É quase inacreditável, mas 51% das cidades brasileiras não têm sequer um veículo jornalístico local
Quatro emissoras de rádio, uma TV, um jornal semanal –além de um quinzenal–, outros veículos sem periodicidade de publicação definida e, não bastasse, um novíssimo portal de notícias 24 horas por dia que, em 9 meses de existência, já se tornou referência na comunicação da cidade.
Esse é o resumo do que Batatais, com seus 62 mil habitantes, concentra em termos de veículos de comunicação.
É muito? Pouco? Embora pareça até inimaginável para os batataenses uma cidade sem meios de comunicação, essa é a realidade para muitas localidades brasileiras, inclusive próximas de nós.
É o que mostra o Atlas da Notícia, que aponta que nada menos que 51% dos municípios brasileiros –onde moram 30 milhões de pessoas– fazem parte de “desertos da notícia”, por não terem sequer um veículo jornalístico local.
O estudo foi realizado pelo Projur (Instituto para o Desenvolvimento de Jornalismo), do Observatório da Imprensa, em parceria com a Volt Data Lab e foi divulgado em novembro.
Os observadores mapearam 12.467 veículos de comunicação no país, entre portais de notícias, jornais impressos e emissoras de rádio e TV.
Cidades como Cássia dos Coqueiros, Cristais Paulista, Itirapuã, Nuporanga, Pontal, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, Santo Antônio da Alegria, São José da Bela Vista, São Simão e Serra Azul estão na lista das que não têm nenhum veículo profissional para levar as notícias à população.
Nelas, a informação só chega às pessoas por meio do boca a boca ou de grupos em redes sociais, em que tradicionalmente impera a falta de apuração e sobram informações conflitantes sobre um mesmo assunto. Normal que assim seja, pois não se tratam de veículos de comunicação com registros em órgãos regulatórios ou formados por profissionais especializados no setor.
Como nota-se na relação acima, esses desertos noticiosos estão concentrados principalmente em municípios menos populosos. Mas há cidades no Nordeste, como Nossa Senhora do Socorro (SE), vizinha a Aracaju, sem nenhum veículo. E tem 182 mil moradores.
Há, ainda, outros 30% do país que têm só um ou dois veículos noticiosos.
Como se percebe, Batatais faz parte de uma elite no país, por contar com tão vasta rede para a disseminação de informações aos seus habitantes. Estão na lista a rádio Difusora AM, que completou 71 anos de fundação, a Educadora FM (40 anos) e as mais recentes Claretiana e ABC, ambas também FMs, além da TV Educadora, de O Jornal e o jornal Agora.
A eles se soma o surgimento do Batatais 24h, que contribui para que a cidade jamais se aproxime de ser um deserto de informações.
Pelo contrário, o portal busca com profissionalismo transformá-la cada vez mais num “oásis”, levando aos seus leitores informações corretas, ágeis e importantes para o dia a dia.
Lojas ficarão abertas em horário estendido a partir da segunda semana de dezembro
Só em uma das operações, mais de 500 pedras de crack foram apreendidas
Há oportunidades para atendentes, recepcionistas, operadores de caixa, vendedores, cozinheiros e outros seis cargos
Dos 460 que já existiram na cidade, restam menos de 10%
Portal que conquistou a cidade oferecendo jornalismo profissional na internet foi oficialmente lançado em 2018, no dia do aniversário de Batatais
Vídeo com jovem usando buraco de rua como ‘piscina’ mostra o nível dos problemas que a cidade enfrenta
É quase inacreditável, mas 51% das cidades brasileiras não têm sequer um veículo jornalístico local
No Portal Batatais24h não se julga, não se expõe, não se condena, não se deduz. Noticia-se!
Todas as Seções:
Batatais
Comportamento
Cultura
Economia
Editoriais
Esporte
Gente
Informe Publicitário
Opinião
Polícia
Região
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: