Batatais

Procon de Batatais firma acordo com a Algar para garantir direitos dos consumidores

O Procon de Batatais informou que vai monitorar de perto o cumprimento das medidas acordadas no TAC, avaliando periodicamente a conduta da Algar Telecom e a resolução das reclamações registradas


da Redação | 05/08/2023 | 02:56


TAC firmado com a Algar Telecom visa garantir a transparência nas relações de consumo e proteger os interesses dos cidadãos de Batatais | Foto: Divulgação/Procon Batatais

O Procon de Batatais tem sido acionado nos últimos meses por diversos consumidores da cidade que são usuários do serviço de telefonia fixa da empresa Algar Telecom. As queixas relatam que a empresa tem entrado em contato com os clientes, seja por telefone ou em suas residências, oferecendo a contratação do serviço de Internet Banda Larga como condição para a continuidade da utilização do serviço de telefonia fixa, caracterizando assim uma prática de venda casada.

A abordagem realizada pelos representantes da empresa, segundo o Procon, inclui informações de que o serviço de telefonia fixa via cabos será descontinuado em breve, sendo necessário que os consumidores contratem o serviço de banda larga de internet, juntamente com o serviço de telefonia VOIP, para continuarem utilizando o telefone residencial. Diante disso, os consumidores se sentem pressionados a adquirir os serviços oferecidos.

Em resposta às reclamações, o Procon de Batatais notificou a Algar Telecom para prestar esclarecimentos sobre a situação. A empresa informou ao órgão que está passando por uma migração tecnológica em suas redes de telecomunicações, buscando maior eficiência, qualidade e redução de custos, além de enfrentar o desafio dos frequentes casos de roubo de fiação nos postes de energia.

A Algar alegou ao órgão que a oferta da banda larga é opcional e não configura venda casada, enfatizando que os consumidores podem optar pela mudança da tecnologia sem a necessidade de adquirir serviços adicionais.

No entanto, alguns consumidores relataram ao Procon ter recebido ligações telefônicas ou visitas de representantes da empresa, informando que, caso não realizem a troca de seu plano para um combo de telefone fixo + internet, teriam sua linha telefônica permanentemente cortada. Em alguns casos, a linha telefônica foi efetivamente cortada sem motivo aparente.

Além disso, alguns consumidores que buscaram a loja autorizada da Algar em Batatais para questionar a veracidade das informações apresentadas contam que receberam respostas conflitantes, já que os representantes da loja teriam insistido na necessidade de adquirir o combo de telefone fixo + internet para evitar o corte da linha telefônica, contrariando o posicionamento oficial da empresa e realizando uma venda casada e enganosa.

Diante da situação, uma reunião entre o coordenador do Procon de Batatais, Maikol Oliveira, e representantes da Algar Telecom foi agendada para buscar uma solução que garantisse os direitos dos consumidores. Como resultado, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a empresa, com o objetivo de corrigir as irregularidades e práticas apontadas pelo Procon, assegurando o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor.

O TAC estabelece compromissos importantes por parte da Algar Telecom, como fornecer informações claras e transparentes aos consumidores sobre as mudanças em seus serviços, esclarecendo que a migração tecnológica não implica em obrigatoriedade de adquirir serviços adicionais, coibindo a prática de venda casada; garantir a continuidade do serviço de telefonia fixa para os consumidores que optarem por não adquirir o serviço de Internet Banda Larga ou qualquer outro serviço adicional.

Ademais, a empresa compromete-se a promover o treinamento adequado aos funcionários do Telemarketing e aos representantes da loja autorizada em Batatais para evitar vendas casadas ou enganosas, alinhando suas informações com o posicionamento oficial da empresa.

O Procon de Batatais informou que vai monitorar de perto o cumprimento das medidas acordadas no TAC, avaliando periodicamente a conduta da Algar Telecom e a resolução das reclamações registradas. Em caso de descumprimento de qualquer cláusula do acordo, o termo será encaminhado aos demais órgãos de defesa do consumidor, incluindo o Ministério Público, para que providências legais sejam tomadas.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Gente

Professor Walter Cardoso morre aos 102 anos e deixa legado inestimável para a história de Batatais

Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir

Batatais

Acidente neste domingo deixa ciclista morto na rodovia Altino Arantes

Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos

Cultura e Comportamento

Circo estreia em Ribeirão com Dedé Santana, Diego Hypólito e Tio Paulo

Premiado como ‘Melhor Circo do Brasil’, espetáculo começa na cidade no dia 16 de maio; Ingressos podem ser adquiridos on-line

Batatais

Sinos da Matriz de Batatais tocam em celebração à eleição do novo Papa

Sinos tocam em razão do anúncio solene e histórico: Papa Leão 14 foi eleito no Vaticano nesta quinta

Mais sobre Batatais

Batatais

Acidente de trabalho em Batatais deixa homem ferido

Um colaborador da empresa ficou ferido após a queda de uma peça de uma máquina de grande porte sobre ele

Batatais

Centro de Saúde no centro de Batatais será reinaugurado nesta semana

Prédio passou por melhorias que incluem climatização e acessibilidade

Batatais

Acidente neste domingo deixa ciclista morto na rodovia Altino Arantes

Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos

Batatais

Fundo Social de Batatais abre a Campanha Inverno Solidário; veja como doar

Dia 17 terá o 'Dia D de Arrecadação', no Tiro de Guerra de Batatais



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre