Balizador da economia na região, comércio viu também alta na empregabilidade
As vendas no comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 4% em dezembro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. É o que aponta o levantamento mensal realizado por Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
"Nas primeiras semanas de dezembro, o consumidor pesquisou mais e ficou atento aos melhores preços e promoções. O maior pico de vendas ocorreu entre o recebimento da segunda parcela do décimo terceiro salário (no dia 20) e a véspera de Natal (24). Logo após o Natal (25), já nos últimos dias de dezembro, houve uma grande acomodação", afirmou Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido pelas entidades.
Segundo Galli, os segmentos mais tradicionais e mais procurados no período natalino foram decisivos para o resultado positivo, tais como roupas, calçados, acessórios, brinquedos e eletrônicos.
"Isso confirma que os consumidores foram mais conservadores. Procuraram a melhor relação custo-benefício tentando acertar ao máximo na escolha dos presentes. O fato de Ribeirão Preto ser um polo regional de consumo também ajudou. Se considerarmos o resultado de dezembro de 2023, quando o crescimento foi de apenas 1%, alcançamos uma importante recuperação em dezembro de 2024. E isso em meio às graves dificuldades enfrentadas pelo comércio tradicional especialmente nos eixos varejistas do Centro e nas avenidas Dom Pedro I, Saudade, Treze de Maio, Nove de Julho/Boulevard, diretamente impactados pelos corredores de ônibus e demais obras. Em condições normais, o desempenho provavelmente teria sido muito melhor", diz.
Primeiro evento oficial será a escolha da Corte de Momo, já no mês de janeiro
Nova diretoria do Comam foi definida nesta quarta-feira para o biênio 2025/26
Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor
Ao identificar em nível de cepa todos os microrganismos presentes no processo de fermentação da cana, estudo abre caminho para soluções capazes de aumentar lucros e reduzir emissões de CO2
Processadas em softwares livres, imagens realizadas a partir de veículo aéreo não tripulado permitem avaliar parâmetros de estresse hídrico em experimentos de milho e ajudam a selecionar cultivares mais adaptados à falta de água
Convites antecipados custam R$ 70, valor que subirá gradualmente até atingir R$ 140 durante o evento
Leia artigo de diretor de produtos para agro da Totvs sobre os desafios para o setor
Balizador da economia na região, comércio viu também alta na empregabilidade
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: