Opinião

Outrora exemplo, Batatais passa vergonha na região graças aos seus buracos

Vídeo com jovem usando buraco de rua como ‘piscina’ mostra o nível dos problemas que a cidade enfrenta


Da Redação | 05/03/2019 | 22:01


Em 'piscina' improvisada, jovem mostra o tamanho do buraco aberta em rua de Batatais | Foto: Reprodução

 

Da cidade um dia proclamada a “dos mais belos jardins”, do município que ostentava o título de dona de um dos principais Carnavais do interior de São Paulo, da localidade que obteve o título de estância turística, pouco ou quase nada se vê.

Mas, mesmo assim, Batatais continua tendo destaque no cenário regional e nacional. Se não é pela beleza e criatividade de suas escolas de samba ou pela singularidade de sua topiaria, tão bem surgida pelas hábeis mãos do artista Jorge Sandrin, hoje a cidade aparece como motivo de chacota em programas televisivos graças à enormidade de seus problemas de zeladoria urbana.

“Seu prefeito, muito obrigado pela piscininha, requerimento ótimo aqui na rua Doutor Paulo Scatena [423]. Para cada rua uma piscina.”

Com esse diálogo, um vídeo produzido por dois jovens de Batatais dominou as redes sociais nos últimos dias. O buraco de rua é tão grande que o jovem se senta dentro dele, improvisando uma piscina.

A postagem chegou a ser tema de reportagem de programas de TV na região. Neles, claro, não foi feito nenhum elogio à situação vivida pelos moradores da cidade com os seus buracos.

A forma engraçada, e justa, do protesto feito pelos jovens batataenses deveria sensibilizar governantes, fazendo com que sentissem vergonha e criassem mecanismos para que problemas do gênero fossem solucionados.

Mas, se estão ou foram sensibilizados com esse e muitos outros problemas que a cidade enfrenta, não é possível saber, já que resultados práticos não são vistos pela população.

Seria bom se o caso reportado pelos jovens fosse fato isolado. Mas não é. Os exemplos mais claros para a população de cuidados com a zeladoria urbana são vistos na coleta de lixo, na iluminação pública, no cuidado com praças e jardins, no abastecimento de água e na pavimentação de uma cidade.

Em algum deles a cidade está fazendo sua parte da forma correta?


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

73% do custo da demência recai sobre pacientes e familiares no Brasil

Estudo considera dados públicos nacionais e entrevistas domiciliares com 140 duplas de pacientes e cuidadores em 17 municípios das cinco regiões do país

Região

RRM tem montarias e sertanejo de peso com Zezé Di Camargo & Luciano e Zé Neto & Cristiano nesta sexta

Além da competição esportiva pela Liga Nacional de Rodeio, a arena do RRM ainda recebe as provas de Três Tambores; programação artística conta com estrelas nacionais no palco principal, além de artistas locais no Espaço Raiz

Região

Espaço cultural no Shopping Santa Úrsula oferece programação de atividades gratuitas para todas as idades

Sala Clara Cauchick, em parceria com a Secretaria da Cultura da cidade, recebe oficinas, exposições, palestras, entre outras atividades artísticas

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião: Tribunais de Contas e o julgamento de prefeitos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião - Sargaço no Brasil: invasão de algas no litoral assusta, gera prejuízo e desafia academia e governos

Sargaço é um tipo de macroalga parda, que ocorre naturalmente no “Mar dos Sargaços”, próximo do Golfo do México e da Flórida

Opinião

Opinião: Cientistas estão se preocupando mais com um número do que com impacto de suas descobertas

Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB

Opinião

Opinião: TCE persegue dinheiro público aplicado pelo terceiro setor

Em decisão inédita, corte paralisa contrato de OS da saúde com empresa; leia artigo do conselheiro Dimas Ramalho



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre