Premiação foi realizada na sede do Sebrae na capital paulista
A fundadora da Florinda Óleos Essenciais, Cleicy Alves de Brito Zanetti, da Fazenda Santa Olinda, de Batatais, foi a vencedora da categoria “Produtora Rural” da etapa São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024.
A premiação busca estimular o empreendedorismo feminino e a cerimônia foi realizada nesta terça-feira (8), na sede do Sebrae-SP, na capital paulista.
Cleicy disputou com outras duas mulheres, uma de Uchoa e outra de Morungaba.
Claudia Baffi Pellicciotta, do Café Colonial, de Uchôa, conquistou o segundo lugar, enquanto Helena Divina Baptista de Campos Ciconato, do Empório do Campo Orgânicos, de Morungaba, levou o terceiro lugar.
Com o primeiro lugar no estado, Cleicy agora concorre na fase regional, de caráter eliminatório, onde serão escolhidas por região, ou seja, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Cada região terá apenas uma candidatura por categoria para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para acontecer em evento especial.
Em 20 anos de história, mais de 200 mulheres empreendedoras receberam o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios entre as mais de 100 mil inscritas.
Em seu discurso, Cleicy agradeceu a Deus, em especial sua avó, sua mãe, sua sogra e a todos que a apoiaram ao longo desta jornada, tais como o Sindicato Rural de Batatais, Sebrae, Senar, a agente local de inovação Catharina Thomazella, sua família, seu esposo e seu filho.
Disse, ainda, que o prêmio não era só dela, mas de todas as mulheres que trabalham diariamente no campo e que simbolizava cada uma que luta por um espaço, uma voz na agricultura.
"É um carrossel de sentimentos. É um reconhecimento que não apenas valorizar nosso trabalho, mas também é uma responsabilidade, pois isso destaca nossa importância no papel de mulher no desenvolvimento do setor rural, no empreendedorismo. É uma alegria ver nossa contribuição nesse setor reconhecida. Dá vontade de gritar, de chorar, de rir, mas é um choro de alegria, de emoção", completou Cleicy.
Para Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, a vitória da Cleicy representa a vitória de todas as mulheres que utilizam a própria história familiar como uma forma de transformar o mundo no lugar melhor para ser vivido.
"A Cleicy traz a história da vó que trabalhava com as raízes para uma fonte alternativa de saúde de tratamento que passou para a mãe dela e que passou para ela e hoje ela tendo um negócio de olhos essenciais, ela pode cuidar de muitas outras vidas e transformar vidas felizes. O caminho não é fácil. Ela mesmo citou isso em seu discurso. No entanto, o caminho do empreendedorismo é uma forma da mulher poder não só garantir geração de renda e empregos, mas também de transformar história em realidade", completou.
"O Sebrae é uma instituição que apoia o empreendedorismo feminino, temos projetos como Sebrae Delas que trabalha desde a inteligência emocional da mulher que quer empreender, como também dá todo o apoio e orientação a gestão empresarial e, a partir do negócio aberto, ajuda também inserir essa mulher num projeto de competitividade, porque não adianta ter um negócio e não ser lucrativo, o negócio tem que ser lucrativo e competitivo", disse Iroá.
História de Cleicy
Cleicy produz em sua propriedade plantas medicinais, aromáticas e condimentares para produção de hidrolatos, óleos essenciais e óleos vegetais, os quais são utilizados para a fabricação dos produtos como repelentes naturais, aromatizadores, blends e perfumes. A destilação e o envase são feitos na própria fazenda.
Mas a história de Cleicy começa um pouco antes, e é marcada por uma profunda conexão com a natureza e uma tradição familiar de cura por meio de plantas medicinais.
Desde cedo, a empreendedora acompanhou sua avó, uma raizeira que utilizava plantas para tratar diversas questões de saúde.
Com o falecimento de sua avó, a mãe de Cleicy deu continuidade ao trabalho. O envolvimento com as plantas medicinais ganhou uma nova dimensão quando seu filho ingressou na faculdade de agronomia. A partir desse momento, nasceu um projeto ambicioso.
Cleicy encontrou fornecedores, iniciou o cultivo das próprias plantas e o processo de destilação para produzir remédios naturais, vendidos de maneira simples, por meio do boca a boca. A produção era artesanal, com rótulos feitos à mão por um afilhado.
Cleicy tem história bem próxima com o Sebrae e já participou de eventos e capacitações do Sebrae Delas em Ribeirão Preto, Franca e Batatais.
Em 2023, participou de uma turma de Empretec Rural só de mulheres em Batatais. Na capacitação, conheceu a ALI (Agente Local de Inovação) Catharina Thomazella e participou do Programa ALI no ano seguinte. Inclusive foi Catharina quem incentivou a inscrição no prêmio.
Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB
A cidade foi premiada também pelo desempenho da escola Professora Anna Bonagura de Andrade pelos bons resultados no Saresp
Visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira na Estação Cultura
Pesquisadores criaram classificação das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos jovens em situações de assédio escolar
Ex-primeira-dama, Ana Cândida Tofeti comanda a Outras Palavras, destacada agência de relações públicas e comunicação empresarial
Velório e enterro estão previstos para a manhã desta sexta-feira (7)
Apresentador do Canta Brasil estava internado havia cerca de 30 dias
Premiação foi realizada na sede do Sebrae na capital paulista
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: