Saúde

Compra de ultraprocessados é frequente em mais de 60% dos lares brasileiros em áreas rurais, diz estudo

Pesquisa aponta que esses produtos são o segundo grupo alimentar mais adquirido na zona rural, atrás apenas dos alimentos in natura


Agência Bori | 14/10/2024 | 05:00


Nas áreas urbanas, compras são realizadas principalmente em supermercados e padarias; na zona rural, predominam os pequenos mercados | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os ultraprocessados são alimentos que costumam conter muitos ingredientes, como sal, açúcar, gordura e substâncias industriais que ajudam na conservação ou realçam aroma e sabor.

Eles são o segundo grupo alimentar mais adquirido por brasileiros que residem em áreas rurais, com frequência de 62% – atrás apenas dos alimentos in natura, presentes em quase 95% desses lares.

Os resultados estão em estudo publicado nesta sexta (11) na “Revista Brasileira de Epidemiologia” por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

O percentual ainda é menor do que a frequência de 74% constatada na compra de ultraprocessados em áreas urbanas. Nas cidades, porém, o segundo grupo mais consumido são os processados, com frequência de 81% — contra 61% no campo.

Por outro lado, o cultivo de alimentos em casa  — fortemente associado ao consumo de alimentos frescos — é dez vezes maior no meio rural, com frequência de 31%, contra pouco mais de 3% nas cidades.

A equipe analisou dados de mais de 49 mil domicílios, englobados na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os cientistas registraram informações detalhadas sobre os produtos adquiridos por sete dias consecutivos, com os locais de compra agrupados em categorias como supermercado, padaria, pequenos mercados, frutarias e produção em casa.

Em seguida, o estudo identificou os alimentos e bebidas de acordo com a classificação NOVA, que considera quatro níveis de processamento: alimentos in natura ou minimamente processados, que sofrem pouca ou nenhuma alteração após retirados da natureza; ingredientes culinários, como sal, óleos e açúcar; alimentos processados, que representam a junção dos alimentos in natura aos ingredientes culinários; e alimentos ultraprocessados.

Nos centros urbanos, as compras de alimentos e bebidas são realizadas especialmente em supermercados (55%), padarias (46%) e pequenos mercados (43%). Já em áreas rurais, as aquisições são realizadas com maior frequência em pequenos mercados (53%), supermercados (32%), além do cultivo em casa.

O estudo aponta para uma menor proporção de compras em feiras e frutarias, locais em que predominam produtos frescos e in natura, em detrimento de grandes mercados — principal fonte de aquisição de alimentos ultraprocessados, cujo consumo em áreas rurais surpreendeu os cientistas.

“É crucial que as ações governamentais priorizem a tributação e regulamentação da publicidade e promoções relacionadas aos ultraprocessados, e favoreçam o acesso a alimentos in natura e minimamente processados”, aponta a pesquisadora Thais Meirelles de Vasconcelos, coautora do artigo.

Segundo a cientista, medidas como incentivo a pequenos produtores e à realização de feiras livres, especialmente junto à população mais vulnerável, podem ajudar a promover escolhas alimentares mais saudáveis.

“Sabe-se que o ambiente alimentar exerce influência sobre as escolhas dos indivíduos, com base na disponibilidade, acessibilidade, conveniência, qualidade e promoção de alimentos. Sendo assim, esses achados podem ser úteis à elaboração de estratégias e intervenções que favoreçam mudanças”, conclui Vasconcelos.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Batatais reelege apenas 6 vereadores da Câmara atual

Resultado das urnas mostrou que o batataense optou por renovar o Legislativo

Batatais

Juninho é reeleito prefeito de Batatais com votação recorde

Cidade teve candidatura única pela primeira vez na história

Batatais

Grave acidente na Candido Portinari deixa vítimas presas às ferragens

Acidente no sentido Batatais-Franca envolveu caminhão carregado com ração e um veículo de passeio

Batatais

Resultado da eleição pode ser conferido em boletim de urna

Resultado oficial em Batatais deve ser conhecido no início da noite deste domingo

Mais sobre Saúde

Saúde

Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros

Meta é criar representações mais fortes e objetivas para atingir o público de maneira eficaz

Saúde

Relatório nacional projeta mais de 5 milhões de casos de demência no Brasil até 2050

No Brasil, 8,5% da população idosa vive com demência e, para a prevenção, é necessário ficar atento a fatores como sedentarismo e diabete

Saúde

Compra de ultraprocessados é frequente em mais de 60% dos lares brasileiros em áreas rurais, diz estudo

Pesquisa aponta que esses produtos são o segundo grupo alimentar mais adquirido na zona rural, atrás apenas dos alimentos in natura

Saúde

Estudo mapeia fatores de risco e proteção para comportamentos suicidas

Participaram 2.788 voluntários com transtornos de controle de impulso tratados no Hospital das Clínicas da USP



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre