Batatais

Pequenas cidades investem na sustentabilidade como forma de atrair turistas

Tendência se contrapõe a localidades europeias e asiáticas, que buscam soluções para evitar danos pelo excesso de turistas


Arthur Santos*, Jornal da USP | 27/07/2024 | 01:00


USP Ribeirão receberá importante simpósio sobre o tema no primeiro semestre de 2025 | Foto: Pixabay

O turismo sustentável busca diminuir os impactos negativos ao meio ambiente através do uso responsável dos recursos naturais e culturais. Essa prática vem crescendo no Brasil nos últimos anos, refletindo a preocupação crescente com a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.

Entretanto, outras regiões do planeta enfrentam situação oposta. Cidades como Barcelona, na Espanha, e Tóquio, no Japão, sofrem com o excesso de turistas e tentam encontrar uma forma de controlar a grande demanda de visitação.

Para a professora e coordenadora do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP Karina Solha, as cidades que estão sobrecarregadas com turistas precisam considerar questões de gestão da sua infraestrutura, o tipo de turista que desejam receber e se organizarem para isso.

"Também é necessário criar estratégias para distribuir a visitação ao longo do ano e se articular com outros destinos, para que esse fluxo de turistas possa ser dividido."

Em 2019, a cidade de Veneza, na Itália, implementou uma taxa de cinco euros para a entrada na cidade, uma medida para controlar o fluxo de turistas. Para evitar problemas semelhantes como adotar restrições, multas e proibições, as comunidades brasileiras estão tomando precauções adicionais para garantir que o turismo não cause impactos negativos ao meio ambiente e à cultura local.

"As primeiras preocupações que vão aparecer são com resíduos sólidos, com a água e questões básicas de infraestrutura, além de conscientizar e sensibilizar esse visitante para que seu comportamento seja adequado", afirma Karina.

Melhorias e projeções 

Além do objetivo de contribuir com o meio ambiente, as pequenas comunidades estão implementando iniciativas sustentáveis como forma de atrair turistas. A cidade de Navegantes, em Santa Catarina, por exemplo, foi premiada em 2023 pela organização holandesa Green Destinations, que destaca as 100 histórias de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável.

O projeto da cidade promoveu a recuperação da vegetação na orla do mar com foco em educação ambiental e sustentabilidade, além de possuir uma grande área de preservação da vegetação, permitindo assim que a região urbana central coexista com o litoral de maneira sustentável. Além da cidade catarinense, outras sete pequenas cidades brasileiras também foram premiadas.

Apesar do crescimento turístico, o Brasil, diferentemente das cidades europeias e asiáticas, enfrenta desafios para implementar e consolidar de vez a prática sustentável.

Segundo a professora, "nosso grande desafio é ter uma política em que esse aumento do fluxo possa estar distribuído pelos diferentes destinos brasileiros". "Nós temos uma grande capacidade para receber turistas nacionais e internacionais."

A fim de garantir o crescimento e a afirmação da sustentabilidade turística, Karina detalha que dentro do Ministério do Turismo, algumas equipes trabalham exclusivamente com questões de sustentabilidade e a influência das mudanças climáticas no turismo. "Através disso, está gerando suporte para novas políticas públicas em algumas ações serem implementadas", conclui.

Simpósio sobre turismo sustentável

A sustentabilidade no turismo será tema do Simpósio Mundial na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP em maio do próximo ano.

O evento é voltado a todos os interessados no setor do turismo. Para os organizadores, devido ao crescimento descontrolado nas últimas décadas, o turismo emerge como uma das maiores e mais rápidas indústrias do mundo; embora esse crescimento tenha trazido inúmeros benefícios, também levantou preocupações significativas sobre seus impactos ambientais.

 

(*) Estagiário sob supervisão de Ferraz Jr e Rose Talamone


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

Exercício físico sozinho reverte fatores de envelhecimento precoce e disfunção metabólica em pessoas obesas

Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação

Batatais

Mega-Sena: aposta de Batatais acerta a Quina e leva R$ 36,2 mil

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2793 da Mega-Sena e prêmio acumulado para o próximo sorteio é de R$ 140 milhões

Gente

Leme Filho, locutor da Difusora FM, morre aos 64 anos

Apresentador do Canta Brasil estava internado havia cerca de 30 dias

Batatais

Batida frontal entre Altinópolis e Serrana deixa 2 mortos e 4 feridos

No Fiat Uno, uma vítima ficou carbonizada, enquanto no Zafira, outra pessoa morreu no local

Mais sobre Batatais

Batatais

Batida frontal entre Altinópolis e Serrana deixa 2 mortos e 4 feridos

No Fiat Uno, uma vítima ficou carbonizada, enquanto no Zafira, outra pessoa morreu no local

Batatais

Batatais celebra o Dia da Consciência Negra com evento multicultural

Terminal rodoviário receberá programação musical o dia todo nesta quarta-feira

Batatais

Poupatempo fecha nesta quarta, Dia da Consciência Negra

Opções de serviços digitais continuam disponíveis à população

Batatais

Veja detalhes da premiação recebida pela Saúde de Batatais

Fórum de Experiências Exitosas, promovido na capital paulista, reconheceu iniciativas que melhoraram a vida da população



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre