Cultura e Comportamento

'Show foi censurado, não cancelado', diz humorista

Em entrevista exclusiva ao Portal Batatais 24h, Eros Prado afirma que vive momento inédito; veja também o que diz o secretário da Cultura


Da Redação | 01/03/2020 | 03:37


Integrante do Pagode da Ofensa garante que show será realizado no dia 8 | Foto: Reprodução

O humorista Eros Prado diz considerar que a sua apresentação marcada para 8 de março no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, em Batatais, foi censurada, e não cancelada. À Reportagem do Batatais 24h ele disse estar vivendo uma situação inédita.

A decisão da administração de cancelar o espetáculo se deveu a vídeos produzidos pelo artista para convidar o público a prestigiar o show. Neles, Prado fala de supostos fatos alusivos a pessoas da cidade, que foram considerados ofensivos.

O artista, no entanto, diz estranhar os argumentos. “Não é normal ter cancelamento desse tipo (...), geralmente a prefeitura fica neutra e me estranhou muito terem ficado tão nervosos, ficarem com tanta ‘pilha’ sobre as brincadeiras. Eu começo a pensar que se quiseram cancelar, é porque algo tem. Se querem esconder alguma coisa é porque têm medo de alguma coisa”, disse.

Em tom de deboche e indignação, durante os últimos dias o humorista usou sua conta numa rede social para disparar uma série de novos vídeos e postagens com supostas “indiretas” a pessoas da cidade.

“Isso que eu fiz é só um ‘pedacinho do iceberg’ de tudo o que a população está nervosa. Eu recebi muitas mensagens, mas muitas mesmo, não estou conseguindo responder a todas as indignações sobre ‘causos’ da cidade, não só de ‘tiração’, mas casos envolvendo problemas da prefeitura. A população tem que ir nesse show”, disse.

Prado afirmou ainda que, de um jeito ou de outro, o show será realizado na cidade, podendo ser em clubes, restaurantes ou mesmo na rua. “A gente vai manter o show em respeito a todos que acompanham o meu trabalho. Se do outro lado não teve esse respeito de manter a atração artística, cultural, a gente vai manter. Com certeza vai ter, dia 8.”

Por fim, o humorista reafirmou que se sente vítima de censura e que não vê sentido no veto. “Isso não pode acontecer, não tem censura no Brasil. A Secretaria da Cultura proibiu sem cabimento algum, só dizendo que estava ficando sem clima para o show, não faz sentido.”

Outro ponto levantado por Prado foi uma suposta quebra de contrato que estaria em curso pelos representantes do teatro. “Quando você reserva uma data em um teatro, sendo municipal ou não, você preenche um formulário, preenche um contrato, paga-se uma taxa. Foi uma quebra de contrato por parte deles.”

NO TEATRO, NÃO 

O secretário da Cultura da cidade, Luciano Dami, por sua vez, nega a existência de contrato assinado e descarta completamente a possibilidade de a peça do dia 8 voltar para a agenda do teatro.

Ela rechaça a versão de “censura” sustentada por Prado. “Não fizemos nada para tolher o direito de expressão. O cancelamento se deu em função dos vídeos publicados para a divulgação, que se enquadram no inciso 10 do artigo 5º, que determina que não se pode ferir a intimidade, privacidade, honra e imagem de outra pessoa”, disse.

Dami destaca que não se pode usar o argumento da liberdade de expressão para ferir outros direitos garantidos. “Se o teatro baliza tal situação e sofre processos, toda a população é que paga a conta”, afirmou.

O secretário ainda afirmou que defende todo tipo de manifestação cultural e que a decisão de cancelar o show no teatro foi a mais difícil que teve de tomar em sua gestão à frente da Cultura em Batatais --iniciada em janeiro de 2017.

"Mas é preciso pensar como gestor público, ver o todo", afirmou.

Em junho do ano passado, o Pagode da Ofensa se apresentou em Batatais, no próprio Teatro Municipal, com Eros Prado e os outros integrantes (Xaxá, Lelê e Tatá).

Em seus shows, o grupo tem quadros como “duelos de rimas”, “paródias da ofensa” e os “trotes da ofensa”, que fazem sucesso no canal de YouTube do grupo, que possui 6,3 milhões de pessoas inscritas.

LEIA MAIS

Após polêmica, prefeitura cancela show de humor no Teatro Municipal; humorista reage

Após novo vídeo de humorista, secretário da Cultura vai à polícia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Cultura e Comportamento

Cultura e Comportamento

Fundação do Livro e Leitura confirma Feira do Livro em Batatais

Evento, já tradicional no calendário da cidade, será realizado em outubro

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Cultura e Comportamento

Figurinos de Ney Matogrosso são expostos no RibeirãoShopping

Mostra integra acervo de moda do Senac e estará aberta ao público até 15 de abril

Cultura e Comportamento

Livro analisa a disputa pelo espaço público por diferentes segmentos religiosos no Brasil contemporâneo

Obra investiga os novos atores, as novas linguagens e as novas agendas das religiões no país e sua relação com o sistema jurídico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre