Opinião

OPINIÃO: Falta de projeto de comunicação é uma das causas de 'esvaziamento' da Festa do Leite 2019

Em nove dos dez dias, Batatais presenciou festa com baixíssimo público


*Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 24/07/2019 | 12:35


RPM terminou o show cantando para poucas dezenas de pessoas em ‘sabadão’ da Festa do Leite | Foto: B24h

A comissão organizadora da Festa do Leite 2019 se esforçou para manter as tradições, resgatou o desfile de abertura, houve boa organização estética no recinto, a quantidade de seguranças parece ter sido eficiente e a qualidade do som do palco foi inquestionável.

Mas sabemos que o evento já foi bem maior em termos de relevância agropecuária, artística, prestígio, e que isso respingou no número de visitantes.

Em nove dos dez dias, Batatais presenciou uma festa esvaziada.

E não dá para culpar somente a crise econômica pela qual o país passa --que é real--, já que festas agropecuárias simultâneas em cidades próximas tiveram sucesso de público, inclusive recebendo excursões que partiram de Batatais.

Reflexões precisam ser feitas pelos organizadores, e eu começaria pelo projeto de comunicação --um dos pontos essenciais para o sucesso de um evento.

O bom jornalismo é mais relevante do que o marketing, a publicidade em geral, as mídias sociais e outras ferramentas juntas e precisa haver estrutura para sua prática e respeito com os seus profissionais.

A relação honesta, transparente e respeitosa com a imprensa, além de essencial, é o ponto de partida para a construção da imagem de um evento.

A festa tem 44 edições e ainda trata jornalismo com desatenção. Todo o processo é, para dizer o mínimo, amador.

A falta de cuidado fica nítida antes da festa, passa pelo processo de credenciamento e entrega de credenciais que acontecem num tom absolutamente desrespeitoso e se estende durante e no pós-festa.

Jornalismo não se compra e sua moeda de troca é a informação de qualidade e o respeito com o profissional.

Qualquer evento precisa de um planejamento estratégico de comunicação para saber “conversar” com o seu público, e me parece que a Festa do Leite não soube.

Falta um local com ponto de apoio, informações centralizadas e profissionais do setor de comunicação atuando; organização de entrevistas ou coletivas com organizadores da festa, competidores, atletas, expositores, promotores de eventos internos menores e porta-vozes do evento; não há um press kit (material de divulgação voltado à imprensa) nem nenhum tipo de reunião de lançamento/apresentação da festa para jornalistas. Não se divulga um balanço com números transparentes e resultados.

Com exceção do intermédio entre jornalistas e produções de shows do palco --feito com empenho por uma funcionária da prefeitura (Dayana) que fez o que pode com o que tinha ao alcance-- demandas simples dos veículos de comunicação (como informações sobre rodeios, torneios, exposições, palestras, premiações, programação interna, horários etc.) ficam à deriva.

Antes de se pensar no evento do próximo ano, a comissão organizadora precisa considerar que a relevância da Festa do Leite é, sim, gigante, vai muito além do entretenimento e dos negócios diretos dentro do recinto.

Ela reflete diretamente na movimentação financeira de incontáveis setores, tem potencial gigante para beneficiar demais a cidade e, por isso, é preciso tratá-la com mais carinho e eficiência.

*Melissa Toledo é jornalista, radialista e publicitária. É editora deste Portal Batatais 24h e atua na rádio Difusora, emissora para a qual cobre a Festa do Leite há cerca de 20 anos

**Texto originalmente publicado na edição de 20 de julho de 2019 do Jornal da Cidade


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião - Combater o etarismo é uma tarefa de todos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Diversidade nos sistemas de justiça e de controle externo

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Os Tribunais de Contas nas Eleições

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião - Sem deixar nenhum brasileiro para trás: os desafios do saneamento básico no país

Apesar das melhorias e do crescimento desde 1991, a expansão do saneamento básico está abaixo das metas de universalização estabelecidas em 2020 pelo Novo Marco do Saneamento



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre