Região

Centro de Voluntariado de Ribeirão completa 25 anos e lança livro que promove encontro entre gerações

'Conta que eu Desenho' traz histórias de idosos e é ilustrado por crianças atendidas pelos projetos da entidade


Da Redação | 05/09/2024 | 06:00


A jornalista batataense Ana Cândida Tofeti (3ª a partir da esq.), com Mariana Jábali, fundadora do centro | Foto: Douglas Intrabartolo

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto comemorou seus 25 anos de atividades no último dia 30 de agosto, com o lançamento do livro "Conta que eu Desenho", resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas.

O evento aconteceu no salão nobre da Acirp (Asssociação Comercial Industrial de Ribeirão Preto) e contou com a presença de voluntários, parceiros, diretoria e patrocinadores que participaram ou ainda participam da trajetória da entidade. A entidade é presidida por Piti Meinberg e tem em sua diretoria executiva a jornalista batataense Ana Cândida Cardoso Tofeti Oliveira.

O livro foi escrito por voluntários que atuam nas Instituições de Longa Permanência de Idosos que reproduziram, em texto, relatos de idosos sobre suas experiências de vida.

Em paralelo, os voluntários que contam histórias e realizam oficinas criativas com crianças de núcleos de convivência, relataram as histórias transcritas e pediram que as transformassem em desenhos.

Para fechar o projeto, os desenhos foram mostrados para os idosos que viram sua história interpretada pelas crianças, reconstruindo com imagens as experiências e memórias do passado. E, em algumas histórias, apontando a câmera do celular para o QR code, o leitor pode ver a reação dos idosos quando viram as ilustrações.

Para Piti Meimberg, o livro foi uma forma de celebrar os 25 anos do centro unindo voluntários de diferentes programas em uma ação conjunta e que promove um encontro intergeracional.

"Os livros são importantes ferramentas dentro de nossos programas e o projeto Aquarela veio para eternizar essa data importante, já que os exemplares do Conta que eu Desenho farão parte de nosso acervo para que muitas outras crianças possam ler e ouvir essas histórias", disse.

O lançamento contou ainda com homenagem a algumas pessoas que marcaram a história do Centro de Voluntariado e contribuíram para o seu desenvolvimento e também uma participação especial de Valdir Cimino. Membro dos comitês de humanização e comunicação do Instituto Emilio Ribas, Cimino atua como voluntário contador de histórias no Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor de diversos livros e é fundador da Associação Viva e Deixe Viver, responsável pela implantação do projeto Contadores de história para crianças e adolescentes do centro, em hospitais, desde 2005.

Mariana Jábali, fundadora do Centro de Voluntariado, afirmou que comemorar os 25 anos com este livro é uma alegria e representa a essência do trabalho da entidade. Hoje, o centro conta com 140 voluntários.

'CONTA QUE EU DESENHO'
Autor: resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas
Páginas: 48
Editora: Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto
Preço: R$ 20 (revertidos aos projetos do centro)
Como comprar: sob encomenda pelo whatsapp (16) 3635-1739


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Opinião

Opinião: Cientistas estão se preocupando mais com um número do que com impacto de suas descobertas

Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB

Batatais

Batatais é premiada pelo governo estadual por excelência educacional na alfabetização

A cidade foi premiada também pelo desempenho da escola Professora Anna Bonagura de Andrade pelos bons resultados no Saresp

Batatais

Exposição inédita em Batatais resgata memórias esquecidas através de objetos encontrados em livros

Visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira na Estação Cultura

Cultura e Comportamento

Estudo aponta caminhos para enfrentar o bullying homofóbico nas escolas

Pesquisadores criaram classificação das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos jovens em situações de assédio escolar

Mais sobre Região

Região

Ribeirão Rodeo Music 2025: conheça os setores e saiba como comprar ingressos

Público pode curtir o tradicional evento da arena ou dos camarotes vips oferecidos

Região

O silêncio dos bugios e o alerta da febre amarela em Ribeirão

Mortes de animais no campus da USP em Ribeirão expõe ameaça da febre amarela e mobiliza pesquisadores

Região

Ana Castela toma possa como embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos; veja detalhes

Lançamento do maior evento do gênero da América Latina contou com show de Luan Pereira e convidados no Villa Country, em São Paulo

Região

Baixa adesão compromete imunização contra a dengue

Apenas 36,6% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que vivem em Ribeirão tomaram a primeira dose e só 16% voltaram para a segunda



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre