Nacional

Aparecida recebe 9 milhões de romeiros em 2024

Festividades religiosas e feriado cívico concentram 58% do movimento no segundo semestre


Da Redação | 17/01/2025 | 04:30


Visitantes se concentraram no segundo semestre do ano, devido principalmente ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro | Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

 

O Santuário Nacional de Aparecida foi o destino da peregrinação religiosa de mais de 9 milhões de devotos em 2024. Um total de 9.057.885 fiéis expressaram sua fé visitando a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em algum momento entre janeiro e dezembro do último ano. A contagem aponta um crescimento aproximado de 2,4% em relação a 2023, quando 8.846.024 pessoas haviam se deslocado até Aparecida.

Em 2024, o período em que os visitantes decidiram realizar sua peregrinação reflete a média histórica registrada: 42% do total dos peregrinos visitaram o Santuário Nacional no primeiro semestre, enquanto a segunda parte do ano concentrou 58% dos visitantes. O último trimestre também se manteve como o período de maior movimento, concentrando mais de 2,7 milhões de romeiros, ou 30% do total.

É ainda nessa parte final do ano que os maiores movimentos foram registrados. No dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida, 139.821 peregrinos fizeram deste dia o de maior concentração de pessoas ao longo do ano. E entre os dias 10 e 16 de novembro, a semana mais movimentada de 2024 foi marcada pela presença de 288.616 pessoas ao longo dos sete dias.

Estatisticamente, a concentração de visitantes em 2024 foi maior aos fins de semana, feriados e emendas de feriados, concentrando 83% do público, enquanto os dias úteis receberam 17% dos peregrinos. Os meses que fogem deste padrão são aqueles dedicados às férias escolares, já que em janeiro e julho, a concentração de visitantes nos dias de semana correspondeu a 30% e 21% respectivamente.

Em outubro também houve registro diferente do padrão em relação ao dia escolhido pelos romeiros para a visita à Basílica. Impulsionado pela Novena preparatória para a Festa da Padroeira, 27% do total do movimento foi registrado em dias úteis. Ao todo, durante Novena e Festa da Padroeira (3 a 12 de outubro), mais de 320 mil devotos estiveram no Santuário Nacional.

Outras datas religiosas que marcaram fortemente a presença dos fiéis foram a Semana Santa e o Natal. Durante os dias 24 e 31 de março, foi registrada a presença de 179 mil pessoas para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Já para a festa do Nascimento do Menino Jesus, a Basílica acolheu 200 mil devotos na semana entre 22 e 28 de dezembro.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Turismo e Eventos

Veja a programação do Batatais Folia 2025, o principal Carnaval da região

Primeiro evento oficial será a escolha da Corte de Momo, já no mês de janeiro

Batatais

Prefeito Juninho Gaspar é eleito presidente do consórcio dos municípios da Alta Mogiana

Nova diretoria do Comam foi definida nesta quarta-feira para o biênio 2025/26

Economia

Opinião - Tecnologia, pessoas e sustentabilidade: os caminhos para o agronegócio brasileiro em 2025

Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor

Economia

Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maior eficiência na produção de etanol

Ao identificar em nível de cepa todos os microrganismos presentes no processo de fermentação da cana, estudo abre caminho para soluções capazes de aumentar lucros e reduzir emissões de CO2

Mais sobre Nacional

Nacional

Com 99% do Pantanal suscetível a perder espécies de anfíbios, são necessárias mais áreas de proteção

80% das espécies de anfíbios do Pantanal e entorno terão redução na distribuição geográfica por conta das mudanças climáticas até 2100

Nacional

Aparecida recebe 9 milhões de romeiros em 2024

Festividades religiosas e feriado cívico concentram 58% do movimento no segundo semestre

Nacional

Educação midiática forma jovens para combater desinformação

Segundo especialista, implementação da proposta nas escolas depende de projetos interdisciplinares

Nacional

Duas novas espécies de peixe são encontradas nas cabeceiras do rio Sapucaí

Como vivem entre 1.000 e 1.500 m de altitude, espécies são mais sensíveis a mudanças ambientais



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre