Especialista aponta prós e/ou contras da decisão que o contribuinte decidir tomar
O início do ano é sempre marcado por despesas importantes para os batataenses, e uma delas é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O imposto, que varia de acordo com o valor venal do imóvel, pode representar um impacto significativo no orçamento familiar, ao mesmo tempo em que é importante para os cofres públicos para auxiliar na zeladoria da cidade no decorrer do ano.
Os carnês em Batatais devem ser entregues no mês de fevereiro, e o contribuinte tem a opção de pagar parcelas mensais durante o ano ou pagar à vista, com 10% de desconto.
Por isso, surge a dúvida: vale mais a pena pagar o IPTU à vista com esse desconto ou parcelar?
Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira, destaca a importância do planejamento financeiro, especialmente no início do ano, quando se somam despesas fixas, como o IPTU, com outras contas sazonais, como material escolar, matrícula e seguros.
"O grande erro é não programar essas despesas com antecedência, o que pode gerar dificuldades financeiras logo no começo do ano", afirmou Domingos.
O planejamento, portanto, é fundamental conforme o especialista para que você consiga pagar o IPTU sem comprometer seu orçamento.
O ideal é reservar um valor para esse imposto durante o ano, para que ele não seja um peso extra nas finanças pessoais. Caso você não tenha feito esse planejamento, ainda é possível se reorganizar e buscar alternativas para evitar o endividamento.
Na hora de decidir entre pagar o IPTU à vista ou parcelado, é importante avaliar sua situação financeira e a forma como seu orçamento está organizado:
Além disso, é importante evitar recorrer a empréstimos ou usar o limite do cheque especial para pagar o IPTU. Esses recursos podem gerar altos juros e criar uma bola de neve financeira.
"Pagar o IPTU não precisa ser um grande desafio financeiro, desde que você tenha um bom planejamento. O importante é ter clareza sobre a sua situação financeira e tomar decisões que não comprometam seu bem-estar no longo prazo", afirmou o especialista.
Nova diretoria do Comam foi definida nesta quarta-feira para o biênio 2025/26
Primeiro evento oficial será a escolha da Corte de Momo, já no mês de janeiro
Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor
Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro, com o Rei Momo e a Rainha levando para casa R$ 1,5 mil cada, enquanto as Princesas recebem R$ 1 mil.
Especialista aponta prós e/ou contras da decisão que o contribuinte decidir tomar
Santa Maria, às margens da Anhanguera, entre Ribeirão e Cravinhos, recebeu 400 mil visitantes em dezembro
Em 7 dos 12 meses do ano desempenho foi positivo, especialmente dezembro
Reutilizar itens, comprar online e em grupo são algumas das soluções propostas por especialista do CEUB
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: