Batatais

Em podcast polêmico, Oscar e Marcel revelam que Batatais era refúgio para evitar torcida de Franca

Maior pontuador da história das Olímpiadas, Oscar chamou Franca de 'puta lugar de merda' e gerou reação em cadeia


Da Redação | 05/11/2023 | 01:28


Os ex-jogadores Oscar Schmidt (à esq.) e Marcel de Souza, campeões no Pan-Americano de 1987 e ídolos do basquete nacional | Foto: Reprodução

A desastrosa participação do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt num podcast na última quinta-feira (2), além de gerar críticas pela forma como qualificou Franca, a capital do basquete no país, revelou um histórico de passado envolvendo o "Mão Santa", como era conhecido, e Batatais.

Marcel de Souza, também ex-jogador e um dos principais símbolos do basquete brasileiro, comentou em determinado momento do Ticaracaticast, podcast dos humoristas Márvio Lúcio (Carioca) e Marcos Chiesa (Bola), que era uma satisfação enfrentar Franca.

Então jogador do icônico Sírio, seu clube duelava pelas principais competições contra Franca e ambas formavam a base da seleção brasileira.

Foi quando Oscar disse ter refutado no passado uma proposta para que assumisse o Franca, que estaria de olho no patrocínio que ele poderia gerar, e xingou a cidade.

"Eu falei 'Não, porra, não vou fazer isso, cara. Fica com o [clube] de vocês aí, que eu fico com o meu lá em São Paulo'. Imagina, eu vou pra Franca? Puta lugar de merda. Começa por aí", afirmou Oscar.

A conversa gerou centenas de comentários críticos de torcedores do Sesi Franca Basquete em postagens de Oscar em suas redes sociais e o vídeo da participação chegou a ser retirado da lista do podcast no Youtube.

Quando retornou, teve esse trecho cortado, mas Oscar não foi poupado de críticas da Prefeitura de Franca, de empresários como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, do técnico do Franca Basquete, Helinho Garcia, do cantor sertanejo Rionegro, de políticos e, claro, de torcedores.

Batatais entra na história dos dois jogadores como consequência da rivalidade existente entre Franca e o Sírio e foi contada por Marcel.

 

"O basquete tinha Sírio e Franca só, por isso que tem essa rivalidade. A gente não podia ficar alojado em Franca, tinha de ficar em outra cidade, em Batatais. O ônibus não podia chegar no ginásio", afirmou o ex-atleta, que é médico e hoje está afastado do esporte.

Quando o ex-ala citou Batatais, Oscar, ao fundo, repetiu o nome da cidade, concordando com o ex-companheiro de seleção brasileira.

Após a repercussão do caso, Oscar divulgou um comunicado neste sábado (4) em que pediu desculpas a Franca pela afirmação feita no podcast.

O Franca Basquete é o atual campeão intercontinental, após ter derrotado o Telekom Baskets Bonn, da Alemanha, em Singapura, numa competição que é organizada pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) e que é o principal torneio envolvendo clubes de todos os continentes, razão pela qual é considerado campeão mundial.

Além disso, é o atual campeão da Champions League das Américas (como se fosse a Libertadores da América do basquete) e é o maior vencedor do basquete brasileiro, com 13 títulos nacionais, 15 estaduais, 6 sul-americanos, 4 pan-americanos, entre outras conquistas.

Leia, abaixo, trechos do comunicado de Oscar:

“Pessoal de Franca,

Me desculpem sinceramente pelo comentário que fiz na entrevista. Naquele momento, estava me referindo a situações especificas, vividas dentro de quadra, e jamais a cidade de vocês; para falar a verdade, se mais cidades fossem como Franca, o nível do basquete brasileiro seria muito maior. Vocês estão vivendo um momento lindo no basquete, são campeões mundiais, e de forma alguma merecem manchar esse momento com uma declaração completamente fora de tom e sem sentido dada por mim.

Mais uma vez, peço desculpas a todos os Francanos e desejo apenas o melhor à vocês! Continuem movendo o basquete brasileiro adiante. Saúde à todos vocês!

Oscar Schmidt”

A conversa no Ticaracaticast pode ser vista clicando aqui. O trecho em que falam sobre Batatais começa aos 50'39''.

 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Gente

Professor Walter Cardoso morre aos 102 anos e deixa legado inestimável para a história de Batatais

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir

Batatais

Acidente de trabalho em Batatais deixa homem ferido

Um colaborador da empresa ficou ferido após a queda de uma peça de uma máquina de grande porte sobre ele

Batatais

Acidente neste domingo deixa ciclista morto na rodovia Altino Arantes

Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos

Cultura e Comportamento

Circo estreia em Ribeirão com Dedé Santana, Diego Hypólito e Tio Paulo

Premiado como ‘Melhor Circo do Brasil’, espetáculo começa na cidade no dia 16 de maio; Ingressos podem ser adquiridos on-line

Mais sobre Batatais

Batatais

Matemática aplicada ajuda produtor rural a aumentar receita em 12,5%

Programação linear permitiu melhor uso de recursos, reduzindo perdas e aumentando a renda anual da propriedade analisada

Batatais

Acidente de trabalho em Batatais deixa homem ferido

Um colaborador da empresa ficou ferido após a queda de uma peça de uma máquina de grande porte sobre ele

Batatais

Centro de Saúde no centro de Batatais será reinaugurado nesta semana

Prédio passou por melhorias que incluem climatização e acessibilidade

Batatais

Acidente neste domingo deixa ciclista morto na rodovia Altino Arantes

Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre