Anac proibiu pousos de aviões no local, exceto casos de emergência médica
A Prefeitura de Batatais anunciou nesta quarta-feira (15) que pretende dar outra destinação ao aeroporto municipal, hoje cercado por diversos bairros na região da cidade que mais se desenvolve urbanisticamente nos últimos anos.
O anúncio foi feito depois de a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ter proibido a realização de pousos de aeronaves no local, liberando somente eventuais voos com operações de emergência médica. Mas, mesmo assim, somente podem ocorrer depois de um entendimento prévio com a prefeitura.
A região em que o aeroporto se encontra é cercada de imóveis residenciais, diferentemente da época em que ele foi projetado. Bairros como Jardim Elena, Jardins Mariana, Esperança, Canadá, Jacarandá, Ipês, Veneza e Gabriela surgiram, levando consigo atrativos como supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
O aeródromo de Batatais tem uma pista de terra com extensão de 720 m e largura de 30 m, conforme a Anac, e fica numa altitude de 881 m em relação ao nível do mar.
É autorizado a ter apenas operações diurnas, já que não tem equipamentos como farol de aeródromo e luzes de borda de pista ou de cabeceira de pista. A extensão total é de 1.000 m.
Com o anúncio da prefeitura, veio também a informação do que deve ser feito no local em que o aeroporto se encontra.
A administração fez licitações focando inicialmente a avenida Ayrton Senna, que terá melhorias na iluminação pública, calçamento, ciclofaixa e duplicação onde for possível.
“Milhares de pessoas transitam diariamente na região e esses investimentos são necessários para garantir a segurança e mobilidade de todos”, disse a prefeitura por meio de um comunicado.
Segundo o governo municipal, o aeroporto tem baixa frequência de uso e não é útil para a população em geral, razão pela qual dará lugar a obras de mobilidade urbana, como a abertura de vias de ligação dos bairros no entorno da Ayrton Senna com a região central da cidade. São os casos, principalmente, de Ipês, Jacarandá e Canadá.
Na publicação feita no “Diário Oficial do Município”, a prefeitura confirma que não é do interesse público manter as operações do aeródromo “em razão da expansão demográfica e territorial urbana das regiões adjacentes, combinada com a necessidade de implementação de políticas públicas de tráfego, segurança, iluminação e desenvolvimento para toda essa parcela da população”.
Assinada pelo chefe de gabinete Orion Francisco Marques Riul Júnior, a publicação cita o veto da Anac e informa a proibição de pousos de aeronaves a partir desta quarta-feira. Por fim, dá um prazo de 90 dias para “a decolagem das aeronaves presentes no local”.
Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir
Um colaborador da empresa ficou ferido após a queda de uma peça de uma máquina de grande porte sobre ele
Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos
Premiado como ‘Melhor Circo do Brasil’, espetáculo começa na cidade no dia 16 de maio; Ingressos podem ser adquiridos on-line
Leia artigo do empresário Maurilio Biagi Filho, presidente do Conselho de Administração da Maubisa
Apresentação para a população está marcada para terça-feira, no Teatro Municipal
Leia novo artigo do conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho
Programação linear permitiu melhor uso de recursos, reduzindo perdas e aumentando a renda anual da propriedade analisada
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: