Teatro de Arena será palco da encenação da Paixão de Cristo
Milhares de fiéis aguardam por um dos eventos religiosos mais tradicionais da região de Ribeirão Preto, a 39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo, marcado para esta sexta-feira (29), às 18h, no Teatro de Arena. A entrada é gratuita.
A encenação do Calvário, que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação, tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende.
A 39ª da Caminhada do Calvário terá a participação de cerca de 60 pessoas, entre atores, voluntários, produção, acessibilidade em libras e participação especial do Coral Art Musique Vocal.
O público poderá colaborar com a campanha de arrecadação de livros infantis e revistas em quadrinhos para os projetos de incentivo à leitura.
O primeiro passo para a construção da encenação, foi criar um texto que somasse todas as versões anteriores das caminhadas, com o desafio de contar uma história que mantivesse a tradição da Caminhada do Calvário.
Após as pesquisas realizadas pelos grupos de teatros, que serviram de base para a história ser o mais fiel possível à Bíblia, chegou ao texto final com as cenas essenciais para a história da Paixão de Cristo.
Começou então o intenso cronograma de ensaios. Foram 6 em um período de cerca de 15 dias, com o primeiro ensaio, chamado de "trabalho de mesa", que consiste em reunir todo o elenco e direção em roda, para ler o roteiro, tirar dúvidas sobre os personagens e iniciar uma ideia de construção para cada uma delas. Nesse momento, todo o elenco se muniu de pesquisas e da opinião dos curadores, para construir o espetáculo embasados na fé cristã.
Os primeiros ensaios começaram com os atores que interpretam papéis de mais destaque e que possuem falas, pois eles precisam de mais ensaios para entender as dinâmicas da apresentação.
Após os primeiros ensaios, o elenco de voluntários, um time formado por fiéis que contam essa história há anos na cidade, foi integrado, formando o grupo final que se apresentará no Teatro de Arena.
As origens
O costume que teve origem no século 11, quando os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém e veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.
A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.
39ª Caminhada do Calvário
Data: sexta, às 18h
Entrada: gratuita
Local: Teatro de Arena de Ribeirão Preto (praça Alto do São Bento, s/n)
Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria
Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB
O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais
Nos últimos anos, os surtos de dengue em Batatais foram causados pelos sorotipos 1 e 2, o que torna a população vulnerável ao DENV-3
Inauguração, com nomes de vítimas da repressão vinculadas ao campus, está prevista para agosto, após sistematização das sugestões recebidas
Público pode curtir o tradicional evento da arena ou dos camarotes vips oferecidos
Mortes de animais no campus da USP em Ribeirão expõe ameaça da febre amarela e mobiliza pesquisadores
Lançamento do maior evento do gênero da América Latina contou com show de Luan Pereira e convidados no Villa Country, em São Paulo
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: