Gente

Morre, aos 54, o artista plástico e arquiteto Roberto Bérgamo

Carlos Roberto Bérgamo de Lima deixa rico legado artístico no interior de São Paulo


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 26/10/2018 | 03:12


Roberto Bérgamo (1964-2018) | Foto: Reprodução/Facebook

Batatais perdeu nesta quinta-feira (25) o dono de um de seus maiores acervos artísticos. Carlos Roberto Bérgamo de Lima, artisticamente apenas Roberto Bérgamo, morreu aos 54 anos após um infarto, de acordo com familiares. Seu legado é permeado de cores, luzes, contrastes e, acima de tudo, muita sensibilidade.

Artista multifacetado, Bérgamo expressou nuances, cheiros, sabores, crenças, dores e amores em diferentes searas da arte. Sua assinatura está em murais, mosaicos, pinturas, obras públicas, projetos de arte digital e vídeo-arte espalhados em um sem número de lugares.

Arquiteto urbanista e artista plástico, Bérgamo era acadêmico da Alarp (Academia de Artes e Letras de Ribeirão Preto), tinha mestrado concluído e doutorado em andamento no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

Com inclinação para as artes evidenciada ainda na juventude, Bérgamo iniciou a carreira trabalhando com pinturas sacras e restaurando edificações históricas imponentes, como a Casa da Cultura e a igreja matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais.

A sensibilidade e forma tranquila e didática de se expressar fizeram dele também um exímio professor de artes.

No campo das exposições, incluiu suas obras em lugares como a galeria Itaú de Ribeirão Preto, a galeria da Secretaria de Turismo de São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, as casas da cultura de Ribeirão Preto, Santos e Paraty, além de -muitas- galerias particulares.

Solidário e humano, Bérgamo tem na biografia uma série de trabalhos concluídos em projetos de arte-educação e inclusão social voltados a crianças, jovens e idosos. Ele dizia que “a participação da comunidade na criação do espaço púbico, com foco na arte, é uma maneira de desenvolver o conceito de cidadania”.

Ribeirão-pretano de nascimento, Bérgamo era também batataense –“de fato e de direito”. Em 2012 recebeu da Câmara de Batatais o título honorífico de cidadão batataense pelos relevantes serviços prestados ao município.

E embora ele tenha escolhido a cidade para viver e trabalhar, seu nome está cravado em importantes obras da região, acumulando grandes acervos em Cajuru, Altinópolis e Ribeirão Preto. Mostra disso é que seu talento está eternizado na praça Jair Yanni – Monumento Piolin, inaugurada em dezembro de 2013 em frente a uma das entradas do RibeirãoShopping. Lá, ele pintou nada menos que 14 grandes painéis em azulejos, distribuídos em sete murais, com ilustrações e poemas de um livro sobre o palhaço Piolin.

Todo esse talento foi em boa parte reconhecido em vida e o artista coleciona premiações e homenagens ao longo da carreira. Para se ater a poucos exemplos, em 1985, recebeu medalha de ouro no Salão de Artes de Matão (SP). Em 1987, recebeu o prêmio “artista revelação” no 10º Sarp (Salão de Artes de Ribeirão Preto). Em 1995, foi premiado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, no Mapa Cultural Paulista. Mais recentemente, em 2012, segundo currículo registrado por ele mesmo, foi escolhido pelo Google, para figurar no showcase da plataforma Sketchup, no campo da computação gráfica 3D, como um dos melhores do mundo na utilização do programa.

Nas igrejas matriz de Batatais e de Altinópolis, quem olha para o alto se lembra imediatamente dele. Sua arte está no teto das duas igrejas -por aqui, com o tema “Os Quatro Evangelistas”. E é para cima também, para fitar as cenas e cores mais belas do céu e se inspirar com as melhores recordações, que provavelmente vão voltar os olhos seus familiares e amigos quando nele pensarem.

Roberto Bérgamo deixa a mulher, Adriana Fernandes Barroso, e os filhos Lucas, 24, e Júlia, 19, do primeiro casamento, com a também artista plástica Maclau de Mello.

O velório está sendo  realizado no São Vicente de Paulo e o enterro está marcado para às 17h desta sexta-feira no cemitério da Saudade de Batatais. (*Texto atualizado às 15h)

Confira as principais obras assinadas por Roberto Bérgamo​ 

  • 1982 - Restauração da Casa da Cultura de Batatais
  • 1984 - Pintura de quatro painéis no teto da igreja matriz de Batatais com o tema “Os Quatro Evangelistas”
  • 1989 - Painel para o Fórum de Batatais
  • 1990 - Painel para a Prefeitura de Batatais
  • 1991 - Restauração da igreja matriz de Batatais
  • 1992 - Pintura de dois painéis para a igreja matriz de Batatais
  • 1993 - Painel para a igreja matriz de Altinópolis
  • 1994 - Painel (em óleo sobre tela) para a Sala de Sessões Dr. Altino Arantes, na Câmara de Batatais
  • 1996 - Painel para o hospital Santa Casa de Batatais
  • 1997 - Retratos para o governador de São Paulo Mário Covas
  • 1999 - Pintura de painel para a estação rodoviária de Cajuru
  • 2001 - Painel em cerâmica retratando o café em residência de Altinópolis; pintura em residência de Araraquara; painel em ladrilho hidráulico em residência de Jaú
  • 2002 - Mosaico para a escola estadual Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque, em Batatais, com a participação de 250 alunos
  • 2003 - Restauração de oito pinturas no antigo cinema de Altinópolis
  • 2004 - Mosaicos nas escolas estaduais Silvio de Almeida e Washington Luís, em Batatais, em projeto envolvendo alunos e professores; ilustrações para o livro Piolin, de Jair Yanni; mosaicos realizados por menores em convênio com a Febem (obra  instalada no Parque Náutico da Cachoeira de Batatais)
  • 2005 -  Pinturas e mosaicos para o spa Garden Clinic, em Ribeirão Preto; início dos trabalhos de mosaico com alunos da Oscip Sabiá (Serviço de Apoio Básico à Infância e Adolescência) de Altinópolis
  • 2006 - Pinturas sacras para o acervo de José Luís Datena em São Paulo; mosaico para o Parque da Lagoa em Altinópolis (projeto Sabiá)
  • 2007 - Mosaico para a antiga estação ferroviária de Altinópolis; mosaico para duas escolas em Cajuru
  • 2008 - Pintura mural e mosaico executados com jovens atendidos por programas sociais em Cajuru
  • 2009 - Painel em ladrilho hidráulico para a igreja de Santa Rita em Cajuru; mosaico Dom Quixote para o laboratório de saúde mental em Cajuru
  • 2010 - Pintura para a capela da fazenda Barreiro em Cajuru; mosaico para o centro da terceira idade de Cajuru; mosaico para o Fórum de Altinópolis; projeto de arquitetura em 3D
  • 2011 - Pinturas em azulejos para a Casa da Cultura de Cajuru
  • 2012 - Monumento de entrada da cidade de Santo Antônio da Alegria; murais em cerâmica policroma em escola de Cajuru
  • 2013 - Monumento ao palhaço Piolin em Ribeirão Preto; pintura em azulejos para a capela de Santo Antônio em Batatais
  • 2014 -  Pintura da fachada da igreja de São Pedro Claver em Bebedouro
  • 2015 - Mural Nossa Senhora do Monte Serrat em Bebedouro
  • 2018 - Mural em azulejos para o Hospital Unimed de Ribeirão Preto; entrega sua mais recente obra em Batatais: o conjunto de murais em azulejos instalado no Lago Artificial “Ophelia Borges Silva Alves”

COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Mais sobre Gente

Gente

Morre o batataense Welson Gasparini, 4 vezes prefeito de Ribeirão

Prefeito Juninho decreta luto oficial de três dias no município

Gente

Prefeito Juninho decreta luto pela morte de José Marcelino Krempel

Empresário fundador da Associação Comercial morreu nesta terça-feira aos 91 anos

Gente

Prefeitura decreta luto de 3 dias pela morte de Tonhão Cardoso

Produtor rural teve papel importante no desenvolvimento econômico e social de Batatais nas últimas décadas

Gente

Região se despede de Vicente Golfeto

Um dos maiores intelectuais de nosso tempo estava internado e morreu aos 80 anos



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre