Batatais

Jornalista e ex-técnico de basquete Hélio Rubens lançam livro em Franca

Obra conta com texto de apresentação de Galvão Bueno


Da Redação/das agências | 10/03/2020 | 09:00


Autobiografia de Hélio Rubens foi escrita com a colaboração do jornalista Igor Ramos | Foto: Divulgação

“Hélio Rubens, a Trajetória de um Vencedor no Jogo da Vida” é a autobiografia de um dos maiores jogadores e técnicos da história do basquete brasileiro.

Escrito com a colaboração do jornalista Igor Ramos, o livro combina os relatos de uma carreira vitoriosa nas quadras às ideias inspiradoras que guiaram a trajetória de Hélio Rubens, repleta de lições que servem para qualquer pessoa, apaixonada ou não pelo esporte.

Com uma história que tem início na vizinha Franca e chega às mais importantes quadras do mundo, Hélio Rubens faz um relato emocionante que coloca o esporte como uma das mais belas e incríveis metáforas da vida.

O livro, que conta com textos de apresentação de Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, e do narrador esportivo Galvão Bueno, será lançado em Franca, no sábado (14), às 19h, no Luiza Labs (rua Arnulfo de Lima, 2.385, Vila Santa Cruz).
Entre os anos 1960 e 2000, foram muitos os títulos emocionantes, viradas impossíveis e marcas invejáveis protagonizadas por Hélio Rubens. Seu talento e dedicação o tornaram o maior vencedor de todos os tempos do Campeonato Brasileiro de Basquete –em times como Franca, Vasco e Uberlândia–, além de ter comandado a seleção brasileira em torneios mundiais, pan-americanos e dois Jogos Olímpicos.

No livro, Hélio Rubens reafirma uma máxima: o esporte é a melhor metáfora da vida. As palestras que durante anos ele apresentou Brasil afora eram o espelho desse pensamento.

“Como palestrante, eu tentava atuar como um técnico, transformando o palco e a plateia num grande vestiário imaginário para preparar o time para o grande jogo que é a realidade de nossas vidas”, afirmou, lembrando que, como no esporte, estamos sempre pensando e agindo individualmente e também em grupo, em busca de grandes conquistas.

Dentro da quadra, cada um faz a sua parte para realizar um trabalho de qualidade, virar o jogo, vencer.

Além de longas conversas com Hélio Rubens, Igor Ramos entrevistou também dezenas de amigos, jogadores, auxiliares técnicos, dirigentes e familiares do jogador, mostrando, por diversos ângulos, as lições de atleta, líder e homem para o Brasil ser campeão –no esporte e na vida.

O jornalista, que atuou nas principais emissoras de rádio de Ribeirão, foi correspondente e editor-assistente dos jornais “Lance” e “A Cidade”.

Como resultado do trabalho, o livro está repleto de atributos e conceitos valiosíssimos para o cotidiano, seja no trabalho, em casa ou nas relações sociais e familiares. Todo tipo de leitor poderá tirar proveito das lições apresentadas na obra: liderança, motivação, força da mente, vida em comunidade, trabalho em grupo, a glória da vitória, o recomeço frente a uma derrota e aquilo que Hélio Rubens chama de “segundo fôlego” –a energia extra que usamos para superar os desafios aparentemente impossíveis.

A CARREIRA DO VENCEDOR

Hélio Rubens Garcia iniciou a carreira no Clube dos Bagres, em Franca, onde jogou até 1981, tornando-se então treinador. Como jogador, disputou os Mundiais em que a seleção brasileira foi medalha de bronze (Uruguai, 1967), vice-campeã (Iugoslávia, 1970) e novamente bronze (Filipinas, 1978).

Foi ainda medalha de ouro no Pan-Americano de Cali (1971) e esteve em dois Jogos Olímpicos. Como treinador da seleção brasileira comandou 96 partidas (64 vitórias e 32 derrotas) em 12 competições oficiais –foi campeão pan-americano nos Jogos de Winnipeg (Canadá), em 1999. Tem ainda 15 títulos brasileiros no currículo, sendo cinco como jogador e dez como treinador (dois à frente do Vasco, um com Uberlândia e os demais com Franca), sendo o maior vencedor da história do Brasileiro de Basquete, hoje chamado NBB (Novo Basquete Brasil).

 

Livro: “Hélio Rubens, a Trajetória de um Vencedor no Jogo da Vida”
Autores: Hélio Rubens e Igor Ramos
Editora: LeYa Brasil, 240 páginas + caderno de fotos de 32
Preço: R$ 49,90


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Batatais

Batatais

Cartório eleitoral vai abrir no feriado e amplia horário de atendimento ao público

Unidades e postos da Justiça Eleitoral estarão de portas abertas de 1º a 8 de maio, último dia para atender quem precisa tirar ou regularizar o título

Batatais

Batatais terá 'Futsal da Inclusão' com aulas gratuitas

Projeto Futsal da Inclusão é voltado para pessoas com 12 anos ou mais que apresentem qualquer tipo de deficiência intelectual

Batatais

Acidente de trânsito na avenida Dr. Oswaldo Scatena deixa dois feridos

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu quando um veículo Fiat/Fiorino e uma motocicleta Honda/Titan colidiram no cruzamento

Batatais

Acidente na rodovia Candido Portinari deixa jovem preso às ferragens

Veículo capotou às 20h deste sábado no sentido Franca-Batatais



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre