Batatais

Batatais FC 100 anos: conhece a história do clube? E as conquistas? Veja aqui

Time já fez final contra o Corinthians e obteve vários acessos em sua trajetória


Da Redação | 18/09/2019 | 15:07


Lances do histórico jogo entre Batatais e Guarani, em SP, em 12 de fevereiro de 1950 | Foto: Reprodução

A história do Batatais FC, datada de 1919, é rica em detalhes e, também, em conquistas. Campeão do interior, campeão estadual sub-20, revelação de jogadores para a seleção brasileira…

São vários os capítulos dessa história que surgiu a partir de uma dissidência. Fundado a partir do Riachuelo, o Batatais surgiu graças, entre outros, aos esforços do coronel Olvídeo Tristão de Lima, conforme registros da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Ele teve papel primordial nos primeiros anos do clube e hoje é considerado seu patrono e presidente de honra. Tristão também foi responsável pela doação do terreno onde foi construído o primeiro campo do Batatais, e que hoje abriga o estádio Dr. Oswaldo Scatena.

Na década seguinte o clube ganhou o apelido que ostenta com orgulho até hoje: “Fantasma da Mogiana”, devido ao temor que provocava nos adversários da região. Lembremos que ele surgiu num período em que as ferrovias eram o principal meio de transporte no interior paulista, e que estamos situados na região da Mogiana, que era atendida pela CMEF (Companhia Mogiana de Estradas de Ferro).

Entre 1934 e 37, o Batatais disputou mais de cem partidas, sendo derrotado em apenas três oportunidades, ainda de acordo com a FPF. Em 1945, o clube alcançou seu maior feito, o título de campeão paulista do interior, o máximo que poderia atingir um clube de fora da capital.

Abaixo, trechos do histórico do clube, segundo a entidade máxima do futebol paulista:

“Mas ainda era pouco para o Batatais. O clube juntou forças com a Ponte Preta e o XV de Piracicaba – outras potências do futebol interiorano na época – e pleiteou junto à Federação Paulista o direito de disputar campeonatos profissionais. A pressão deu certo e em 1947 foi criada a Lei do Acesso. Com isso formou-se a Segunda Divisão Paulista, que passou a contar com clubes de fora da capital.

Entre 1947 e 1949, o Batatais disputou a competição que ajudara a fundar chegando bem perto do acesso em 1949. Naquele ano o time chegou às finais contra o Guarani, mas acabou perdendo por 2 a 1 em jogo disputado na rua Javari, em São Paulo. Insatisfeita com a arbitragem, a diretoria retirou o clube das competições profissionais, retornando somente em 1956.

Entre 1956 e 1967, o clube retornou ao profissionalismo, contando com grandes atletas que fizeram renascer o “Fantasma da Mogiana” na disputa da Segundona. Apesar das boas campanhas no período, o clube nunca conseguiu chegar à elite do futebol paulista.

Em de 1968 houve uma nova paralisação. O Batatais deixou de investir em seu departamento de futebol para construir seu estádio. Com a inauguração do novo campo, em 1971, o Fantasma voltou aos gramados na então Primeira Divisão (Série A2), competição que disputou até 1976, quando foi rebaixado para o terceiro nível do futebol Paulista, que aquele ano mudou de nome para a Primeira Divisão (a então Primeira passou a ser Intermediária).

O clube disputou a Primeira Divisão (A3) até 1981, quando conseguiu o acesso para a Segunda Divisão (A2). Sua participação no torneio duraria cinco temporadas, até 1986, quando o time voltou ao terceiro nível do Paulista (à época Segunda Divisão, equivalente à atual Série A3).

Em 1993, o Batatais sofreu novo golpe, desta vez passando a disputar a então Série B-1 (atual Segunda Divisão). O time amargaria 15 anos nesta divisão até conseguir o acesso para a A-3, em 2008. O clube ficou na A-3 de 2009 a 2013, quando conquistou mais um acesso.”

Nos últimos anos, o time reviveu o que tinha passado em suas primeiras décadas: disputou a Série A-2 até 2018 e esteve perto do acesso à elite em 2016, quando esbarrou no Mirassol na semifinal --duas derrotas tiraram o time da inédita disputa da primeira divisão.

Em 2019, voltou a jogar a Série A-3, devido ao fraco desempenho em campo no ano anterior, que culminou no rebaixamento.

CAMPANHAS

Entre as competições em que o clube destacou estão as seguintes:

  • Vice-campeão da segunda divisão (1949)
  • Vice-campeão da quarta divisão (2008)
  • Vice-campeão da terceira divisão (2013)
  • Campeão Paulista Sub-20 (2004)
  • Vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2017, perdeu a final para o Corinthians no Pacaembu)

LEIA MAIS

- Batatais FC 100 anos: Esqueça o passado recente, há muito o que se celebrar

 

 

 

*É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Batatais

Batatais

Acidente de trânsito na avenida Dr. Oswaldo Scatena deixa dois feridos

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu quando um veículo Fiat/Fiorino e uma motocicleta Honda/Titan colidiram no cruzamento

Batatais

Acidente na rodovia Candido Portinari deixa jovem preso às ferragens

Veículo capotou às 20h deste sábado no sentido Franca-Batatais

Batatais

Operação desmantela refinaria de drogas em Batatais

O objetivo da operação era cumprir mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas na região

Batatais

GCM de Batatais detém estrangeiros por furto e resistência no Terminal Rodoviário

Suspeitos são um argentino e um peruano; durante a ocorrência, um dos GCMs sofreu uma lesão após ser mordido no antebraço



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre