João Edno Jr. ilustrou as páginas que contam a trajetória da banda brasiliense Natiruts
A programação da edição 2019 do João Rock, festival que acontece em junho em Ribeirão Preto, tem entre seus destaques a cena musical de Brasília, como você já viu aqui no Portal Batatais 24h, mas o que poucos sabem é que um batataense participou com brilho do lançamento do evento.
Para marcar a participação das bandas de Brasília, a organização do João Rock lançou um fanzine especial em tributo às bandas surgidas na capital federal batizado de Camaleão Candango.
Coube ao designer gráfico e empresário batataense João Edno Jr. a missão de ilustrar a história da banda Natiruts, contando curiosidades desde o seu início (ainda com o nome de Nativus), até o primeiro grande show, para o qual os integrantes tiveram de enfrentar engarrafamento pelas ruas de Brasília.
Ele disse que o convite para participar do projeto que contaria em quadrinhos lembranças dos primeiros shows das bandas chegou por meio do jornalista Angelo Davanço, “fanzineiro” de Ribeirão Preto. “De início, não sabíamos a real finalidade do zine, que era uma publicação realizada pelo João Rock. Tudo foi ‘arquitetado’ como uma feliz surpresa até para nós, integrantes do time”, disse.
“Todo o conteúdo partiu da entrevista que o Angelo fez com o Luís Maurício, baixista e um dos fundadores da banda de reggae Natiruts, em 1996. Partindo das informações, fiz um estudo do cenário da época, resgatei imagens da formação original e projetei uma história de três páginas”, disse.
Após receber o conteúdo da entrevista, João cuidou da construção da história, das pesquisas e da coleta de imagens. Com estudos e roteiro prontos, tratou de desenhar tudo em duas semanas, em um ambiente mais do que propício à criatividade: de frente para o mar. “Havia programado alguns dias na praia e coincidiu exatamente com a produção final do material. Como fiz os desenhos por meio de ferramentas digitais, isso me possibilitou levar o estúdio na mochila, literalmente”, disse com seu típico bom humor.
Aliás, não só o bom humor, mas também a paixão e a dedicação intensa em tudo o que se propõe a fazer estão entre as principais características da personalidade do designer.
O amor pelos traços se aliou ao seu declarado gosto pela música de boa qualidade e resultou em um trabalho de destaque que lhe rendeu, acima de tudo, uma satisfação imensurável. “Foi uma alegria imensa saber o real motivo desse fanzine, a primeira edição feita especialmente para o festival João Rock (e realizado pela produtora do evento), com lançamento oficial em Brasília, com participação de integrantes das bandas homenageadas. Fazer parte desse projeto é especial, pois são bandas que crescemos ouvindo, admiramos e respeitamos a sua importância histórica. E poder, através dos meus desenhos, junto de artistas excelentes, realizar um trabalho dessa proporção é motivo de orgulho.”
Além de todo o orgulho que sentiu em participar do projeto, de quebra João Edno conta que ainda conheceu detalhes daquela que, para ele, é a principal banda de reggae brasileira. “Algumas curiosidades que demonstram que desde o início a banda faria sucesso, como o fato do grupo ter vendido 40 mil discos independentes com o sucesso ‘Presente de um beija-flor’, antes de ser contratada por uma gravadora.”
Além de João Edno, outros seis ilustradores participaram do fanzine: Vitor Pandão (Plebe Rude), Vinil (Legião Urbana), Alex Soares (Capital Inicial), Alexandre Nascimento (Raimundos), Karen Fagu (Scalene) e Lucas Lourenço (Tribo da Periferia). As entrevistas foram realizadas pelo jornalista Angelo Davanço.
É possível conferir a versão digital do Camaleão Candango, pelo link:
https://assets.joaorock.com.br/JR2019_Fanzine_CamaleaoCandango.pdf
Um colaborador da empresa ficou ferido após a queda de uma peça de uma máquina de grande porte sobre ele
Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas histórias que contou, nas vidas que tocou e nos projetos que ajudou a construir
Vítima, que não tinha documentos, era um ciclista com idade aproximada de 40 anos
Premiado como ‘Melhor Circo do Brasil’, espetáculo começa na cidade no dia 16 de maio; Ingressos podem ser adquiridos on-line
Cresol expande sua atuação no interior paulista, oferecendo soluções financeiras com foco no cooperativismo e no crescimento sustentável das comunidades
A Prefeitura de Batatais lançou o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) 2023, oferecendo oportunidade aos contribuintes que desejam regularizar seus débitos tributários e não tributários.
Como parte desse trabalho, cerca de R$ 7 milhões estão sendo investidos na concretização do novo Sistema Desengano de Abastecimento de Água
Acervo conta atualmente com mais de 420 unidades disponíveis
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: