Saúde

Brasil avança no combate ao tabagismo e consumo diminui 35%

Parar de fumar pode apresentar melhoras no ritmo cardíaco e na pressão arterial em 20 minutos


Ana Clara Casotti*, Jornal da USP | 11/09/2024 | 05:00


Brasil avança no combate ao tabagismo e o consumo diminui 35% em 14 anos | Foto: Freepik

partir de 2010, o Brasil apresentou uma queda de 35% no consumo de tabaco no País. Para se chegar a esse resultado, foram anos de movimentos antitabagistas que tiveram início na década de 1970, liderados por médicos e profissionais da área da saúde e com atuação governamental a partir dos anos 1980, com a formação do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo no Brasil em 1985 e, um ano depois, em 1986, com a fundação do Programa Nacional de Combate ao Fumo. 

O Brasil é um dos países pioneiros a proibir o fumo em locais fechados, e também em implantar políticas públicas para o combate ao tabagismo, como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, para reforçar ações nacionais e mobilizar a população para os danos causados pelo uso do tabaco.

Ana Carla Sousa de Araujo – Foto: Currículo Lattes

De acordo com a médica pneumologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Ana Carla Sousa de Araujo, a diminuição no uso do tabaco pela população brasileira tem um impacto importante na saúde pública do País, pois aumenta a sobrevida da população e diminui a ocorrência de doenças relacionadas ao tabaco, como infarto, derrame e câncer. “O tabaco antecipa em anos a ocorrência de infarto e de derrame, e aumenta a pressão arterial da população.”

Além disso, diz a médica, o cigarro é um dos principais causadores de cânceres, como o de pulmão, por exemplo. Essas doenças podem ser desenvolvidas também em pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes, pois a inalação da fumaça liberada pelo cigarro também é tóxica e prejudicial à saúde. “A pessoa que está ao lado de quem fuma também pode desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo sem nunca ter colocado um cigarro na boca”, afirma a médica.

Ana Carla reforça a importância das ações antitabagistas promovidas pelo governo e afirma que o programa é eficiente, assim como suas ações, como a proibição de propagandas nos meios de comunicação, o uso de imagens chocantes nos maços de cigarro e o constante aumento no preço do cigarro, formas de controle de vendas e uso. 

Melhoras na saúde

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), parar de fumar traz benefícios imediatos à saúde do fumante. Em 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial da pessoa baixam e, em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue se normaliza. Além disso, com prazos maiores, ocorre uma melhora na circulação sanguínea e no aumento da função pulmonar. Em 15 anos, após parar de fumar, os riscos de doenças coronárias no ex-fumante são os mesmos de um não fumante.

Além disso, parar de fumar não traz benefícios apenas para o ex-fumante, mas também para as crianças, que muitas vezes tornam-se fumantes passivas. As doenças que mais afetam essas crianças são as respiratórias, como asma, e as infecções de ouvido.

Ainda de acordo com a Opas, parar de fumar também traz benefícios como redução das chances de impotência sexual, dificuldade para engravidar, partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e abortos espontâneos.

Para quem já parou ou deseja parar de fumar, o SUS oferece tratamentos integrais e gratuitos, basta que a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde para receber as informações necessárias sobre locais e horários para os tratamentos. 

Para mais informações sobre os tratamentos ou sobre as campanhas antifumo no Brasil pelo Disque Saúde, disque 136.

 

(*) Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior e Rose Talamone


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Quadrilha ataca carro-forte entre Batatais e Franca

Criminosos fugiram pela zona rural sentido Batatais na noite desta segunda-feira

Batatais

Confira todos os shows da Festa di San Gennaro

Tradicional evento terá apresentações inclusive no horário do almoço sábado e domingo

Batatais

San Gennaro vem aí! Veja os pratos e preços na festa

Visitantes terão ainda 12 opções de sobremesas oferecidas pelo Clube das Acácias da Loja Amor e União

Batatais

Zona rural de Batatais volta a ser atingida por incêndio nesta 3ª

Fogo atingiu mata e mobilizou Corpo de Bombeiros e trabalhadores rurais

Mais sobre Saúde

Saúde

Nova variante do vírus HIV está circulando em pelo menos três estados do Brasil, revela estudo

Variante é resultado da combinação de dois subtipos já conhecidos e pode ter se desenvolvido em um paciente duplamente infectado

Saúde

Estudo aponta relação entre aumento do cérebro e gravidade de sintomas no transtorno do espectro autista

Trabalho envolveu dados de mais de 900 crianças com TEA, além de experimentos com minicérebros derivados de células sanguíneas de parte dos voluntários

Saúde

Canabidiol ganha espaço no tratamento de pacientes com autismo

Estudos apontam redução de sintomas como ansiedade, abrindo novas perspectivas de tratamento

Saúde

Sono prejudicado pelo estresse pode levar a quadros de dor, constata estudo

Grupo da UFSCar acompanhou profissionais da saúde durante 12 meses e observou que estresse e burnout aumentaram chances de relatos de dores no corpo



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre