Gente

Ex-diretor do Claretiano, bispo Argemiro completa 40 anos de sacerdócio

Religioso foi diretor da então Faculdades Claretianas e do Colégio São José entre 1985 e 1994


Da redação | 09/07/2020 | 07:00


Dom Argemiro Azevedo, bispo de Assis, que completou 40 anos de sacerdócio | Foto: Divulgação

 

Bispo de Assis, dom Argemiro Azevedo, 67, ex-administrador do Centro Universitário Claretiano, quando ele ainda se chamava Faculdades Claretianas, completou 40 anos de sacerdócio.

Nascido em Fernandópolis em 3 de dezembro de 1952, dom Argemiro teve uma vida intensa na comunidade batataense.

Padre Argemiro, como é lembrado até hoje em Batatais, comandou a instituição de ensino superior e o Colégio São José entre 1985 e 1994, numa história de elo com os claretianos desde jovem.

Professou os votos religiosos na Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria (Claretianos), em 1975, e concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Claretiano de Rio Claro no ano seguinte. Cursou ainda Teologia no “Studium Theologicum”, em Curitiba (PR), entre 1977 e 1980.

Foi ordenado sacerdote em julho de 1980, por São João Paulo 2º (1920-2005), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o que significa que 2020 marca a celebração de quatro décadas de dedicação ao sacerdócio.

Já em Batatais, cursou Pedagogia na então Faculdades Claretianas e fez mestrado em Educação pela Universidade São Marcos, em São Paulo, além de especializações na área da educação e gestão universitária.

Dentre as atividades em seu ministério pastoral, foi pároco na paróquia Coração de Maria, em Batatais, entre 1988 e 1991, e diretor dos estudantes de Filosofia em Ribeirão Preto, de 1982 a 1990.

Após deixar Batatais, foi diretor e administrador do Colégio e da Faculdade Claretiana de São Paulo, de 1994 a 2001.

Ele ainda foi membro da Junta Permanente e do Conselho de Economia da Província Claretiana do Brasil e do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

BISPO

Em 14 de dezembro de 2016, dom Argemiro foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Assis. A ordenação ocorreu pouco mais de dois meses depois, em 25 de fevereiro de 2017, no ginásio de esportes Dr. Plácido Rocha, em Araçatuba.

Nos anos que antecederam sua nomeação, exercia o seu ministério sacerdotal na Diocese de Araçatuba, como pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, juiz auditor, assessor da Pastoral Familiar e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Turismo e Eventos

Prefeitura de Batatais cancela Festa do Leite 2026

Evento, que ocorreria entre os dias 8 e 12 de julho, não terá edição neste ano devido a restrições orçamentárias da administração

Batatais

Franca supera o Pinheiros em jogo equilibrado e abre 2 a 0 na final do NBB

Equipe francana abre 2 a 0 na série final após triunfo por 78 a 75 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo

Turismo e Eventos

Festival da Lua Cheia acontece no feriadão e deve reunir público de 700 cidades em Altinópolis

Com mais de 40 atrações, 80 horas de shows, 200 oficinas gratuitas e entrada liberada no domingo, festival acontece entre 4 e 7 de junho no Vale das Grutas; ingressos seguem à venda

Turismo e Eventos

Forró da Lua Cheia chega à 34ª edição e reforça posição entre os principais festivais multiculturais do país

Evento será realizado entre 4 e 7 de junho, em Altinópolis (SP), com cerca de 50 atrações musicais e 150 atividades culturais, artísticas e formativas

Mais sobre Gente

Gente

Morre aos 72 anos o jornalista Júlio César Bianco, voz influente da imprensa em Batatais

Colunista de estilo crítico e trajetória marcante, ele construiu carreira sólida no jornalismo local

Gente

Nardão, fundador da Acadêmicos do Samba, morre aos 79 e deixa legado no Carnaval de Batatais

Fundador e símbolo da Acadêmicos do Samba, Nardão acompanhou de perto a retomada do protagonismo da escola e viveu, em seus últimos anos, o reconhecimento de uma trajetória dedicada ao samba e à comunidade

Gente

Morre aos 94 anos o professor Mário Beraldi, referência na educação e no voluntariado em Batatais

Educador, músico e voluntário, ele marcou gerações com dedicação à educação, à cultura e ao serviço comunitário em Batatais

Gente

Batatais se despede de dr. Ricardo Mele, um defensor incansável da democracia

Reconhecido pela comunidade como voz ativa e coerente, médico deixa legado de compromisso com o bem coletivo e desenvolvimento da cidade



Copyright © 2026 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre