Saúde

Calistenia é a terceira modalidade com mais interesse no mundo

Prática de exercícios físicos usando apenas o peso corporal se popularizou na pandemia e não para de ganhar adeptos


Leonardo Ozima* | 08/09/2024 | 09:30


Com as academias fechadas na pandemia, modalidade ganhou popularidade | Foto: Freepik

Fazer exercícios físicos ao ar livre está virando moda em todo o mundo, e é a calistenia que está em alta. Um método utilizado para a prática de exercícios físicos com apenas o peso do próprio corpo como resistência, podendo ser realizada sem a necessidade de utilização de equipamentos ou infraestrutura. O próprio termo “calistenia”, tem origem grega e é a união das palavras kallos, que significa beleza, e sthenos, que significa força. Remetendo ao ideal grego de exaltação do corpo atlético.

Essa modalidade ganhou muita popularidade durante a pandemia, período no qual as academias estavam fechadas, devido ao distanciamento social, e por poder ser realizada ao ar livre e sem a necessidade de equipamentos a prática se difundiu. A calistenia, desde então, ganhou muitos praticantes, e, mesmo com o fim da pandemia, os adeptos não param de surgir. Atualmente, é a terceira modalidade esportiva com mais interesse no mundo, segundo uma revista acadêmica do The American College Sport of Medicine.

Carlos Roberto Bueno Júnior – Foto: Arquivo Pessoal

Para o professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, Carlos Roberto Bueno Júnior, a prática promove diversos benefícios para a saúde. “A calistenia desenvolve, em certa medida, o aumento da força, da massa muscular, também melhora a capacidade cardiorrespiratória e pode reduzir a gordura corporal e a pressão arterial.” Além disso, Bueno também afirma que a calistenia ajuda em questões de saúde mental: “A modalidade promove benefícios  psicológicos como melhora da autoestima e da autoimagem, além da socialização, quando feita em grupo”. O professor ressalta que o impacto da prática na saúde depende do volume e da intensidade do treino.

No contexto brasileiro no qual, segundo o IBGE, aproximadamente 40% da população é sedentária, a calistenia se apresenta como uma forma acessível e barata de praticar atividades físicas, pois não necessita da infraestrutura de uma academia e pode ser praticada ao ar livre, sem a necessidade de pagar por uma mensalidade. 

Porém, o professor alerta que, caso seja realizada de maneira inadequada, existem riscos de saúde relacionados à prática. “Se praticada de forma não adequada há riscos de lesões ósseas, musculares e articulares. Além disso, de forma geral, acelera o trabalho cardíaco, e caso o praticante tenha predisposição a problemas cardiovasculares é preciso o acompanhamento com um profissional de educação física.” Portanto, o professor ressalta que é recomendado o acompanhamento profissional ou, ao menos, buscar instruções de um profissional antes de praticar a calistenia.

Bueno ainda destaca a importância de investimentos na prática da atividade física, seja pelos governos ou empresas privadas, pois uma vez que a população pratica atividade física constantemente se torna mais saudável e há menos gastos com saúde pública. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e fornecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no site do Conselho Federal de Educação Física (Confef) afirmam que para cada US$ 1 investido no esporte, são economizados cerca de US$ 3 nas ações de saúde. Logo, o investimento em práticas de atividades físicas, como a calistenia, podem trazer benefícios à saúde pública, além de trazer pontos positivos na questão financeira, segundo o professor Carlos Bueno.

 

(*) Estagiário sob supervisão de Ferraz Junior e Rose Talamone


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Quadrilha ataca carro-forte entre Batatais e Franca

Criminosos fugiram pela zona rural sentido Batatais na noite desta segunda-feira

Batatais

Confira todos os shows da Festa di San Gennaro

Tradicional evento terá apresentações inclusive no horário do almoço sábado e domingo

Batatais

San Gennaro vem aí! Veja os pratos e preços na festa

Visitantes terão ainda 12 opções de sobremesas oferecidas pelo Clube das Acácias da Loja Amor e União

Batatais

Zona rural de Batatais volta a ser atingida por incêndio nesta 3ª

Fogo atingiu mata e mobilizou Corpo de Bombeiros e trabalhadores rurais

Mais sobre Saúde

Saúde

Estudo aponta relação entre aumento do cérebro e gravidade de sintomas no transtorno do espectro autista

Trabalho envolveu dados de mais de 900 crianças com TEA, além de experimentos com minicérebros derivados de células sanguíneas de parte dos voluntários

Saúde

Canabidiol ganha espaço no tratamento de pacientes com autismo

Estudos apontam redução de sintomas como ansiedade, abrindo novas perspectivas de tratamento

Saúde

Sono prejudicado pelo estresse pode levar a quadros de dor, constata estudo

Grupo da UFSCar acompanhou profissionais da saúde durante 12 meses e observou que estresse e burnout aumentaram chances de relatos de dores no corpo

Saúde

Brasil avança no combate ao tabagismo e consumo diminui 35%

Parar de fumar pode apresentar melhoras no ritmo cardíaco e na pressão arterial em 20 minutos



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre