Economia

Sistemas agropecuários sustentáveis ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Conclusão apresentada por cientistas da USP está baseada em revisão sistemática de estudos


Agência Fapesp | 22/09/2024 | 03:30


Estudo buscou avaliar em que medida a adoção de práticas da agricultura climaticamente inteligente é capaz de mitigar as emissões no Brasil | Foto: CCARBON

Estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) buscou avaliar em que medida a adoção de práticas da chamada “agricultura climaticamente inteligente” (CSA, na sigla em inglês) é capaz de mitigar as emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Esse conjunto de métodos busca transformar e reorientar a agricultura de modo a alcançar maior sustentabilidade e resiliência econômica, social e ambiental.

Para responder à questão, cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) fizeram uma revisão sistemática de artigos já publicados com medições desses gases no campo. Os resultados foram divulgados no Journal of Cleaner Production.

A investigação foi conduzida no âmbito do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON) e do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). O CCARBON é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fapesp sediado na Esalq-USP. O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído na Escola Politécnica da USP por Fapesp e Shell, com apoio de diversas empresas.

De acordo com Wanderlei Bieluczykbolsista de pós-doutorado da Fapesp no Cena-USP e primeiro autor do artigo, constatou-se que “converter áreas de pastagens degradadas e de agricultura convencional para práticas de CSA, especialmente para sistemas integrados de produção, tem elevado potencial para mitigar a emissão de gases. Isso graças a uma redução das emissões de metano [CH4] entérico por produto [por quilograma de carne produzido, por exemplo] e ao funcionamento do solo como um dreno de CH4”.

Em entrevista à Divisão de Comunicação da Esalq-USP, Bieluczyk destacou ainda que há poucos dados sobre emissões de gases do efeito estufa medidas em campo no Brasil, “dificultando extrapolações para todos os biomas brasileiros”.

O artigo revelou que há poucos pesquisadores e instituições atuando nessa área em importantes regiões do país, como Norte e Nordeste, evidenciando a necessidade de apoio à infraestrutura e de recursos para aumentar o número de estudos nesses locais.

Também enfatizou a busca por aprimoramentos metodológicos e oportunidades de pesquisa, incluindo a urgência de priorizar medições frequentes de dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso (N2O) em múltiplos sistemas de CSA ao longo de vários anos.

“Isso permitirá cálculos confiáveis de balanço de carbono e removerá barreiras decorrentes da falta de resultados abrangentes para implementar programas de certificação, possibilitando incluir sistemas de CSA no mercado de carbono e em outros mecanismos de finanças verdes”, avaliou Maurício Roberto Cherubin, professor da Esalq e vice-diretor do CCARBON.

Os autores finalizam reforçando que os resultados são importantes para refinar o inventário nacional de gases do efeito estufa, servem de evidência científica sobre o potencial de soluções baseadas na natureza e para apoiar novas políticas, projetos e investimentos no Brasil.

O artigo Greenhouse gas fluxes in brazilian climate-smart agricultural and livestock systems: A systematic and critical overview pode ser lido clicando aqui.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

Exercício físico sozinho reverte fatores de envelhecimento precoce e disfunção metabólica em pessoas obesas

Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação

Batatais

Mega-Sena: aposta de Batatais acerta a Quina e leva R$ 36,2 mil

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2793 da Mega-Sena e prêmio acumulado para o próximo sorteio é de R$ 140 milhões

Gente

Leme Filho, locutor da Difusora FM, morre aos 64 anos

Apresentador do Canta Brasil estava internado havia cerca de 30 dias

Batatais

Batida frontal entre Altinópolis e Serrana deixa 2 mortos e 4 feridos

No Fiat Uno, uma vítima ficou carbonizada, enquanto no Zafira, outra pessoa morreu no local

Mais sobre Economia

Economia

Empréstimos consignados em alta: cuidados antes de utilizar

Uso da modalidade é alvo de fraudes, descontos indevidos e outras questões, aponta especialista

Economia

Vendas do comércio de Ribeirão Preto caem 3,5 % em outubro

Mesmo com variação negativa, empregabilidade no setor lojista teve leve recuperação

Economia

Entra em operação na USP a primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do etanol do mundo

Combustível produzido na estação abastecerá três ônibus urbanos que circularão pelo campus da universidade, além de um rodoviário

Economia

Hospital em Ribeirão abre processo seletivo; confira as vagas

Inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 21 de novembro



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre