Saúde

Hospital de Barretos faz cirurgia em paciente com câncer considerado inoperável

Avanço da medicina permitiu que a unidade hospitalar, referência no país, realizasse o complexo procedimento


Da Redação (com agências) | 11/08/2021 | 10:00


Procedimento envolveu uma vasta equipe e foi realizado em 22 horas no centro cirúrgico em Barretos | Foto: Divulgação

 
Em 59 anos de história, o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) é reconhecido por sua excelência no tratamento oncológico, oferecendo gratuitamente assistência a milhares de pacientes vindos de todas as partes do país.
 
Recentemente, a instituição deu um grande passo ao realizar uma cirurgia de altíssimo grau de complexidade, tecnologia de ponta e envolvimento multidisciplinar, procedimento jamais visto no SUS (Sistema Único de Saúde), em paciente com câncer considerado "inoperável".

A Ressecção Craniofacial de Exenteração de Órbita Ampliada para a Base do Crânio contou com três meses de planejamento e 22 horas de execução, envolvendo as áreas de cabeça e pescoço, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia crânio maxilo facial, odontologia, oncologia clínica, enfermagem e radioterapia.
 
De acordo com cirurgião oncológico de cabeça e pescoço do Hospital de Amor, Renato de Castro Capuzzo, essa não foi a primeira vez que o hospital realizou esse tipo de cirurgia, mas foi a mais complexa em planejamento e execução.
 
"Esse tipo de procedimento só foi possível porque o hospital permite essa integração multidisciplinar, o que é muito difícil de ser visto em outras instituições, inclusive nas privadas. Utilizamos recursos para tratamento oncológico que são extremamente difíceis de serem executados no SUS, tanto por disponibilidade quanto por questões lógicas", afirmou.

O jovem paciente, Gustavo Henrique de Moraes Porto, de 19 anos, morador de Passos (MG), está tratando um sarcoma (tumor que começa nos tecidos moles do corpo, como músculos e gordura) e, antes de chegar ao Hospital de Amor, já havia sido submetido a alguns procedimentos em sua cidade.
 
"O tumor deste paciente já tinha sido considerado inoperável em outros hospitais oncológicos. O grande diferencial desta cirurgia foi permitir que uníssemos tantas tecnologias e técnicas complexas em um único caso, para aumentar as chances de cura e minimizar as sequelas ocasionadas por um tratamento tão difícil. Esperamos que este paciente tenha um ótimo progresso e nos auxilie a ajudar muitos outros", afirmou o cirurgião plástico e microcirurgião oncológico do Hospital de Amor, Cleyton Dias Souza.

Além da remoção do tumor, a cirurgia também trouxe outros benefícios para o paciente.
 
"O objetivo é que ele apresente uma melhora considerável e que a reabilitação permita ele ter uma vida normal com sua família, sem os estigmas que um tratamento de câncer no rosto acarreta", disse Capuzzo.
 
Atualmente, Gustavo encontra-se em boa evolução pós-operatória e foi liberado para retornar ao seu município, enquanto aguarda para continuar com o tratamento adjuvante (um complemento após o procedimento principal) com radioterapia.

COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

73% do custo da demência recai sobre pacientes e familiares no Brasil

Estudo considera dados públicos nacionais e entrevistas domiciliares com 140 duplas de pacientes e cuidadores em 17 municípios das cinco regiões do país

Mais sobre Saúde

Saúde

73% do custo da demência recai sobre pacientes e familiares no Brasil

Estudo considera dados públicos nacionais e entrevistas domiciliares com 140 duplas de pacientes e cuidadores em 17 municípios das cinco regiões do país

Saúde

Pesquisa revela como exercícios ajudam a evitar que a dor muscular aguda se torne crônica

Por meio de experimentos com camundongos, cientistas mostraram que a atividade física faz com que células imunes envolvidas no processo inflamatório adquiram perfil anti-inflamatório

Saúde

Manutenção da boa saúde bucal é crucial para evitar doenças

Cárie dentária, doença periodontal, diabetes mellitus e Alzheimer são alguns exemplos de doenças que podem estar associadas e diretamente ligadas à saúde bucal

Saúde

Traços de personalidade influenciam no desenvolvimento da insônia

Conclusão é de estudo da Faculdade de Medicina da USP com 595 participantes entre 18 e 59 anos



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre