Cultura e Comportamento

Startups de Ribeirão desafiam disparidade de gênero nas lideranças

Incubadora instalada na USP tem 52% dos cargos de liderança nas startups ocupados por mulheres


Julia Valeri*, Jornal da USP | 28/10/2023 | 09:00


Projeto Juntas tem como propósito aumentar a representatividade das mulheres | Foto: Pixabay

No Brasil existem 12 mil empreendimentos em tecnologia e inovação, e somente 15,7% são liderados por mulheres. Os dados são da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Mas em Ribeirão Preto, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, uma parceria entre a USP, Prefeitura de Ribeirão e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, a realidade é bem diferente do que se vê no restante do País. Com 321 startups hospedadas no Supera, mais da metade, 52%, são geridas por mulheres.

Uma dessas startups é a Dr. Fisiologia, que atua na comunicação na área da saúde. Renata Steinbach, fundadora e CEO da Dr. Fisiologia, analisou a questão e observou que a disparidade entre as médias nacional e regional pode ser atribuída à presença significativa de startups na área da saúde, totalizando 78 delas.  “O Supera Parque fica na USP, que abriga a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o Hospital das Clínicas (HC-FMRP), o que faz da cidade um polo na área da saúde. Paralelamente, temos uma presença maior de mulheres em cursos de graduação e até de pós-graduação, o que gera um ambiente propício para o surgimento de empreendedoras”, afirma.

Renata Steinbach - Foto: Arquivo Pessoal

Renata Steinbach (Arquivo pessoal)

Essa constatação se baseia nos dados do Anuário Estatístico da USP 2020, que traz a relação de homens e mulheres em cada curso e revela a predominância do público feminino nos cursos ligados à área de saúde, como o da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), por exemplo, que conta com 495 mulheres e 81 homens.

Um estudo recente da USP também revelou que, ao longo das décadas, o número de mulheres tituladas na pós-graduação na área da saúde cresceu regularmente. Em 1973, apenas 30% dos títulos de pós-graduação foram dados a mulheres. Com crescimento constante, o número passou de 50% nos anos 2000 e se manteve estável até 2022, consolidando as mulheres como maioria entre as discentes na pós-graduação na área da saúde.

Já Melina Cais, líder do Setor de Agronegócios do Supera Parque, que conta com 58 startups, cita alguns dos incentivos oferecidos pelo Supera que contribuem para a média elevada de líderes mulheres. “Há pelo menos 40 mulheres em posições de liderança significativas no Supera, e a relevância da questão de gênero é inegável nos debates conduzidos pelo polo de tecnologia e inovação”.

Iniciativa estimula mulheres empreendedoras

Em 2018, o Supera Parque criou o Projeto Juntas com o propósito de aumentar a representatividade das mulheres no ecossistema empreendedor. “Trabalhamos incansavelmente para promover uma representação de gênero igualitária. Nosso foco está em criar oportunidades de visibilidade para essas mulheres, estabelecer conexões valiosas, desenvolver habilidades essenciais no mercado empreendedor e, acima de tudo, fazer com que sejam proativas em iniciativas que fomentem e incentivem o protagonismo feminino no mundo do empreendedorismo”, conta Melina.

Melina Cais - Foto: Linkedin

Melina Cais (Arquivo pessoal)

O Projeto Juntas tem três pilares. O primeiro é o desenvolvimento de uma rede de apoio, para criar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres, permitindo que elas se expressem livremente no ambiente de trabalho. “Neste espaço, elas podem compartilhar suas experiências e conhecimentos, promovendo uma cultura de colaboração e crescimento mútuo”, comenta Melina.

O segundo pilar, denominado Comunicação Representativa, visa aumentar não apenas o número, mas também a participação ativa das mulheres no Supera Parque, para garantir que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas.

O terceiro pilar é o da pesquisa e desenvolvimento, onde são coletadas, analisadas e compartilhadas informações sobre as condições das mulheres nos ambientes de trabalho. “Esse conhecimento é essencial para formar estratégias futuras e garantir um ambiente mais equitativo e inclusivo para todas as mulheres empreendedoras”, afirma Melina.

Renata também acredita que observar outras empreendedoras bem-sucedidas alimenta a própria motivação e fortalece a presença e a promoção do empreendedorismo feminino dentro das startups. Ela tem um exemplo dentro de casa: “Minha mãe é empreendedora e é uma grande inspiração. Por isso, tenho o compromisso de ser um modelo e motivar minha irmã, que agora também empreende”.

As mulheres da família de Renata fazem reuniões semanais para debater, compartilhar experiências e fornecer orientação mútua. “Acreditamos que as dificuldades de uma podem iluminar o caminho da outra. Além disso, aqui na Dr. Fisiologia, tenho uma sócia mulher com quem troco muitas informações e experiências”.

Ela presume que falar sobre desafios e soluções ajuda a clarear a própria trajetória e a elevar a outra mulher que caminha lado a lado. “Não estamos sozinhas nessa empreitada.”

Apesar dos incentivos, as empreendedoras reconhecem a caminhada árdua para chegar na liderança de uma startup e Renata acredita que a sobrecarga de responsabilidades sobre a mulher, social, cultural e histórica, para que ela equilibre a vida pessoal, o trabalho e a família, intensifica os desafios.

Mas Milena considera que a essência empreendedora está intrínseca a todas as mulheres. “A capacidade de tomar a iniciativa, realizar o que muitos consideraram impossível e equilibrar múltiplas tarefas está no cerne de cada mulher. A curiosidade, a determinação e a vontade de arriscar são qualidades inerentes, que nos impulsionaram a alcançar nosso espaço na sociedade”.

(*) Estagiária sob supervisão de Ferraz Junior


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Acidente entre carro e caminhão deixa mulher ferida em cruzamento da 14 de Março

Segundo relatos preliminares, o acidente ocorreu no momento em que um carro e um caminhão atravessavam o cruzamento, regulado por um semáforo

Nacional

Alterações climáticas podem se tornar o principal motor do declínio da biodiversidade até meados do século

Maior estudo de modelagem do tipo comparou 13 modelos para avaliar impacto das alterações climáticas e de uso do solo na biodiversidade global

Saúde

Mais fast food e menos arroz com feijão: excesso de peso de brasileiros cresce com novos hábitos alimentares

Mulheres aumentam ingestão de verduras mas também de bebidas alcoólicas em dez anos

Saúde

Covid-19: mortalidade materna mais do que dobra em 2021 e volta a níveis da década de 1980

Pesquisa analisou alta de mortes de grávidas, comparando com tendências de anos anteriores e óbitos de não gestantes

Mais sobre Cultura e Comportamento

Cultura e Comportamento

Fundação do Livro e Leitura confirma Feira do Livro em Batatais

Evento, já tradicional no calendário da cidade, será realizado em outubro

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Cultura e Comportamento

Figurinos de Ney Matogrosso são expostos no RibeirãoShopping

Mostra integra acervo de moda do Senac e estará aberta ao público até 15 de abril

Cultura e Comportamento

Livro analisa a disputa pelo espaço público por diferentes segmentos religiosos no Brasil contemporâneo

Obra investiga os novos atores, as novas linguagens e as novas agendas das religiões no país e sua relação com o sistema jurídico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre