Batatais

Pequenas cidades investem na sustentabilidade como forma de atrair turistas

Tendência se contrapõe a localidades europeias e asiáticas, que buscam soluções para evitar danos pelo excesso de turistas


Arthur Santos*, Jornal da USP | 27/07/2024 | 01:00


USP Ribeirão receberá importante simpósio sobre o tema no primeiro semestre de 2025 | Foto: Pixabay

O turismo sustentável busca diminuir os impactos negativos ao meio ambiente através do uso responsável dos recursos naturais e culturais. Essa prática vem crescendo no Brasil nos últimos anos, refletindo a preocupação crescente com a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Entretanto, outras regiões do planeta enfrentam situação oposta. Cidades como Barcelona, na Espanha, e Tóquio, no Japão, sofrem com o excesso de turistas e tentam encontrar uma forma de controlar a grande demanda de visitação.

Para a professora e coordenadora do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP Karina Solha, as cidades que estão sobrecarregadas com turistas precisam considerar questões de gestão da sua infraestrutura, o tipo de turista que desejam receber e se organizarem para isso.

"Também é necessário criar estratégias para distribuir a visitação ao longo do ano e se articular com outros destinos, para que esse fluxo de turistas possa ser dividido."

Em 2019, a cidade de Veneza, na Itália, implementou uma taxa de cinco euros para a entrada na cidade, uma medida para controlar o fluxo de turistas. Para evitar problemas semelhantes como adotar restrições, multas e proibições, as comunidades brasileiras estão tomando precauções adicionais para garantir que o turismo não cause impactos negativos ao meio ambiente e à cultura local.

"As primeiras preocupações que vão aparecer são com resíduos sólidos, com a água e questões básicas de infraestrutura, além de conscientizar e sensibilizar esse visitante para que seu comportamento seja adequado", afirma Karina.

Melhorias e projeções 

Além do objetivo de contribuir com o meio ambiente, as pequenas comunidades estão implementando iniciativas sustentáveis como forma de atrair turistas. A cidade de Navegantes, em Santa Catarina, por exemplo, foi premiada em 2023 pela organização holandesa Green Destinations, que destaca as 100 histórias de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável.

O projeto da cidade promoveu a recuperação da vegetação na orla do mar com foco em educação ambiental e sustentabilidade, além de possuir uma grande área de preservação da vegetação, permitindo assim que a região urbana central coexista com o litoral de maneira sustentável. Além da cidade catarinense, outras sete pequenas cidades brasileiras também foram premiadas.

Apesar do crescimento turístico, o Brasil, diferentemente das cidades europeias e asiáticas, enfrenta desafios para implementar e consolidar de vez a prática sustentável.

Segundo a professora, "nosso grande desafio é ter uma política em que esse aumento do fluxo possa estar distribuído pelos diferentes destinos brasileiros". "Nós temos uma grande capacidade para receber turistas nacionais e internacionais."

A fim de garantir o crescimento e a afirmação da sustentabilidade turística, Karina detalha que dentro do Ministério do Turismo, algumas equipes trabalham exclusivamente com questões de sustentabilidade e a influência das mudanças climáticas no turismo. "Através disso, está gerando suporte para novas políticas públicas em algumas ações serem implementadas", conclui.

Simpósio sobre turismo sustentável

A sustentabilidade no turismo será tema do Simpósio Mundial na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP em maio do próximo ano.

O evento é voltado a todos os interessados no setor do turismo. Para os organizadores, devido ao crescimento descontrolado nas últimas décadas, o turismo emerge como uma das maiores e mais rápidas indústrias do mundo; embora esse crescimento tenha trazido inúmeros benefícios, também levantou preocupações significativas sobre seus impactos ambientais.

 

(*) Estagiário sob supervisão de Ferraz Jr e Rose Talamone


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Gente

Morre, aos 60, o locutor Maurício Malaguti

Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria

Opinião

Opinião: Cientistas estão se preocupando mais com um número do que com impacto de suas descobertas

Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB

Gente

Morre Ivanilde Mattos, telefonista da Prefeitura de Batatais

O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais

Batatais

Batatais detecta sorotipo 3 da dengue e alerta população para novos desafios

Nos últimos anos, os surtos de dengue em Batatais foram causados pelos sorotipos 1 e 2, o que torna a população vulnerável ao DENV-3

Mais sobre Batatais

Batatais

Em 1 mês, 7.000 pessoas usaram wi-fi gratuito em praças de Batatais

Programa lançado em 14 de março está em cinco praças espalhadas pela cidade

Batatais

Renegociação de débitos com a prefeitura irá até 16 de junho

Pendências como IPTU e ISS poderão ser parceladas em até 72 vezes

Batatais

Dispositivo vestível ajuda cegos a detectar obstáculos

Sistema integrado a mochila é munido de câmera e sinalizadores táteis que, por meio de vibração, alertam para a presença de objetos acima da linha da cintura

Batatais

Batatais celebra a fé com maior encenação da Paixão de Cristo do interior paulista

Espetáculo ao ar livre deve reunir cerca de 15 mil pessoas no Sambódromo nesta sexta-feira



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre