Gente

Designer batataense se destaca na produção de fanzine do João Rock

João Edno Jr. ilustrou as páginas que contam a trajetória da banda brasiliense Natiruts


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 25/03/2019 | 19:10


O designer batataense João Edno Jr. ilustrou a trajetória da banda Natiruts para o fanzine do festival João Rock | Foto: Divulgação

A programação da edição 2019 do João Rock, festival que acontece em junho em Ribeirão Preto, tem entre seus destaques a cena musical de Brasília, como você já viu aqui no Portal Batatais 24h, mas o que poucos sabem é que um batataense participou com brilho do lançamento do evento.

Para marcar a participação das bandas de Brasília, a organização do João Rock lançou um fanzine especial em tributo às bandas surgidas na capital federal batizado de Camaleão Candango.

Coube ao designer gráfico e empresário batataense João Edno Jr. a missão de ilustrar a história da banda Natiruts, contando curiosidades desde o seu início (ainda com o nome de Nativus), até o primeiro grande show, para o qual os integrantes tiveram de enfrentar engarrafamento pelas ruas de Brasília.

João Edno Jr., designer batataense | Foto: arquivo pessoal

 

Ele disse que o convite para participar do projeto que contaria em quadrinhos lembranças dos primeiros shows das bandas chegou por meio do jornalista Angelo Davanço, “fanzineiro” de Ribeirão Preto. “De início, não sabíamos a real finalidade do zine, que era uma publicação realizada pelo João Rock. Tudo foi ‘arquitetado’ como uma feliz surpresa até para nós, integrantes do time”, disse.

“Todo o conteúdo partiu da entrevista que o Angelo fez com o Luís Maurício, baixista e um dos fundadores da banda de reggae Natiruts, em 1996. Partindo das informações, fiz um estudo do cenário da época, resgatei imagens da formação original e projetei uma história de três páginas”, disse.

Após receber o conteúdo da entrevista, João cuidou da construção da história, das pesquisas e da coleta de imagens. Com estudos e roteiro prontos, tratou de desenhar tudo em duas semanas, em um ambiente mais do que propício à criatividade: de frente para o mar. “Havia programado alguns dias na praia e coincidiu exatamente com a produção final do material. Como fiz os desenhos por meio de ferramentas digitais, isso me possibilitou levar o estúdio na mochila, literalmente”, disse com seu típico bom humor.

Aliás, não só o bom humor, mas também a paixão e a dedicação intensa em tudo o que se propõe a fazer estão entre as principais características da personalidade do designer.

O amor pelos traços se aliou ao seu declarado gosto pela música de boa qualidade e resultou em um trabalho de destaque que lhe rendeu, acima de tudo, uma satisfação imensurável. “Foi uma alegria imensa saber o real motivo desse fanzine, a primeira edição feita especialmente para o festival João Rock (e realizado pela produtora do evento), com lançamento oficial em Brasília, com participação de integrantes das bandas homenageadas. Fazer parte desse projeto é especial, pois são bandas que crescemos ouvindo, admiramos e respeitamos a sua importância histórica. E poder, através dos meus desenhos, junto de artistas excelentes, realizar um trabalho dessa proporção é motivo de orgulho.”

Além de todo o orgulho que sentiu em participar do projeto, de quebra João Edno conta que ainda conheceu detalhes daquela que, para ele, é a principal banda de reggae brasileira. “Algumas curiosidades que demonstram que desde o início a banda faria sucesso, como o fato do grupo ter vendido 40 mil discos independentes com o sucesso ‘Presente de um beija-flor’, antes de ser contratada por uma gravadora.”

Além de João Edno, outros seis ilustradores participaram do fanzine: Vitor Pandão (Plebe Rude), Vinil (Legião Urbana), Alex Soares (Capital Inicial), Alexandre Nascimento (Raimundos), Karen Fagu (Scalene) e Lucas Lourenço (Tribo da Periferia). As entrevistas foram realizadas pelo jornalista Angelo Davanço.

É possível conferir a versão digital do Camaleão Candango, pelo link:

https://assets.joaorock.com.br/JR2019_Fanzine_CamaleaoCandango.pdf

Capa do fanzine Camaleão Candango | Foto: Reprodução

COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Chuva provoca alagamento de avenidas e causa transtornos em Batatais

Temporal transformou em 'rio' avenidas que passam por obras

Batatais

Defesa Civil de SP emite alerta de chuva intensa para Batatais e região

 Aviso prevê perigo relacionado a chuvas, rajadas de vento e raios

Economia

ACE divulga vagas de emprego em Batatais em sete áreas

  Há oportunidades para diferentes níveis de escolaridade

Esporte

Saiba como será a Série A-3 do Paulista após Batatais garantir presença

Clube corria o risco de não disputar devido a punição, que foi reduzida nesta segunda-feira (28)

Mais sobre Gente

Gente

Morre Mary, representante do samba, da comunidade negra e da educação

Maria Aparecida de Oliveira estava internada havia três dias e morreu na madrugada desta quarta

Gente

De Batatais para o Reino Unido: cantora Cynthia Silveira faz turnê no exterior

A batataense Cynthia Silveira está fazendo uma série de apresentações no Reino Unido, onde apresenta seu novo videoclipe ‘Africa’s Sky’

Gente

Richard Tedesco, o 'rei da calabresa da Festa do Leite', morre aos 54 anos

Comunicado sobre a morte foi postado nas redes sociais da lanchonete O Rei da Calabreza e cita Batatais entre as cidades onde o empresário deixa amigos

Gente

Ex-locutor esportivo, Ronaldo Sérgio morre em Ribeirão Preto

Radialista fez história narrando jogos do Batatais na rádio Difusora



Copyright © 2019 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre