Estudo deve subsidiar políticas públicas de segurança e de combate às drogas ilícitas
Os nitazenos são opioides sintéticos com potência superior à da morfina e do fentanil, que começaram a aparecer no mercado mundial de drogas ilícitas por volta de 2019. Entre julho de 2022 e abril de 2023, 133 das 140 amostras de opioides apreendidas em São Paulo continham o produto. É o que indica a publicação “Nitazenos: caracterização e presença no Brasil”, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta sexta (24), que compila dados de diversos estudos, apresenta novos achados e analisa o cenário no Brasil e no exterior.
Além de apresentar as ameaças dessas Novas Substâncias Psicoativas (NSP) e os registros de apreensões no Brasil, o estudo contribui para o monitoramento da dinâmica do mercado de drogas ilícitas no país. As informações devem subsidiar as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do MJSP.
Entre os achados, destaca-se o crescimento no número de apreensões de nitazenos. Três estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), além da Polícia Federal, já identificaram substâncias da classe dos nitazenos.
“Mesmo que o estudo mostre que por ora não há indicativos de uma epidemia de uso de opioides no país, os achados preocupam porque vemos que os nitazenos estão ganhando espaço e provavelmente estão sendo consumidos também por usuários que acreditam estarem fazendo uso de drogas mais leves, por isso lidar com essa substância, fazendo monitoramento constante e proativo, é também uma questão de saúde”, avalia Marta Machado, secretária Nacional de Política sobre Drogas.
A publicação foi elaborada pelo Centro de Estudos sobre Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário (Cdesc), uma parceria entre a Senad, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). O levantamento permite avançar em estratégias de interlocução com as instituições públicas e com a sociedade, difundindo conhecimentos relacionados à saúde pública e segurança.
Nova diretoria do Comam foi definida nesta quarta-feira para o biênio 2025/26
Primeiro evento oficial será a escolha da Corte de Momo, já no mês de janeiro
Um homem de 42 anos pilotava sua moto quando bateu violentamente contra a carroceria de um caminhão estacionado
Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor
Um homem de 42 anos pilotava sua moto quando bateu violentamente contra a carroceria de um caminhão estacionado
Secretaria de Estado da Saúde registrou mais de 13 mil acidentes envolvendo crianças de até 12 anos em 2024
Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro, com o Rei Momo e a Rainha levando para casa R$ 1,5 mil cada, enquanto as Princesas recebem R$ 1 mil.
Prefeitura fez entrega de equipamentos e carros nesta sexta-feira
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: