Gente

Professor Walter Cardoso morre aos 102 anos e deixa legado inestimável para a história de Batatais

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir


Melissa Toledo - Especial para o Batatais 24h | 11/05/2025 | 01:57


O velório e o sepultamento de Walter Cardoso ocorrem neste domingo, 11 de maio, em Batatais | Foto: Reprodução

Batatais se despede de uma de suas ilustres figuras: o professor e historiador Walter Cardoso, que morreu neste sábado (10) aos 102 anos. Um guardião da memória batataense, Walter dedicou sua vida ao estudo, à preservação e à celebração da história e cultura local, com uma trajetória marcada pela erudição, sensibilidade e profundo amor pela cidade.

Walter integrou a Força Expedicionária Brasileira como pracinha, vivência que marcaria sua trajetória pessoal, e também seu compromisso em documentar os feitos e memórias daqueles que, como ele, participaram de episódios marcantes da história nacional. Seu trabalho intelectual tornou-se referência, enriquecendo o patrimônio histórico e afetivo da cidade.

Acadêmico incansável, contribuiu para diversas pesquisas e projetos voltados à memória da cidade. Seu livro "Bom Jesus da Cana Verde dos Batataes – das bandeiras à cidade", lançado em dezembro de 2014 por ocasião do bicentenário da Freguesia de Batatais (1815–2015), é uma das obras mais completas sobre a formação histórica e cultural do município. Sempre disposto a colaborar, atuou voluntariamente em projetos históricos e culturais, incentivando o pensamento crítico e o orgulho pela identidade local entre gerações de estudantes e cidadãos.

Mas Walter era mais do que um estudioso da história — era um entusiasta da vida cultural da cidade. Apaixonado pelo carnaval, teve participação ativa na escola de samba Castelo, onde mais do que um colaborador, foi um símbolo. A agremiação publicou nota de pesar emocionada destacando sua importância para a história e o coração da escola, eternizando sua célebre frase: “Ser castelense é um estado d’alma imorredouro!”

Em 2018, ele foi responsável pela pesquisa e roteiro histórico do desfile campeão da Castelo, com o enredo “Ahimsa Gandhi – Um canto de paz”. Com profunda sensibilidade, Walter levou à avenida uma reflexão sobre a não violência, inspirando-se na filosofia de Mahatma Gandhi. Em suas palavras:

"A Paz que Gandhi queria não era apenas a ausência de guerra [...] mas sim em buscar serenidade dentro de cada indivíduo, para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas ideias para enfrentar os problemas [...] onde existe amor, existe paz."

Essas ideias traduzem o enredo e a própria essência de Walter — homem guiado pela sabedoria, pela serenidade e pela generosidade de espírito.

Walter Cardoso também foi referência em iniciativas educacionais e culturais que ultrapassaram os muros institucionais. Sua atuação como professor formou gerações de pensadores e cidadãos conscientes da importância de preservar e valorizar a história local.

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir. Walter Cardoso deixa uma cidade mais rica em memória, mais forte em identidade, e grata.

O velório e o sepultamento ocorrem neste domingo, 11 de maio, em Batatais.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Gente

Professor Walter Cardoso morre aos 102 anos e deixa legado inestimável para a história de Batatais

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir

Batatais

Acidente neste domingo deixa ciclista morto na rodovia Altino Arantes

Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos

Cultura e Comportamento

Circo estreia em Ribeirão com Dedé Santana, Diego Hypólito e Tio Paulo

Premiado como ‘Melhor Circo do Brasil’, espetáculo começa na cidade no dia 16 de maio; Ingressos podem ser adquiridos on-line

Batatais

Sinos da Matriz de Batatais tocam em celebração à eleição do novo Papa

Sinos tocam em razão do anúncio solene e histórico: Papa Leão 14 foi eleito no Vaticano nesta quinta

Mais sobre Gente

Gente

Professor Walter Cardoso morre aos 102 anos e deixa legado inestimável para a história de Batatais

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir

Gente

Morre Ivanilde Mattos, telefonista da Prefeitura de Batatais

O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais

Gente

Morre, aos 60, o locutor Maurício Malaguti

Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria

Gente

Jornalista batataense assume a vice-presidência do Centro de Voluntariado de Ribeirão

Ex-primeira-dama, Ana Cândida Tofeti comanda a Outras Palavras, destacada agência de relações públicas e comunicação empresarial



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre