Cultura e Comportamento

Você sabia que Portinari também era poeta? Livro do artista é reeditado

Coletânea poética do artista, um dos maiores do país, foi selecionada por Antonio Callado em 1964, 2 anos após a morte do pintor


Da Redação | 15/07/2019 | 02:57


O artista Candido Portinari (1903-1962), que teve livro relançado pela Funarte | Foto: Projeto Portinari

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) lançou no Museu Nacional de Belas Artes, no centro do Rio de Janeiro, o livro “Poemas de Portinari”, em nova edição ilustrada. A obra comemora os 40 anos do Projeto Portinari.

Nos últimos anos de sua vida, já consagrado como o grande pintor brasileiro, Candido Portinari, nascido em Brodowski e que tem importância histórica para Batatais, passou a escrever poesias, sem a pretensão de publicar.

Foi por insistência do amigo Antonio Callado que decidiu aprovar a publicação de uma coletânea, que saiu em 1964, dois anos após a morte do autor, pela José Olympio Editora.

A primeira edição saiu sem ilustrações, conforme determinara Candinho, que não queria se aproveitar da boa fama de pintor para vender o livro. Nesta reedição da Funarte, porém, uma vasta pesquisa foi empreendida pelo Projeto Portinari para encontrar as pinturas mais apropriadas para ilustrar os poemas. A organização é de Letícia Ferro, Patrícia Porto e Suely Avellar.

O resultado é um belíssimo livro ilustrado, com poesia e pintura inspiradas nas memórias da infância do artista em Brodowski. Preservada a seleção dos poemas preparada por Antonio Callado, o Projeto Portinari alterou levemente a disposição dos textos e fez alguns acréscimos, a partir de minuciosa comparação com os manuscritos originais de Candinho.

A organização original dividiu os poemas em três grandes partes: a primeira sobre a alegria do menino no interior paulista; a segunda sobre os medos da infância; e a terceira, de cunho social, sobre a revolta que o homem feito sentiu ao se dar conta dos horrores da fome e da miséria. A nova edição vem acrescida de uma quarta parte, Odes, em que Portinari tece homenagens poéticas.

Os textos de abertura históricos de Manuel Bandeira e Antonio Callado foram mantidos e a nova edição traz ainda uma nova apresentação de Marco Lucchesi, presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras). Com a reedição, o Projeto Portinari comemora 40 anos de empenho na preservação e difusão da obra do grande pintor brasileiro Candido Portinari.

 

O ARTISTA

Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café perto de Brodowski. Filho de imigrantes italianos de origem humilde, recebe apenas a instrução primária e começa a pintar aos nove anos. Seis anos mais tarde, muda-se para o Rio de Janeiro e se matricula na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano. Permanece em Paris durante todo o ano de 1930, de onde, à distância, vê melhor a sua terra.

Ao retornar, põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor. Portinari participa da elite intelectual brasileira numa época em que se verifica uma notável mudança na atitude estética e na cultura do país. Torna-se um dos maiores pintores do seu tempo. Por seu envolvimento político, foi perseguido e chegou a se exilar por certo tempo no Uruguai. Na última década de sua existência cria, para a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), os painéis Guerra e Paz. Candido Portinari morreu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas.

TRECHO DO LIVRO

Viajante Solitário

Não me quiseram, enjeitaram
Minhas palavras...
Serei um dos meus espantalhos?
Afugento os caminhantes?
Não, eles se afugentam. Não
Entendem a lua
Não sabem da poesia
Só não estou, mesmo não estando
Comigo. Converso com o vento e a
Tempestade.
De noite ou dia – verei as sombras
E dormirei em paz. Tenho uma
Camisa. Meu leito é embaixo das
Árvores. Tranquilo ouço o rumorejar
Das folhas secas…


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Cultura e Comportamento

Cultura e Comportamento

Fundação do Livro e Leitura confirma Feira do Livro em Batatais

Evento, já tradicional no calendário da cidade, será realizado em outubro

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Cultura e Comportamento

Figurinos de Ney Matogrosso são expostos no RibeirãoShopping

Mostra integra acervo de moda do Senac e estará aberta ao público até 15 de abril

Cultura e Comportamento

Livro analisa a disputa pelo espaço público por diferentes segmentos religiosos no Brasil contemporâneo

Obra investiga os novos atores, as novas linguagens e as novas agendas das religiões no país e sua relação com o sistema jurídico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre