Opinião

Opinião - Inteligência Artificial: O fim do trabalho ou o início de novas oportunidades?

Publicitário relata em artigo os receios da tecnologia e em quais situações elas impactam em nosso dia a dia


Eduardo Mitelman*, especial para o B24h | 22/12/2024 | 02:30


Pesquisa mostra que as pessoas têm receio de não conseguirem se manter atualizadas sobre avanços da IA | Foto: Pixabay

Quando se fala em Inteligência Artificial, o tema é rapidamente ligado às alterações que a ferramenta vai causar no dia a dia. O receio é ainda maior quando o assunto é trabalho.

Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 37% dos empregos no Brasil devem ser influenciados pela Inteligência Artificial nos próximos anos.

Realmente, a IA deve causar muito impacto na forma como vivemos o trabalho. Digo isso por entender que essa ferramenta, que avançou de forma exponencial nos últimos anos, deve seguir em evolução. Mas calma! Embora a tecnologia possa trazer alterações no mercado de trabalho, isso não significa que seremos substituídos pela máquina.

Assim como muitos, nunca fui uma pessoa técnica, mas fico impressionado com a forma como a IA pode ser usada para agilizar o trabalho, apoiar na criação de campanhas e trazer insights personalizados para estratégias. Isso já é reconhecido pelo mercado: Um estudo da Universidade de Oxford aponta que competências relacionadas à IA podem elevar salários em até 40%.

Mas então, por que tanto receio com a Inteligência Artificial?

Essa pergunta foi respondida recentemente em uma pesquisa do LinkedIn feita em todo o mundo: Os dados revelam que um em cada três entrevistados tem receio de não conseguirem se manter atualizados sobre os avanços da IA, ao mesmo tempo que 56% dos profissionais sentem que precisam aprofundar seus conhecimentos em IA para se manterem no mercado de trabalho. Talvez, a resposta crua seja o “medo” da mudança. E a má notícia é que a IA mal começou a alterar a forma como trabalhamos.

Mesmo que a IA venha sendo inserida aos poucos nas atividades do dia a dia. O uso ainda é, na maioria dos casos, mais básico. Porém, a oportunidade de usar a ferramenta com alta performance já está na mesa - e exige preparo. Para que o país acompanhe as tendências mundiais de Inteligência Artificial no trabalho, não basta o esforço de aprendizado apenas dos colaboradores, mas também das empresas em geral para oferecerem oportunidades de desenvolvimento.

Enquanto o cenário se reformula para que a IA seja definitivamente introduzida nas operações, este tempo de adaptação mostra um caminho onde empresas e colaboradores precisam evoluir em direção ao domínio desta nova tecnologia. Isso significa que este momento pede um olhar especial de líderes para oferecer condições para que seus colaboradores se desenvolvam e se qualifiquem para esse futuro próximo. 

Construindo uma percepção afastada da ficção e do receio de ser substituído pela máquina, empresas e colaboradores podem aprender juntos a usar a IA ao seu favor de forma responsável. Para isso, basta dar um primeiro passo e procurar entender como a Inteligência Artificial pode otimizar processos e melhorar a eficiência de departamentos inteiros. 

 

(*) Eduardo Mitelman é graduado em publicidade e especialista em inovação, design e estratégia pela ESPM; fundou a startup DNA Conteúdo Digital em 2018 e cofundou a Inner AI em 2023, uma startup de Inteligência Artificial


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Acidente na Altino Arantes mata mulher e deixa idoso preso às ferragens

Morte da passageira foi constatada no local e o motorista foi encaminhado à Santa Casa de Batatais para atendimento médico

Informe Publicitário

Cresol expande participação no interior e inaugura novas agências em Batatais e Altinópolis

Cresol expande sua atuação no interior paulista, oferecendo soluções financeiras com foco no cooperativismo e no crescimento sustentável das comunidades

Batatais

Batatais celebra Natal Encantado com iluminação temática

Veja rota da caravana da Coca-Cola, que passará perto do lago artificial

Batatais

Veja galeria de imagens do Natal de Batatais, o mais iluminado da região

Decoração temática pode ser visitada na praça do Santuário e no lago artificial

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião - Inteligência Artificial: O fim do trabalho ou o início de novas oportunidades?

Publicitário relata em artigo os receios da tecnologia e em quais situações elas impactam em nosso dia a dia

Opinião

Opinião: O Tribunal de Contas e a sustação cautelar de pagamentos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Regular (ainda mais) as bets

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Valorizar o Agro é valorizar o Brasil

Leia artigo do empresário Maurílio Biagi Filho, presidente do Conselho de Administração da Maubisa



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre