Gente

Batatais perde o empresário Rômulo Trevisani, ícone do Carnaval

Segundo a PM, corpo de diretor da escola de samba Castelo foi encontrado nesta segunda-feira (22) à tarde


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 22/10/2018 | 18:28


Imagem de arquivo do programa Casa do Samba, da Difusora Batatais, mostra Rômulo durante o último desfile da Castelo, em fevereiro deste ano | Foto: Arquivo Casa do Samba/Difusora Batatais

Apaixonado por Carnaval, palmeirense ardoroso, um encantado pela natureza e por sua terra, Batatais. Impossível começar a falar de Rômulo Bruno Trevisani sem antes citar as peculiaridades de sua personalidade tão marcante.

O empresário, que tinha 60 anos e estava desaparecido desde a manhã da última sexta-feira (19), segundo a Polícia Militar de Batatais, foi encontrado morto, por volta das 17h desta segunda-feira (22), na zona rural de Batatais.

Rômulo se definia como joalheiro. Era essa a sua profissão, arte e comércio com os quais trabalhou a maior parte de sua vida.

Mas a paixão que o tornou conhecido na cidade e na região foi a que nutria pelo Carnaval. O apreço pela arte carnavalesca e sua dedicação à escola de samba Castelo eram tão grandes que lhe renderam inclusive um novo “nome e sobrenome”, fazendo dele o “Rominho da Castelo”.

Fez dele também um grande carnavalesco, primoroso compositor de sambas de enredo antológicos, um brilhante entendedor de quesitos como harmonia, bateria e tantos outros segmentos que fazem parte de um desfile carnavalesco.

Foi essa mesma paixão que fez com que um de seus passeios preferidos fosse assistir in loco os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.

Há cerca de 12 anos, depois de “entregar” pronta sua Castelo para o desfile no sambódromo de Batatais, ele partia rumo à Marquês de Sapucaí para prestigiar o melhor espetáculo da Terra, acompanhado de sua família e amigos.

Em entrevista concedida ao jornal Comércio da Franca em fevereiro de 2016, Rominho contou um pouco de como começou seu encantamento pelo Carnaval.

“Nos anos 70, quando voltava para Batatais, depois de alguns anos de Seminário Claretiano, encontrei uma cidade envolvida com o Carnaval de rua. Nesta época tinha aqui uma pessoa em especial que comandava e dava as cartas da folia local: Magda Stella, uma prima querida. Por tocar violão, compor canções religiosas desde muito cedo, fez com que eu me aproximasse da escola de samba desta prima ou melhor, da família dela, a família Stella. Exatamente aí começou esta minha paixão pelo Carnaval”, disse.

Ele citou ainda que a prima “exigiu” que ele compusesse o samba de enredo daquele ano, 1978, e também o incumbiu da responsabilidade de construir as alegorias. “Ganhamos alguns campeonatos, se não me engano foram quatro”, disse ele.

Ainda segundo contava o próprio Rominho, em 1984, com a escola Stella deixando de desfilar, ele foi convidado a integrar a escola de samba Castelo, onde entrou para nunca mais sair.

“São 34 anos de muitas alegrias, muitos títulos, muitos campeonatos”, repetiu ele em entrevistas neste Carnaval de 2018.

Carnaval à parte, Rominho era amante profundo da natureza. Suas horas de lazer eram ocupadas com o cultivo de plantas de diferentes espécies e a dedicação a aves de estimação, como cacatuas, araras e papagaios.

Também se dedicava com fervor à sua religião, era católico arraigado. Outro ponto que mexia positivamente com o seu humor era o seu time, o Palmeiras.

Rominho deixa a mulher, Maria Teresa Saltarelli Trevisani, 58, e dois filhos, Gustavo e Ana Lígia. Seu corpo será velado no velório São Vicente de Paulo, em Batatais, com horário a ser definido.

O caso será investigado pela Polícia Civil de Batatais. 

LEIA MAIS

- Veja repercussão da morte de Rômulo Trevisani


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Gente

Gente

Morre o batataense Welson Gasparini, 4 vezes prefeito de Ribeirão

Prefeito Juninho decreta luto oficial de três dias no município

Gente

Prefeito Juninho decreta luto pela morte de José Marcelino Krempel

Empresário fundador da Associação Comercial morreu nesta terça-feira aos 91 anos

Gente

Prefeitura decreta luto de 3 dias pela morte de Tonhão Cardoso

Produtor rural teve papel importante no desenvolvimento econômico e social de Batatais nas últimas décadas

Gente

Região se despede de Vicente Golfeto

Um dos maiores intelectuais de nosso tempo estava internado e morreu aos 80 anos



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre