Nacional

Ondas de calor podem provocar colapso dos ecossistemas e ameaçar nova geração, afirma relatório

Efeitos das mudanças climáticas, como eventos de El Niño mais intensos, podem gerar perdas econômicas de até 100 trilhões de dólares ao longo do século


Agência Bori | 30/10/2024 | 00:00


Amazônia está à beira de um ponto de inflexão, passando de sumidouro de carbono para fonte de carbono para a atmosfera | Foto: Future Earth/Divulgação

O aumento das temperaturas globais torna nosso planeta cada vez mais inabitável e está perturbando processos vitais nos oceanos, levando a Amazônia ao limite de um colapso em grande escala e colocando em risco uma geração ainda não nascida, aumentando as chances de complicações na gravidez e até mesmo de perdas.

Essa é uma das conclusões do relatório anual "10 Novos Insights em Ciência Climática", lançado nesta segunda (28) pela The Earth League, um consórcio internacional de cientistas e especialistas em clima.

O trabalho revela o impacto avassalador das mudanças climáticas, que podem reverter décadas de progresso em saúde materna e reprodutiva, contribuir para eventos de El Niño mais extremos e causadores de prejuízo, além de ameaçar a Amazônia, um dos mais importantes sumidouros naturais de carbono, juntamente com outros sete insights climáticos cruciais.

O relatório abrange uma gama de pesquisas climáticas e foi elaborado para subsidiar os formuladores de políticas com o conhecimento mais recente disponível.

As informações científicas foram sintetizadas para destacar as implicações políticas que podem orientar as negociações na COP29, que ocorre em novembro, no Azerbaijão, e direcionar as políticas nacionais e internacionais.

"O relatório confirma que o mundo enfrenta desafios em escala planetária, desde o aumento das emissões de metano até a vulnerabilidade de infraestruturas críticas. Ele mostra que o aumento do calor, a instabilidade dos oceanos e a possível virada da Amazônia podem empurrar partes do nosso planeta além dos limites habitáveis. No entanto, também oferece caminhos claros e soluções, demonstrando que, com ação urgente e decisiva, ainda podemos evitar resultados incontroláveis", diz Johan Rockström, co-presidente da The Earth League e diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, na Alemanha.

"O relatório revela o alcance dos impactos da mudança do clima em diferentes sistemas ecológicos, econômicos e sociais. Com menos ambientes habitáveis, a migração de populações pode se intensificar. Também existe um impacto importante na saúde materna, que pode perdurar por gerações", afirma Mercedes Bustamante, professora da UnB (Universidade de Brasília) e membro do conselho editorial da publicação.

Segundo ela, no Brasil, há uma articulação entre as ações do país para reduzir o desmatamento e a degradação da Amazônia e as iniciativas internacionais para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, que afetam o bioma de forma sinérgica.

Apesar dos desafios globais em intensificação, ela ressaltou que há um conjunto de políticas e soluções que podem ser implementadas para enfrentar as mudanças climáticas de maneira eficaz. Diante das ameaças à saúde materna, essas soluções integram, por exemplo, ações de equidade de gênero e justiça climática.

O relatório também destaca dois grandes desafios para o mundo natural. O aquecimento dos oceanos persiste e os recordes de temperatura da superfície do mar continuam a ser quebrados, levando a eventos de El Niño mais severos do que se compreendia anteriormente.

Segundo o relatório, as perdas econômicas globais adicionais projetadas devido ao aumento na frequência e intensidade do El Niño, resultante do aquecimento global, podem chegar a quase 100 trilhões de dólares ao longo do século 21.

A série "10 Novos Insights em Ciência Climática", lançada com a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) nas COPs desde 2017, é uma iniciativa colaborativa da Future Earth, da The Earth League e do Programa Mundial de Pesquisa Climática, sintetizando os principais desenvolvimentos recentes na pesquisa sobre mudanças climáticas.

O relatório deste ano representa o esforço coletivo de mais de 80 pesquisadores de destaque, provenientes de 45 países.

Veja os 10 insights:

Metano: Desde 2006, os níveis de metano aumentaram drasticamente. Já existem soluções econômicas, mas políticas rigorosas são necessárias para reduzir suas emissões nos setores de combustíveis fósseis, resíduos e agricultura.

Poluição do ar: A redução da poluição atmosférica melhora a saúde pública, mas afeta o clima de forma complexa, exigindo que as estratégias de mitigação e adaptação levem isso em consideração.

Calor extremo: Temperaturas e níveis de umidade crescentes estão tornando partes do planeta inabitáveis. Planos de ação contra o calor precisam priorizar os grupos mais vulneráveis.

Saúde materna e reprodutiva: Extremos climáticos estão prejudicando a saúde materna, ameaçando décadas de progresso. Soluções precisam integrar equidade de gênero e justiça climática.

Mudanças nos oceanos: O aquecimento dos oceanos agrava eventos de El Niño e ameaça a estabilidade de sistemas marinhos, podendo causar perdas econômicas globais massivas.

Resiliência da Amazônia: A diversidade biocultural ajuda a Amazônia a resistir às mudanças climáticas, mas essas ações locais precisam ser complementadas por reduções globais de emissões.

Infraestruturas críticas: Infraestruturas estão cada vez mais vulneráveis a desastres climáticos. Ferramentas de IA podem ajudar a torná-las mais resilientes.

Desenvolvimento urbano: Poucas cidades integram mitigação e adaptação em seus planos climáticos. Uma abordagem que combine fatores sociais, ecológicos e tecnológicos pode ajudar no desenvolvimento resiliente.

Minerais de transição energética: A demanda por minerais de transição está aumentando, assim como os riscos na cadeia de suprimentos. Melhor governança é essencial para uma transição justa.

Justiça climática: A aceitação pública das políticas climáticas depende de sua percepção de justiça. A exclusão dos cidadãos no processo de formulação pode gerar resistência.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

Exercício físico sozinho reverte fatores de envelhecimento precoce e disfunção metabólica em pessoas obesas

Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação

Nacional

Maioria de quem está na Cracolândia de SP já esteve internado, dorme na rua e realiza atividades produtivas regularmente

Pesquisa da FGV e parceiros entrevistou 90 indivíduos da Cracolândia, em São Paulo, sendo 80% homens negros de 30 a 49 anos

Opinião

Opinião - Matrícula e mensalidade escolar: hora de buscar bons descontos

Leia artigo de Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, com orientações a famílias

Opinião

Opinião: Deixe ao sucessor o município que você gostaria de ter encontrado

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Mais sobre Nacional

Nacional

Crianças afetadas por crises e desastres climáticos têm atraso escolar e dificuldades na volta às aulas

No Brasil há mais de 2.000 escolas em áreas de risco geológico e hidrológico, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Nacional

Maioria de quem está na Cracolândia de SP já esteve internado, dorme na rua e realiza atividades produtivas regularmente

Pesquisa da FGV e parceiros entrevistou 90 indivíduos da Cracolândia, em São Paulo, sendo 80% homens negros de 30 a 49 anos

Nacional

Ondas de calor podem provocar colapso dos ecossistemas e ameaçar nova geração, afirma relatório

Efeitos das mudanças climáticas, como eventos de El Niño mais intensos, podem gerar perdas econômicas de até 100 trilhões de dólares ao longo do século

Nacional

Gestão compartilhada da água é essencial para enfrentar a crise hídrica global, aponta livro

Diante das mudanças climáticas, é necessário compartilhar a água de forma mais equitativa entre humanos e natureza



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre