A segunda edição do Fórum de Experiências Exitosas da Saúde premiou, na última quarta-feira (13), um projeto desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Batatais entre 194 inscritos.
O projeto foi vitorioso por promover o aprimoramento do processo de pactuação das redes de saúde paulista. A temática "Revisão de Planos Assistenciais Visando Adequação às Necessidades de Saúde das Redes Regionais de Atenção à Saúde", com a apresentação da iniciativa "O Uso do Telediagnóstico para o Atendimento do AVC Agudo na Rede de Atenção à Saúde do SUS" resultou na premiação.
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o evento reuniu mais de 500 participantes de todo o país.
Segundo a secretaria estadual, o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Ribeirão Preto entendeu a necessidade de fortalecer a linha de cuidados do AVC (Acidente Vascular Cerebral) na Urgência e Emergência de Batatais, além da oferta de tomografia 24 horas e tratamento para identificação da doença no SUS (Sistema Único de Saúde).
"O AVC é a segunda causa de morte entre idosos e a principal causa de incapacidade, ou seja, se a doença não mata, ela leva a sequelas e a incapacidades que afetam diretamente a qualidade de vida dos nossos usuários", disse Bruna Francielle Toneti, Secretária da Saúde de Batatais.
Diante do trabalho da equipe, foi possível a capacitação dos usuários, por meio do projeto "Heróis Rápidos", em que crianças de 5 a 10 anos, por meio de uma cartilha, aprendem sobre os sinais do AVC; e o apoio de uma equipe de Neurologia no município, diminuindo a necessidade de deslocamento à unidade de emergência.
"Estou muito orgulhosa de representar o município de Batatais, que demonstrou, por meio da regionalização, a importância do fortalecimento da rede de atenção à saúde do SUS", comemorou Bruna.
Os projetos exibidos no fórum apresentaram as ações desenvolvidas nos municípios com o apoio da regionalização, IGM e Tabela SUS Paulista, diante das carências e necessidades de cada um.
O bom funcionamento das iniciativas garante melhores estratégias de gestão, permitindo que essas práticas sejam replicadas e adaptadas em outras regiões, ampliando os benefícios para toda a população.
Em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o programa de regionalização da Saúde do Estado de São Paulo é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir.
A parceria foi firmada com os 645 municípios paulistas para regionalizar os atendimentos e tratamentos oferecidos em São Paulo.
Foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
COMENTÁRIOS