Saúde

Artigo: Muito prazer, sou autista. Meus movimentos te incomodam?

Estereotipias ajudam o autista a se organizar, mas devem ser tratadas quando colocam a vida em risco ou trazem prejuízos; esclarecimento ajuda a combater o preconceito


Cerne*, especial para o B24h | 02/04/2019 | 02:00


Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado neste 2 de abril | Foto: Pixabay

Neste dia 2 de abril é celebrado o Dia do Autismo. O Portal Batatais 24h, em alusão à data, publica o texto abaixo, de especialistas no tratamento do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

 

A campanha #Esefosseseufilho corre nas redes sociais com relatos de pais de autistas que sofrem preconceito, especialmente nos dias em que o filho não está tão bem e se manifesta com gritos e movimentos agitados. A campanha inclui a interpretação por parte de atrizes de alguns desses relatos, como a da mãe que estava no elevador quando o filho começou a balançar o corpo e mexer as mãos. Outra criança que estava no local perguntou o que ele tinha, ao que sua mãe respondeu: “Não sei, filha, ele deve ter algum problema. Não chega perto, não.” A mãe até desceu no andar errado, de tão chateada, e pergunta: “E se fosse seu filho, como você se sentiria?”

Além de sofrer preconceito, a pessoa que apresenta movimentos repetitivos muitas vezes é contida, reprimida. Mas esses hábitos podem ser benéficos para momentos de ansiedade, ajudando o paciente a liberar tensão, organizar informações do ambiente e sentir-se mais calmo.

As estereotipias, como são chamados esses movimentos, se apresentam normalmente nos Transtornos do Espectro Autista (TEA) e síndromes como a de Tourette, manifestando balanço do corpo, da mão, movimentos da boca, entre outros.

“O movimento repetitivo chama muito a atenção, mas também são classificados como estereotipias falas e tipos de linguagem muito excêntricos para a idade e contexto ou até mesmo rotinas muito rígidas”, exemplifica a psicóloga Giulianna Kume, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (Cerne).

As estereotipias voltadas à linguagem são denominadas ecolalias, e se referem às palavras ou frases repetidas e, muitas vezes, desconectadas da situação. Essas repetições podem ser imediatas, logo após o paciente ter ouvido aquela informação, ou tardia, quando se refere a situações ouvidas anteriormente. “O autista geralmente fala ou canta coisas que ouviu, mas fora do contexto”, explica a psicóloga.

Em muitos casos, esses são movimentos autorregulatórios, ou seja, uma forma pela qual a pessoa se organiza. E é preciso ter cuidado ao avaliar a necessidade de conter esse hábito. “Muitas vezes não é legal interromper, pois a pessoa irá sentir isso como uma punição. Por exemplo, segurar a mão que ela está balançando”, alerta Giulianna.

E quando esses movimentos repetitivos precisam ser tratados? Quando eles atrapalham a vida da pessoa, trazendo prejuízo ou quando sua vida está sendo colocada em risco.

Muitas vezes, basta dar um direcionamento a esse hábito, já que costuma ocorrer quando a pessoa está ociosa ou ansiosa, e desaparecer num momento de engajamento em atividades. É preciso identificar a função desse movimento, em que contexto ele mais acontece e tentar interferir em sua motivação, ou mesmo redirecionar o ato para algo mais funcional”, explica Giulianna.

Esses comportamentos, além de repetitivos, tendem a ser rígidos e invariáveis, ocorrendo em situações inapropriadas. “A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) atua ampliando os repertórios de comportamento e intervindo em variáveis que o tornam mais provável de ocorrer”, complementa a psicóloga.

Por exemplo, gritos altos podem ser trocados por falas mais aceitáveis socialmente. Em alguns casos, a criança com movimentos dessa natureza perde oportunidades de aprendizado. Nesses casos, é possível buscar a redução da ocorrência. Vale destacar que é a partir dos dois anos que surgem essas manifestações.

 (*) Cerne (Centro de Excelência em Recuperação Neurológica)


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Mais sobre Saúde

Saúde

Chip eletrônico detecta vitaminas C e D na saliva em menos de 20 minutos

Dispositivo desenvolvido na USP permite automonitoramento de micronutrientes, auxiliando em dietas personalizadas e na prevenção de deficiências e intoxicação

Saúde

Saúde, humor, peso e ética estão entre os principais motivos para a adoção de dietas restritivas

Conclusão é de estudo conduzido por pesquisadores do Brasil e de Portugal com 1.200 voluntários

Saúde

Para evitar exposição ao mercúrio, estudo sugere restrições no consumo de peixes como corvina e pescada amarela

Corvina pode ser consumida de forma segura por adultos em uma frequência média de até cinco refeições por mês

Saúde

Abril azul: conheça regras para pessoas com autismo tirarem CNH

Pessoas com TEA têm direito a requerer provas teóricas adaptadas, com maior tempo de duração, além de apoio técnico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre