Economia

Ilhas de floresta permitem recuperar a biodiversidade em monoculturas, aponta estudo na Science

Seis anos após início do experimento, foram identificadas quase 3.000 novas plantas, algumas com mais de 15 m de altura


Agência Bori | 10/12/2024 | 06:30


Quanto maior a diversidade de espécies plantadas no início do experimento, mais diverso se tornou o ecossistema restaurado | Foto: Gustavo Paterno/Acervo pesquisadores

Ilhas de floresta são uma estratégia eficaz para recuperar parte da biodiversidade em regiões de monocultura. Quanto maiores e mais diversas as ilhas, maior o número de espécies nativas verificadas em meio a plantações de dendê. Publicada na revista "Science", a conclusão parte de experimento em larga escala conduzido por pesquisadores de instituições como a Universidade de Göttingen (Alemanha) e da Universidade de Jambi (Indonésia).

Para se ter uma ideia, as áreas com mais de 400 metros quadrados hospedaram 94% das espécies nativas identificadas no estudo.

Quanto maior a diversidade de espécies plantadas no início do experimento, mais diverso se tornou o ecossistema restaurado. Em apenas seis anos, muitas dessas árvores já começaram a frutificar, e algumas superaram 15 metros de altura.

As ilhas de árvores com maior diversidade inicial promovem a regeneração de espécies com diferentes estratégias ecológicas para adaptação e sobrevivência às condições ambientais, fortalecendo o ecossistema e criando resiliência às mudanças climáticas.

Os cientistas plantaram 52 ilhas de árvores em uma plantação industrial de dendê na ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizando um design experimental para testar os efeitos do tamanho das ilhas e da diversidade inicial nos resultados da restauração.

As ilhas foram plantadas com diferentes quantidades de espécies nativas de árvores, variando de nenhuma até seis espécies, em áreas de 25 a 1600 metros quadrados. Após seis anos, o estudo identificou 2.788 novas plantas de 58 espécies e 28 famílias diferentes.

Apesar de os níveis de biodiversidade nas áreas restauradas ainda serem inferiores aos das florestas primárias, cujo valor de conservação é insubstituível, as ilhas de árvores podem catalisar a restauração florestal sem a necessidade de plantio extensivo.

As conclusões, argumentam os cientistas, são relevantes ao contexto brasileiro — tanto em áreas onde o cultivo de dendezeiros tem avançado, como no Pará, quanto em diferentes tipos de plantações e culturas agrícolas.

Segundo o brasileiro Gustavo Paterno, pesquisador na Universidade de Göttingen e autor principal do estudo, o Brasil poderia adaptar esse método, utilizando espécies nativas e diferentes composições de ilhas de acordo com as especificidades dos biomas brasileiros.

“Por exemplo, a abordagem poderia ser aplicada em plantações de eucalipto, que ocupam grandes áreas na Mata Atlântica, assim como em outras monoculturas importantes, como laranja, café, cana-de-açúcar, e soja”, explica. Para o pesquisador, o principal benefício dessa estratégia é manter parte da biodiversidade nativa que não consegue sobreviver na matriz agrícola, ampliando a capacidade de conservar a biodiversidade nesses ecossistemas.

O método também poderia ser utilizado para acelerar a restauração ecológica de florestas nativas em áreas agrícolas abandonadas, aumentando a diversidade funcional do ecossistema, avalia Paterno.

“Essas ilhas funcionam como atratores de biodiversidade; após seu crescimento, as árvores atraem aves e animais frugívoros, que trazem mais sementes e enriquecem a regeneração da vegetação. Com o tempo, essas ilhas podem se expandir e formar uma área florestal contígua, sem a necessidade de plantar árvores em toda a área”, conclui o autor.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Batatais celebra Natal Encantado com iluminação temática

Veja rota da caravana da Coca-Cola, que passará perto do lago artificial

Batatais

Acidente na Altino Arantes mata mulher e deixa idoso preso às ferragens

Morte da passageira foi constatada no local e o motorista foi encaminhado à Santa Casa de Batatais para atendimento médico

Batatais

Junta Militar de Batatais convoca reservistas para atualização de dados

Militares que passaram para a reserva nos últimos 5 anos pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica são obrigados a comparecer

Batatais

Lago de Batatais recebe multidão para inauguração da segunda fase do Natal Encantado

Acendimento das luzes e árvore de Natal gigante foram os destaques do evento

Mais sobre Economia

Economia

Debate sobre o fim do dinheiro físico esbarra na inclusão social e no direito à privacidade

Relatório aponta queda no uso de cédulas e alta de pagamentos digitais no país, mas população de baixa renda mantém uso de moeda em espécie como principal meio de compras

Economia

Natal deve gerar alta de até 5% nas vendas em Ribeirão, com presente médio custando até R$ 300

Estimativa feita por órgãos do comércio aponta para melhora do cenário econômico em relação aos últimos anos

Economia

Aeroportos de Franca e Barretos passam a ter voos regulares

Aeronaves Cessna Grand Caravan ligarão as cidades a Viracopos, em Campinas

Economia

Ilhas de floresta permitem recuperar a biodiversidade em monoculturas, aponta estudo na Science

Seis anos após início do experimento, foram identificadas quase 3.000 novas plantas, algumas com mais de 15 m de altura



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre