Vídeo com jovem usando buraco de rua como ‘piscina’ mostra o nível dos problemas que a cidade enfrenta
Da cidade um dia proclamada a “dos mais belos jardins”, do município que ostentava o título de dona de um dos principais Carnavais do interior de São Paulo, da localidade que obteve o título de estância turística, pouco ou quase nada se vê.
Mas, mesmo assim, Batatais continua tendo destaque no cenário regional e nacional. Se não é pela beleza e criatividade de suas escolas de samba ou pela singularidade de sua topiaria, tão bem surgida pelas hábeis mãos do artista Jorge Sandrin, hoje a cidade aparece como motivo de chacota em programas televisivos graças à enormidade de seus problemas de zeladoria urbana.
“Seu prefeito, muito obrigado pela piscininha, requerimento ótimo aqui na rua Doutor Paulo Scatena [423]. Para cada rua uma piscina.”
Com esse diálogo, um vídeo produzido por dois jovens de Batatais dominou as redes sociais nos últimos dias. O buraco de rua é tão grande que o jovem se senta dentro dele, improvisando uma piscina.
A postagem chegou a ser tema de reportagem de programas de TV na região. Neles, claro, não foi feito nenhum elogio à situação vivida pelos moradores da cidade com os seus buracos.
A forma engraçada, e justa, do protesto feito pelos jovens batataenses deveria sensibilizar governantes, fazendo com que sentissem vergonha e criassem mecanismos para que problemas do gênero fossem solucionados.
Mas, se estão ou foram sensibilizados com esse e muitos outros problemas que a cidade enfrenta, não é possível saber, já que resultados práticos não são vistos pela população.
Seria bom se o caso reportado pelos jovens fosse fato isolado. Mas não é. Os exemplos mais claros para a população de cuidados com a zeladoria urbana são vistos na coleta de lixo, na iluminação pública, no cuidado com praças e jardins, no abastecimento de água e na pavimentação de uma cidade.
Em algum deles a cidade está fazendo sua parte da forma correta?
Estudo considera dados públicos nacionais e entrevistas domiciliares com 140 duplas de pacientes e cuidadores em 17 municípios das cinco regiões do país
Além da competição esportiva pela Liga Nacional de Rodeio, a arena do RRM ainda recebe as provas de Três Tambores; programação artística conta com estrelas nacionais no palco principal, além de artistas locais no Espaço Raiz
Sala Clara Cauchick, em parceria com a Secretaria da Cultura da cidade, recebe oficinas, exposições, palestras, entre outras atividades artísticas
Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho
Sargaço é um tipo de macroalga parda, que ocorre naturalmente no “Mar dos Sargaços”, próximo do Golfo do México e da Flórida
Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB
Em decisão inédita, corte paralisa contrato de OS da saúde com empresa; leia artigo do conselheiro Dimas Ramalho
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: