Saúde

Vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada até o fim de junho

Imunização é a principal forma de prevenção contra a doença para crianças menores de 5 anos


Da Redação | 17/06/2024 | 04:30


Vacinação contra a paralisia infantil foi prorrogada em todo o Estado até o final deste mês | Foto: Pixabay

O Governo de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até o final de junho para os 645 municípios, o que significa que as crianças de Batatais que ainda não se vacinaram terão mais duas semanas para serem imunizadas.
 
O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já para as menores de 1 ano será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.
 
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o Estado estão abertas desde 27 de maio para imunizar as crianças contra a paralisia infantil.
 
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.  
 
Foram aplicadas, no estado, 185.247 doses até o dia 12 de junho, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada.
 
"A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. Reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite", disse a diretora do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da secretaria, Tatiana Lang.
 
A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.
 
Sintomas
 
A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:
 
* Febre
* Mal-estar
* Dor de cabeça
* Dor de garganta e no corpo
* ⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
* Constipação (prisão de ventre)
* Espasmos
* Rigidez na nuca
* Meningite
* Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores
 
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal "Vacina 100 Dúvidas" com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet.
 
A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível clicando aqui.

COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Cultura e Comportamento

Chrystian visitou Batatais 3 vezes na carreira; veja como e quando foram os shows

Cantor, que fez dupla com o irmão Ralf por quatro décadas, morreu nesta quarta-feira aos 67 anos

Batatais

Franca supera de novo o Flamengo e é tricampeão nacional

Equipe derrotou o adversário mais uma vez no Maracanãzinho, por 69 a 59, e mostrou mais uma vez porque a cidade é a capital do basquete

Cultura e Comportamento

Música brasileira perde Chrystian; conheça artista que mais o regravou

Cantor, que fazia dupla com Ralf, seu irmão, morreu na noite desta quarta-feira aos 67 anos

Batatais

Confira se você tem direito a meia-entrada ou entrada gratuita na Festa do Leite

Veja o que você precisa apresentar caso se encaixe numa das regras

Mais sobre Saúde

Saúde

Mulheres com enxaqueca e dor cervical crônica têm quase 50% menos força e resistência no pescoço

Estudo da USP sugere que dor pode piorar com o tempo, à medida que os músculos do sistema craniocervical ficam mais fatigados

Saúde

Covid leve pode desencadear perdas cognitivas no longo prazo

Estudo mostra que, embora dano seja maior entre quem teve forma grave, quem sequer teve sintomas suficientes para ser hospitalizado apresenta déficits de atenção

Saúde

Pesquisadores alertam para equívocos em diagnósticos de TDAH em crianças

Especialista aponta para o uso excessivo de medicamentos no tratamento do transtorno e defende cuidado com intervenções psicossociais

Saúde

Insegurança alimentar e nutricional afetou 1 em cada 4 adolescentes na pandemia

Falta de alimentos de qualidade em quantidades adequadas foi associada a tabagismo e prática reduzida de exercícios físicos



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre