Dupla se apresentou na fria noite desta quinta-feira (12) na segunda noite da Festa do Leite de Batatais
Os termômetros marcavam cerca de 15ºC, mas o vento que atingia o recinto Antônio Carlos Prado Baptista na noite desta quinta-feira (12) dava a sensação de mais frio.
Isso não bastou para reduzir o ímpeto da dupla Chrystian e Ralf, que voltou a se apresentar em Batatais após 22 anos, e o carinho dos fãs que foram à segunda noite da 43ª edição da Festa do Leite.
Antes do show, iniciado às 22h30 para um bom público, os dois cantores receberam com exclusividade no camarim a editora de conteúdo do Portal Batatais24h, Melissa Toledo, também jornalista da rádio Difusora, para uma entrevista em que abordaram e celebraram a sólida carreira e enalteceram a importância do rádio para o sucesso que fizeram e fazem.
Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista:
Portal Batatais 24h – Desejamos a vocês um bom retorno a Batatais e trouxemos aqui uma lembrança de 1984, quando vocês estiveram aqui (uma foto dos artistas do acervo da Difusora Batatais). Um ano de carreira só, naquele ano e, agora 35 anos. Boa noite, Chrystian.
Chrystian – Boa noite, depois de tanto tempo é prazer estar aqui novamente na companhia de vocês, nesta noite friaaa, mas a gente está sentindo que os corações estão quentes aqui, né? É uma frase meio piegas, mas que dá para ser usada na noite de hoje. É o maior carinho, um beijo do Chrystian para todo mundo.
Ralf – Prazer te ver, Melissa.
Portal Batatais 24h – O prazer é todo meu, boa noite Ralf. Bom retorno a Batatais.
Ralf – Obrigado pelo seu carinho, obrigado ao pessoal da rádio, que esses anos todos tem dado essa força para a gente. Obrigado mesmo de coração, um abraço do Ralf.
Portal Batatais 24h – Quero começar perguntando para vocês o seguinte: temos muitos cantores, artistas, com carreira meteórica e, com a mesma velocidade de ascensão a gente percebe a velocidade na queda. Vocês, ao contrário disso, têm uma carreira absolutamente perene, 35 anos de estrada. Na opinião de vocês, o que contribuiu para isso, tem uma receita para um sucesso tão perene?
Chrystian – Uma das principais coisas da nossa carreira é a escolha de repertório. A gente nunca deixou nosso repertório na mão de ninguém, principalmente na mão de gravadora. Quem sabe, quem conhece o nosso público, quem canta e tem contato com essa energia do público é o artista. É o artista quem sente o público, quem sabe a gente sabe o que o público está querendo. E a gente primeiro tem de se agradar, quando você faz um trabalho que agrada a você, com certeza aquelas pessoas que gostam de você vão gostar do trabalho também. E se você capricha nas letras, não fica falando de ‘perninha’, ‘bundinha’, ‘agachadinha’, ‘vamos beber’, essas coisas. Acho que tem de ter uma letra, conteúdo, que traga cultura para o povo. Não é só dançar e beber. Acho que essas são as razões da nossa carreira.
Ralf – [O artista] Não tem uma segurança na carreira, a carreira é feita com amor, com muita tranquilidade, e buscamos ter consciência muito forte do que queremos, e não sair cantando qualquer coisa para agradar o cara da gravadora, que ele não sabe nada. Tanto não sabe que a gente não tem negócio com gravadora.
Portal Batatais 24h – Uma outra questão. Aqui mesmo neste local, na Festa do Leite, o Zé Rico, da dupla Milionário e Zé Rico, no ano do falecimento dele, me concedeu uma entrevista muito bacana que me marcou muito e ele disse claramente. ‘Você é da rádio, rádio AM?’, e disse ‘primeiro quero agradecer, a nossa carreira 90% se deve ao trabalho do rádio e, desses 90%, 89% ao rádio AM’. Aí pergunto para vocês também qual a importância do rádio? Por que com a TV o rádio não perdeu seu valor, o advento da internet tira um pouco a força da TV, está aí o Youtube e outras opções, mas no rádio também não tem essa influência direta. Para vocês, qual é a importância do rádio na carreira?
Chrystian - Nós não fazemos televisão por opção nossa, há uns dez anos a gente não faz televisão. E a gente tem neste ano um público médio de 12 mil pessoas por show. Então a televisão hoje em dia não significa nada na carreira de um artista. Se ele fizer um bom trabalho via internet, via redes sociais e tudo.
