divisão.

Em 2019, voltou a jogar a Série A-3, devido ao fraco desempenho em campo no ano anterior, que culminou no rebaixamento.

CAMPANHAS

Entre as competições em que o clube destacou estão as seguintes:

  • Vice-campeão da segunda divisão (1949)
  • Vice-campeão da quarta divisão (2008)
  • Vice-campeão da terceira divisão (2013)
  • Campeão Paulista Sub-20 (2004)
  • Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2017, perdeu a final para o Corinthians no Pacaembu)

LEIA MAIS

- Batatais FC 100 anos: Esqueça o passado recente, há muito o que se celebrar

 

 

 

*É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Gente

Morre, aos 60, o locutor Maurício Malaguti

Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria

Opinião

Opinião: Cientistas estão se preocupando mais com um número do que com impacto de suas descobertas

Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB

Batatais

Batatais detecta sorotipo 3 da dengue e alerta população para novos desafios

Nos últimos anos, os surtos de dengue em Batatais foram causados pelos sorotipos 1 e 2, o que torna a população vulnerável ao DENV-3

Mais sobre Batatais

Batatais

1 em cada 4 contribuintes de Batatais já declarou o Imposto de Renda 2025

Dados da Receita Federal apontam que ritmo supera o de outras cidades da região

Batatais

Concurso fotográfico distribuirá R$ 35 mil em prêmios; veja como participar

Iniciativa é da Faesp/Senar e inscrições podem ser feitas até o dia 25

Batatais

Campanha doará óleo novo a quem doar 4 litros de óleo usado; saiba como trocar

Ação em Batatais acontecerá na próxima quinta-feira (17)

Batatais

Batatais tem fim de semana com eventos gratuitos de lazer, cultura e esporte

Festival da família, feira de trecos e manobras radicais estão na programação



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre