O Governo de São Paulo alcançou, na última quinta-feira (10), a marca de 100 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).
A iniciativa integra as diretrizes do Plano Estadual Integrado, lançado em abril de 2023, com o propósito de ampliar o suporte e os serviços oferecidos às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A emissão gratuita da Carteira de Identificação representa um avanço na garantia de direitos, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade. O Abril Azul, campanha de conscientização sobre o autismo, reforça a relevância dessa política pública para assegurar maior visibilidade e mais reconhecimento às demandas dessa população.
Além da carteira de identificação, já foram disponibilizados mais de 65 mil selos de identificação veicular para pessoas com TEA em todo o território paulista. O documento visa proporcionar mais segurança e autonomia no trânsito para esse público.
A emissão da identificação veicular é concedida mediante vinculação à CipTEA,
pelo portal. O adesivo também contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine", e pode ser colado no vidro traseiro do carro a fim de promover empatia no trânsito.
A CipTEA e o selo de identificação veicular podem ser solicitados digitalmente
pelo site ou presencialmente no Poupatempo de Batatais.
Para a emissão, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, além dos documentos pessoais do beneficiário e de seu responsável.
Como solicitar o Selo de Identificação Veicular:
Para quem já possui a CipTEA:
2) Clique em “cadastrar veículo”;
3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;
4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.
Para novos beneficiários CipTEA:
2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
4) Preencha os dados do cuidador/responsável;
5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo;
6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis);
8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular
COMENTÁRIOS