Ralf – Na verdade, a gente não faz televisão mais. tivemos problema agora com o pessoal do Fantástico. Falei ‘olha, vocês vão continuar viajando, mas aqui vocês não vão passar não’. Porque a gente sente a força da rádio, que realmente o rádio é que construiu a nossa carreira, não foi a televisão. Então a gente não faz a televisão há mais de dez anos e estamos aí, a mesma coisa.
Chrystian – Olha, quando você tem uma música nova, você pode fazer qualquer programa na Globo, por exemplo, no domingo, no sábado. Se a rádio não tocar, na quarta-feira ninguém lembra da música que você cantou no domingo, nem lembra que você fez televisão domingo. É a rádio que realmente faz o sucesso. Na nossa cabeça é isso. O Zé Rico tinha toda razão, viu?
Portal Batatais 24h – Outra semelhança, no show de Milionário e Zé Rico havia predomínio total de público jovem e hoje, aqui, estamos vendo também muitos jovens no recinto. Passa no que vocês falaram no início, de uma carreira perene, mas a que vocês atribuem isso, tantos jovens aqui, a criançada cantando as músicas de vocês, inclusive músicas muito antigas?
Chrystian – Sabe o que é? Você vai ver o show e vai ver que a gente está sempre com novidade. No show de hoje, modificamos quase 90% dos arranjos de todas as músicas. Então a gente está sempre reciclando, modernizando, com sonoridades novas, entendeu? Não está aquela mesmice, aquela coisa monótona, aquela coisa que fazia a mesma introdução em 1982 e continua até hoje. A gente não é por aí, acho que um dos motivos é esse.
Ralf – Estamos sempre inovando, a gente usou citara [instrumento de cordas derivado da lira], nunca foi usado, então a gente está sempre viajando para fora, trazendo sons novos, essas coisas todas, a novidade. Acho que a novidade é isso. A gente é uma dupla, então a gente canta italiano, francês, qualquer coisa.
Chrystian – Guarani... rsrsrs
Ralf – Então a gente ‘ah, vocês não são uma dupla sertaneja?’. Não, nós somos uma dupla.
Portal Batatais 24h – Estamos com estúdio de vidro da Difusora montado no recinto. Quando a gente está vindo para cá para fazer entrevista, o pessoal se aglomera ali, ao redor, para ouvir, e com certeza estão nos ouvindo agora. Queria que vocês encerrassem mandando alguma mensagem para esse pessoal que comprou ingresso e está ali aguardando na expectativa do show de vocês.
Chrystian – Gente, obrigado. Olha, nesse frio, para vir aqui assistir ao show tem de gostar muito. E a gente sabe que vocês gostam muito da gente e a gente gosta muito de vocês, por isso a gente preparou um show muito bonito, com o maior carinho, para vocês todos hoje. Um beijo muito grande, um abração para a rapaziada, beijo do Chrystian para o pessoal que está curtindo a Difusora, juízo e até outra hora, se Deus quiser. E o mais rápido possível, não demora tanto não.
Ralf – Esse rapazinho fala, hein? Deus me livre! Olha, obrigado pelo carinho de vocês da Difusora, que fez a nossa carreira, obrigado mesmo de coração ao pessoal que está aqui na festa. Sei que está frio, a gente pediu até que se pudesse fazer o show um pouco mais cedo, por causa do frio, e o pessoal aqui é muito prestativo. Obrigado, mesmo, de coração a todos vocês.
Mais de 52 mil pessoas aproveitaram o último dia de evento, que contou com shows de Jorge (da dupla com Mateus), Luan Santana, Murilo Huff e Clayton & Romário
Além das montarias da Liga Nacional de Rodeio, a arena ainda receberá a prova de Três Tambores
Sala Clara Cauchick, em parceria com a Secretaria da Cultura da cidade, recebe oficinas, exposições, palestras, entre outras atividades artísticas
Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina teve alta de 7% em transações comerciais, com público de 197 mil pessoas
Tradicional evento que definirá a seleção acontecerá dia 31 de maio no Clube de Campo da ABR Operária
César Menotti & Fabiano, Rionegro & Solimões e Edson & Hudson se reuniram em homenagem ao principal evento do gênero no país
Evento acontece em 14 de junho em Ribeirão reunindo 36 atrações em quatro palcos
Mais de 52 mil pessoas aproveitaram o último dia de evento, que contou com shows de Jorge (da dupla com Mateus), Luan Santana, Murilo Huff e Clayton & Romário
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: