Gente

Fundador da Festa do Peão de Barretos morre em Batatais

Rubens Bernardes de Oliveira, 89, morreu em casa, subitamente, na segunda-feira (4)


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 13/02/2019 | 05:06


Rubens Bernardes de Oliveira (1929-2019) | Foto: Divulgação

Quase 64 anos atrás, em torno da mesa de um bar, um encontro entre amigos se desdobrou na fundação de um clube com aspirações quase que exclusivamente sociais em Barretos. O ano era 1955 e a intenção inicial do grupo de 20 rapazes era arrecadar recursos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade.

Foi assim que surgiu a associação Os Independentes e, por consequência, o embrião da Festa do Peão de Barretos, o maior evento country da América Latina.

Rubens Bernardes de Oliveira, à época com 25 anos, era um dos 20 rapazes e, na ocasião, atrelou para sempre seu nome à mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Vivendo em Batatais desde a década de 60, ele morreu aqui, aos 89 anos, no último dia 4.

Desde a primeira festa, em 1956, quando o evento fora realizado sob uma singela lona de circo, muita coisa mudou.

Os novos tempos, no entanto, não respingaram alterações na chamada “tríade Independentes”, que prega o companheirismo, a lealdade e o idealismo -atributos que, no relato de um dos filhos de Rubens, Marcelo Prado Bernardes de Oliveira, ele nunca perdeu.

“Meu pai era uma pessoa muito simples, honesto, trabalhador e gostava das coisas muito direitas. Todos gostavam demais dele”, disse.

Nascido em Icem, pequena cidade paulista às margens do Rio Grande, Rubens se mudou com a mãe e os irmãos para Barretos ainda criança, com 8 anos. Sua mãe -que se tornara viúva quatro anos antes- havia decidido seguir a vida em um novo lugar.

Na cidade, distante 84 quilômetros, estava parte da família, incluindo tios paternos de Rubens habituados à condução de tropas e ao transporte de gados. Vem daí a aproximação dele com as coisas do campo.

O tempo correu, ele cresceu, estudou, fez amigos, brindou a vida, sonhou, realizou. E amou. Casou-se com Nilce Prado Bernardes de Oliveira -jovem de Orlândia que conheceu quando ela passeava na casa de parentes em Barretos.

Profissionalmente, ele estava bem colocado no antigo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social). Mas Rubens e Nilce -já com três dos cinco filhos nascidos- almejavam mais qualidade de vida, o que incluía fixar raízes em uma cidade em que as temperaturas fossem mais amenas do que as predominantes em Barretos.

Foi assim que, em 1963, Batatais passou a fazer parte da biografia do casal. Transferido para a agência de Ribeirão Preto do instituto, Rubens se mudou com a família para cá e fez da cidade seu endereço fixo.

Viúvo há três anos e meio, ele deixa os filhos Eliana, 60, Elena, 58, Marcelo, 57, Eloisa, 54, e Maurício, 51; quatro netos -Aline, 29, Eduardo, 25, Marcela, 24, e Augusto, 20- e o bisneto Miguel, 3.

Seu corpo foi velado em Batatais e enterrado, na tarde do dia 5, no cemitério da Saudade.

HOMENAGENS

No dia em que Rubens morreu, a associação Os Independentes lamentou o fato e registrou o falecimento em sua página oficial.  

Com a morte dele, apenas quatro dos 20 fundadores estão vivos: Horácio Tavares de Azevedo, Paulo Pereira, Antônio Renato Prata (o primeiro presidente) e Orlando Araújo (este, o primeiro locutor de rodeios).

Em 2015, quando a diretoria da associação prestou homenagens especiais a seus fundadores em uma solenidade comemorativa aos 60 anos do grupo, Rubens recebeu um diploma especial.

O grupo promove assembleias festivas anuais para comemorar seu aniversário de fundação (15 de julho) e, ao menos nas últimas 17 edições (desde 2001), Rubens marcou presença em todas.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Gente

Gente

Morre o batataense Welson Gasparini, 4 vezes prefeito de Ribeirão

Prefeito Juninho decreta luto oficial de três dias no município

Gente

Prefeito Juninho decreta luto pela morte de José Marcelino Krempel

Empresário fundador da Associação Comercial morreu nesta terça-feira aos 91 anos

Gente

Prefeitura decreta luto de 3 dias pela morte de Tonhão Cardoso

Produtor rural teve papel importante no desenvolvimento econômico e social de Batatais nas últimas décadas

Gente

Região se despede de Vicente Golfeto

Um dos maiores intelectuais de nosso tempo estava internado e morreu aos 80 anos



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre