Lideranças políticas e agentes públicos receberam orientações de temas que remetem às boas práticas administrativas e tiraram dúvidas junto à Corte de Contas sobre gestão pública
Teatro Municipal ‘Fausto Bellini Degani’ recebeu na sexta-feira (25/4), às 10h, o oitavo da série de 20 encontros referentes à 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
Na oportunidade, lideranças políticas e agentes públicos, dentre eles, 27 Prefeitos e 10 Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, Secretários Municipais, servidores e representantes da sociedade civil receberam orientações de temas que remetem às boas práticas administrativas e tiraram dúvidas junto à Corte de Contas sobre gestão pública.
Antes da abertura dos debates, o Conselheiro-Presidente do TCESP, Antonio Roque Citadini, recebeu, assim como nos encontros anteriores, os Prefeitos da região de Ribeirão Preto para discutir demandas voltadas à população local.
A seguir, os trabalhos foram iniciados com a mesa de abertura que teve as presenças, além do Presidente da Corte, do Conselheiro-Corregedor, Dimas Ramalho, dos Conselheiros Marco Aurelio Bertaiolli e Maxwell Borges de Moura Vieira, além da Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, e do Diretor da Unidade Regional de Ribeirão Preto (UR-6), Flávio Henrique Pastre.
Também compuseram a mesa, o Prefeito de Batatais, Luís Fernando Benedini Gaspar Junior; o Presidente da Câmara Municipal de Batatais, Eduardo Henrique Ricci; o Prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva; a Prefeita de Barrinha, Maria Lúcia Teresinha Grota; e o Deputado Federal Adilson Barroso.
Na sequência, os Conselheiros do TCESP presentes no evento, assim como a Procuradora-Geral do MPC, Leticia Feres, e o Procurador de Contas, Thiago Pinheiro Lima, foram homenageados ao receberem a Comenda ‘Washington Luís’ - considerada a mais alta honraria concedida pelo município de Batatais às personalidades que contribuíram para o progresso da cidade.
O encontro contou com debates sobre assuntos como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento, cuidados com a gestão, as ações da fiscalização do TCESP e aspectos voltados às Câmaras Municipais que estiveram na pauta da mesa técnica sob a coordenação do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; com a participação dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; do Diretor da UR-6, Flávio Henrique Pastre; do Diretor Técnico da 1ª Diretoria de Fiscalização (DF-1), Gabriel Marchi da Silva; do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel; e dos Auditores de Controle Externo, Alan Leone e Izabela Paschoal.
BOAS PRÁTICAS
Durante o encontro realizado em Batatais, os Conselheiros da Corte de Contas paulista fizeram um balanço dos eventos promovidos até o momento e ressaltaram o Ciclo de Debates como uma oportunidade importante em aproximar o Tribunal de Contas do jurisdicionado e o papel da Corte junto aos administradores como orientador da boa gestão pública.
“Os Ciclos estão evoluindo e melhorando. Há uma sensação muito clara que está servindo para melhor qualificar as prefeituras e os seus administradores”, destacou o Conselheiro-Presidente Roque Citadini.
“Os encontros são excelentes. O Tribunal está fazendo com que os agentes públicos errem menos. Isso é uma coisa muito importante que aproxima o Tribunal de Contas com os jurisdicionados”, ressaltou o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho.
“É um encontro que reúne Prefeitos, Presidentes de Câmaras Municipais, Vereadores, Secretários e administrações públicos para falarmos sobre a boa governança e gerência de recursos públicos na aplicabilidade que resulte em melhores serviços prestados à nossa população”, explicou o Conselheiro Marco Aurelio Bertaiolli.
“O Ciclo de Debates é um momento único em que os Prefeitos e Prefeitas, os Vereadores e as Vereadoras e os Secretários da Região podem se encontrar e conhecer a realidade de outros municípios e podem trocar experiências e, principalmente, ter um contato direto com o Ministério Público de Contas, com os técnicos do Tribunal de Contas e com os Conselheiros”, pontuou o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira.
O Prefeito de Batatais, Luís Fernando Benedini Gaspar Júnior (Juninho Gaspar), destacou o saldo positivo do encontro realizado no município na manhã da sexta-feira (25/4). “Esse evento é de extrema importância para que, de forma pedagógica como o TCESP vem sempre fazendo, a gente possa ser orientado para que possamos aplicar as boas práticas e a boa aplicação do recurso público”, disse.
Texto: TCE-SP
Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria
Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB
O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais
Nos últimos anos, os surtos de dengue em Batatais foram causados pelos sorotipos 1 e 2, o que torna a população vulnerável ao DENV-3
Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho
Estrutura da 19ª edição está maior; LED do palco, reconhecimento facial e monitoramento por inteligência artificial estão entre as novidades
Lideranças políticas e agentes públicos receberam orientações de temas que remetem às boas práticas administrativas e tiraram dúvidas junto à Corte de Contas sobre gestão pública
Evento reunirá prefeitos de toda a região no teatro municipal
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: