'Conta que eu Desenho' traz histórias de idosos e é ilustrado por crianças atendidas pelos projetos da entidade
O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto comemorou seus 25 anos de atividades no último dia 30 de agosto, com o lançamento do livro "Conta que eu Desenho", resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas.
O evento aconteceu no salão nobre da Acirp (Asssociação Comercial Industrial de Ribeirão Preto) e contou com a presença de voluntários, parceiros, diretoria e patrocinadores que participaram ou ainda participam da trajetória da entidade. A entidade é presidida por Piti Meinberg e tem em sua diretoria executiva a jornalista batataense Ana Cândida Cardoso Tofeti Oliveira.
O livro foi escrito por voluntários que atuam nas Instituições de Longa Permanência de Idosos que reproduziram, em texto, relatos de idosos sobre suas experiências de vida.
Em paralelo, os voluntários que contam histórias e realizam oficinas criativas com crianças de núcleos de convivência, relataram as histórias transcritas e pediram que as transformassem em desenhos.
Para fechar o projeto, os desenhos foram mostrados para os idosos que viram sua história interpretada pelas crianças, reconstruindo com imagens as experiências e memórias do passado. E, em algumas histórias, apontando a câmera do celular para o QR code, o leitor pode ver a reação dos idosos quando viram as ilustrações.
Para Piti Meimberg, o livro foi uma forma de celebrar os 25 anos do centro unindo voluntários de diferentes programas em uma ação conjunta e que promove um encontro intergeracional.
"Os livros são importantes ferramentas dentro de nossos programas e o projeto Aquarela veio para eternizar essa data importante, já que os exemplares do Conta que eu Desenho farão parte de nosso acervo para que muitas outras crianças possam ler e ouvir essas histórias", disse.
O lançamento contou ainda com homenagem a algumas pessoas que marcaram a história do Centro de Voluntariado e contribuíram para o seu desenvolvimento e também uma participação especial de Valdir Cimino. Membro dos comitês de humanização e comunicação do Instituto Emilio Ribas, Cimino atua como voluntário contador de histórias no Hospital das Clínicas de São Paulo, é autor de diversos livros e é fundador da Associação Viva e Deixe Viver, responsável pela implantação do projeto Contadores de história para crianças e adolescentes do centro, em hospitais, desde 2005.
Mariana Jábali, fundadora do Centro de Voluntariado, afirmou que comemorar os 25 anos com este livro é uma alegria e representa a essência do trabalho da entidade. Hoje, o centro conta com 140 voluntários.
'CONTA QUE EU DESENHO'
Autor: resultado do projeto Aquarela, idealizado por voluntários que atuam nos programas Ouvidores de Histórias e Histórias e Oficinas
Páginas: 48
Editora: Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto
Preço: R$ 20 (revertidos aos projetos do centro)
Como comprar: sob encomenda pelo whatsapp (16) 3635-1739
Morte da passageira foi constatada no local e o motorista foi encaminhado à Santa Casa de Batatais para atendimento médico
Cresol expande sua atuação no interior paulista, oferecendo soluções financeiras com foco no cooperativismo e no crescimento sustentável das comunidades
Veja rota da caravana da Coca-Cola, que passará perto do lago artificial
Decoração temática pode ser visitada na praça do Santuário e no lago artificial
Lote será vendido a partir de segunda-feira, às 13h, no site oficial do evento
Grupo é investigado por lavagem de dinheiro superior a R$ 6 milhões
Objetivo da ação é desarticular esquema dedicado ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro
Equipamentos eletrônicos foram apreendidos em Jaboticabal, na casa do investigado
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: