Eleitor deve usar máscara e levar a própria caneta; idosos terão horário especial para votar
Neste domingo (15), os brasileiros irão às urnas escolher os prefeitos e vereadores. Diferente de outras eleições, neste ano, os eleitores terão de adotar algumas medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
As principais recomendações para esse processo eleitoral em meio à pandemia da Covid-19 são: usar máscara, manter o distanciamento social e levar a própria caneta para a sessão, para evitar a proliferação do vírus.
"É importante lembrar que uma das principais formas de transmissão do vírus é o toque, o contato. Sendo assim, não serão disponibilizados nos locais de votação canetas, porque estas podem vir a se tornar vetores para transmissão da doença. Portanto, a primeira orientação é que todos levem sua caneta. Já os documentos devem ser apenas apresentados, sem que o mesário os toque", disse o médico Fernando Chagas, infectologista do Sistema Hapvida.
Chagas frisa que a lavagem das mãos se torna imprescindível no processo de votação. "É preciso que haja a lavagem das mãos antes e após a votação, caso não seja possível, realizar higienização com álcool em gel", orienta, reforçando que outro cuidado é manter o distanciamento nas seções eleitorais e, após a votação, que as pessoas voltem para as suas casas.
O infectologista afirma que é indispensável o uso da máscara e lembra da necessidade de levar uma reserva e dois sacos para o manuseio correto entre a usada e a limpa. "Caso seja necessária a troca não colocar a máscara em nenhum tipo de superfície, deve coloca-la em um saquinho. Se sujar ou umedecer o ideal é trocar imediatamente", adverte.
HORÁRIO DE VOTAÇÃO
Esse ano, a Justiça Eleitoral ampliou o período de votação, que será de 7h às 17h. As três primeiras horas, das 7h às 10h, estão reservadas para atendimento prioritário de idosos e pessoas em grupo de risco para a Covid-19.
Nova diretoria do Comam foi definida nesta quarta-feira para o biênio 2025/26
Primeiro evento oficial será a escolha da Corte de Momo, já no mês de janeiro
Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor
Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro, com o Rei Momo e a Rainha levando para casa R$ 1,5 mil cada, enquanto as Princesas recebem R$ 1 mil.
80% das espécies de anfíbios do Pantanal e entorno terão redução na distribuição geográfica por conta das mudanças climáticas até 2100
Festividades religiosas e feriado cívico concentram 58% do movimento no segundo semestre
Segundo especialista, implementação da proposta nas escolas depende de projetos interdisciplinares
Como vivem entre 1.000 e 1.500 m de altitude, espécies são mais sensíveis a mudanças ambientais
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: