Câmara decreta luto oficial por três dias; Marinheiro presidiu o Legislativo entre 1983 e 1985 e foi membro do Rotary por mais de 50 anos
O dentista e ex-vereador de Batatais Oswaldo Marinheiro morreu na tarde desta quinta-feira (26) aos 82 anos. Ele perdeu a luta contra um tumor descoberto havia cerca de três meses e morreu no hospital São Francisco, em Ribeirão Preto, onde foi internado ontem.
Marinheiro teve sua trajetória de vida marcada pela intensidade às causas a que se dedicava. Seu nome fica registrado com destaque na política, nos esportes e no segmento social da cidade.
O corpo está sendo velado no velório São Vicente de Paulo e será enterrado no Cemitério da Saudade nesta sexta (27), às 10h.
O batataense foi vereador por dois mandatos (1983-88 e 89-92), sempre filiado ao PMDB. Entre fevereiro de 1983 e janeiro de 1985, foi presidente da Câmara.
Durante seus mandatos, integrou as comissões permanentes da Casa e, em 1989 e 1990, foi membro do Poder Constituinte Municipal na elaboração da Lei Orgânica de Batatais.
Oswaldinho, como era chamado pelos amigos, também foi diretor de Esportes e de Administração da cidade.
Além da vida política, prestou até o fim da vida muitos serviços sociais e comunitários, tendo sido membro de destaque no Rotary Club local. No último 16 de junho, completou 51 anos de atividades na entidade, da qual foi presidente por três gestões.
Na última delas, entre 2008/09, geriu o clube sob o título de “Presidente dos Sonhos”.
No grupo, presidiu ainda a comissão responsável pela reforma e restauração da paróquia Imaculado Coração de Maria, a igreja de Santa Cruz, no Castelo. Também a serviço da entidade, no ano de 2005 foi presidente do 14º Festival Gastronômico di San Gennaro de Batatais.
FUTSAL E SAMBA
Outra paixão de Oswaldinho era o esporte. Amante do futsal –esporte que praticava até não muito tempo atrás-, foi vice-presidente do Centro de Cultura Física de Batatais por seis anos na gestão de Ercílio Alves Garcia, seu amigo próximo.
As pessoas ouvidas pelo portal Batatais 24h também relataram o carinho dele com o Carnaval de rua de Batatais e o apoio que dedicava à cultura local.
Difícil quem não se recorde dele circulando pela passarela do samba com trajes brancos e um inseparável quepe de marinheiro.
FAMÍLIA
Nascido em Batatais, Oswaldo Marinheiro deixa a mulher, a professora Neida Marly Valentine Marinheiro, 80, quatro filhos –o dentista Osvaldo Luís, a fisioterapeuta Maria Luísa, o médico André Luís e publicitária Maria Beatriz–, as noras e genros Eloísa, José Leandro, Denise e Rodrigo, e cinco netos: Eduardo, Augusto, Gabriel, Caio e Manuela.
Ele é irmão do ex-prefeito de Batatais Geraldo Marinheiro, que governou a cidade de 1983 a 1988. Eleito novamente em 1992, tomou posse em janeiro, mas morreu três meses depois. Seu vice, Antônio Claret Dal Picolo (também já falecido), assumiu o cargo.
REPERCUSSÃO
A morte de Oswaldo Marinheiro entristeceu uma legião de amigos e familiares.
Uma de suas noras, Eloísa Prado Bernardes de Oliveira Marinheiro, disse que seu legado ficará marcado pelo carinho com a família.
“Seu Oswaldo foi um pai, um sogro e avô sempre muito presente, que apreciava os momentos com a família. A gente se reunia religiosamente todos os domingos na casa deles”, disse.
Segundo ela, a “parceria” dos sogros provocava admiração em todos. “Eles faziam tudo, tudo juntos, e era muito bonito vê-los. É um exemplo muito bonito a se seguir.”
A Câmara decretou luto oficial de três dias. Em sessão solene, realizada nesta noite, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a ele.
O Rotary Club emitiu nota pública de pesar lamentando a morte do “companheiro de 51 anos”.
“Neste momento de dor, queremos expressar os nossos sinceros sentimentos para toda a família e aos companheiros do clube”, diz um trecho do texto.
Nas redes sociais, as homenagens se multiplicaram.
O vereador Ricardo Mele (PSB) postou que Marinheiro era calmo e sensato. “Excelente pai e chefe de família que nos deixou hoje. Oswaldo Marinheiro, colega vereador por dois mandatos, descanse em paz ‘Oswaldinho’.”
Amigo pessoal e companheiro de décadas no Rotary Club, João Edno Garcia publicou que suas lembranças serão eternas e seu trabalho e dedicação à cidade serão exemplos a serem seguidos.
“Bom descanso, amigo Oswaldo. Deus o está acolhendo agora. Aqui, por enquanto ficamos com a saudade, bonitas lembranças e belos exemplos de como servir à comunidade, de amizade, companheirismo e amor ao próximo.”
O radialista Osvaldo Batista de Toledo, que foi diretor de Turismo do município na década de 90 e trabalhou com Marinheiro na prefeitura, disse que suas gestões como diretor de Esportes e de Administração sempre foram muito corretas e produtivas.
“Ele sempre teve um modo pacificador e eficaz de trabalhar, gerando benefícios para o município que podemos ver até os dias de hoje”, afirmou, completando que Marinheiro sempre será lembrado por sua alegria.
“Ele sempre foi muito feliz, adorava festas, assim como toda a família Marinheiro. Eu perco um grande amigo, alguém com quem conversava sempre, trocávamos ideias e opiniões. Tenho certeza que ele já está em um merecido caminho de paz e luz.”
Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria
Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB
O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais
Nos últimos anos, os surtos de dengue em Batatais foram causados pelos sorotipos 1 e 2, o que torna a população vulnerável ao DENV-3
O velório de Ivanilde acontece neste domingo de Páscoa, com enterro previsto para as 16h30, no Cemitério Municipal da Saudade, em Batatais
Radialista, que trabalhou na Difusora Batatais, morava em Santo Antônio da Alegria
Ex-primeira-dama, Ana Cândida Tofeti comanda a Outras Palavras, destacada agência de relações públicas e comunicação empresarial
Velório e enterro estão previstos para a manhã desta sexta-feira (7)
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: