Profissionais de saúde se dirigiram à Estação Cultura a partir das 2h desta sexta-feira; vacinação começou pouco antes das 8h
A cena era insólita, assim como muitos fatos envolvendo a triste pandemia do novo coronavírus que atinge o planeta. Às 3h50 desta sexta-feira (5), 8 carros estavam estacionados na Estação Cultura, na antiga estação ferroviária de Batatais, à espera da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde.
A vacinação só começaria às 8h, mas a baixa quantidade de doses disponibilizadas nesta sexta, 300, fez com que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, biomédicos, assistentes sociais e psicólogos se encaminhassem para o local muitas horas antes da previsão de início da aplicação da vacina para garantir a sua dose.
O primeiro carro chegou ao local por volta das 2h, seis horas antes do início, e a ele se somaram mais sete veículos nas duas horas seguintes.
Às 8h20, a fila já apresentava mais de um quilômetro de extensão e chegava à vicinal Virgilio Scavazza.
Mas, muito antes disso, já havia reclamações de profissionais presentes à fila de pessoas que estavam no local guardando vaga dentro dos carros para outros colegas de profissão.
Por isso, era cena comum as pessoas chegarem, especialmente após as 7h, e passarem a contar os veículos e as pessoas dentro deles para saber se seriam contempladas com uma das 300 doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, disponibilizadas para hoje.
Ao menos um profissional que chegou à região da vacinação por volta das 8h também não foi para o fim da imensa fila: preferiu aceitar o convite de uma colega que estava a uma quadra do local e furou fila.
Dirigentes da Secretaria da Saúde chegaram à estação pouco antes das 7h. A Guarda Civil Municipal chegou pouco depois.
A vacinação começou ainda antes das 8h e alguns dos veículos que estavam nas primeiras posições da fila acabaram deixando o local sem que seus motoristas fossem vacinados. Não receberam a vacina por não se enquadrarem no público-alvo (eram estudantes das carreiras habilitadas, por exemplo) ou por não apresentarem a documentação necessária, como registro profissional.
No geral, a vacinação no sistema drive-thru foi elogiada, mas especialmente entre as primeiras dezenas de veículos que chegaram ao local ainda na escuridão o sentimento geral era o de que a presença da Guarda desde a madrugada era necessária, já que a estação fica num local ermo.
A vacinação está prevista para acontecer até as 15h, desde que, claro, haja doses da vacina.
Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação
Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2793 da Mega-Sena e prêmio acumulado para o próximo sorteio é de R$ 140 milhões
Apresentador do Canta Brasil estava internado havia cerca de 30 dias
Motorista, de 24 anos, foi resgatada com ferimentos leves e encaminhada ao hospital
Espaços foram projetados para reduzir sobrecarga sensorial das pessoas com TEA
Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação
Pesquisa avaliou 52 crianças de 6 a 12 anos que respiravam pela boca e sofriam de halitose
Quatro em cada dez remédios podem ter base em ensaios clínicos com limitações como amostras pequenas ou falhas metodológicas
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: