Região

Ribeirão terá a tradicional Caminhada do Calvário nesta 6ª

Teatro de Arena será palco da encenação da Paixão de Cristo


Da Redação | 28/03/2024 | 06:30


Caminhada do Calvário é um evento que faz parte do calendário de Ribeirão Preto e região | Foto: Guilherme Sircili/Divulgação

Milhares de fiéis aguardam por um dos eventos religiosos mais tradicionais da região de Ribeirão Preto, a 39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo, marcado para esta sexta-feira (29), às 18h, no Teatro de Arena. A entrada é gratuita.

A encenação do Calvário, que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação, tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende.

A 39ª da Caminhada do Calvário terá a participação de cerca de 60 pessoas, entre atores, voluntários, produção, acessibilidade em libras e participação especial do Coral Art Musique Vocal.

O público poderá colaborar com a campanha de arrecadação de livros infantis e revistas em quadrinhos para os projetos de incentivo à leitura.

O primeiro passo para a construção da encenação, foi criar um texto que somasse todas as versões anteriores das caminhadas, com o desafio de contar uma história que mantivesse a tradição da Caminhada do Calvário.

Após as pesquisas realizadas pelos grupos de teatros, que serviram de base para a história ser o mais fiel possível à Bíblia, chegou ao texto final com as cenas essenciais para a história da Paixão de Cristo.

Começou então o intenso cronograma de ensaios. Foram 6 em um período de cerca de 15 dias, com o primeiro ensaio, chamado de "trabalho de mesa", que consiste em reunir todo o elenco e direção em roda, para ler o roteiro, tirar dúvidas sobre os personagens e iniciar uma ideia de construção para cada uma delas. Nesse momento, todo o elenco se muniu de pesquisas e da opinião dos curadores, para construir o espetáculo embasados na fé cristã.
 
Os primeiros ensaios começaram com os atores que interpretam papéis de mais destaque e que possuem falas, pois eles precisam de mais ensaios para entender as dinâmicas da apresentação.

Após os primeiros ensaios, o elenco de voluntários, um time formado por fiéis que contam essa história há anos na cidade, foi integrado, formando o grupo final que se apresentará no Teatro de Arena.

As origens

O costume que teve origem no século 11, quando os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém e veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.
 
A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.

39ª Caminhada do Calvário
Data: sexta, às 18h
Entrada: gratuita
Local: Teatro de Arena de Ribeirão Preto (praça Alto do São Bento, s/n)


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Região

Região

Ribeirão Rodeo Music é retomado nesta 6ª com provas de rodeio e shows

Evento começa com apresentações de Zé Neto & Cristiano, César Menotti & Fabiano, Lauana Prado e Locos DJs no palco

Região

RRM começa com destaques do cenário nacional no palco: Ana Castela, Hugo & Guilherme, Alok e Luan Pereira

Na primeira noite do Ribeirão Rodeo Music 2024, Ana Castela abriu a noite, depois voltou para uma participação especial no show de Luan Pereira; a dupla Hugo & Guilherme também voltou de surpresa ao palco após o próprio show

Região

Saiba tudo sobre o Ribeirão Rodeo Music, que começa neste sábado

Programação de shows e provas na arena se repetirá nos dias 26, 27 e 30 de abril

Região

USP Ribeirão instala passarelas aéreas para travessia de primatas

Iniciativa busca equilíbrio entre conservação da fauna e desenvolvimento urbano sustentável



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre