Cultura e Comportamento

Barbie não é capaz de redefinir totalmente o papel da mulher na sociedade, diz pesquisadora da USP

Lançamento de filme gerou discussões sobre como boneca pode ter ajudado mulheres na conquista de seus direitos, mas outros desafios surgiram


Kaelaine Olive, Jornal da USP | 22/09/2023 | 09:11


Para pesquisadora, Barbie inspira mudanças, mas não é capaz de redefinir totalmente o papel das mulheres na sociedade | Foto: Pixabay

Ao longo dos séculos, as mulheres intensificaram sua busca por direitos e respeito na sociedade. A icônica boneca Barbie, lançada em 1959, testemunhou e retratou esse movimento porque se tornou uma companheira constante das mulheres em suas conquistas. A evolução contínua da Barbie a cada edição em que era lançada no mercado e que incluía diversas profissões, até mesmo donas de casa, refletia as inúmeras faces das mulheres em sua jornada pela plena cidadania.

Quando o filme Barbie foi lançado este ano, surgiram debates sobre como a boneca poderia ter influenciado o empoderamento feminino ou se apenas refletia a mudança cultural da época.

Dantielli Assumpção Garcia, pós-graduada em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sugere que a boneca pode ter influenciado as mulheres a conquistarem seus direitos. “A Barbie se tornou a representação das conquistas femininas e de até onde as mulheres conseguiram chegar.”

Dantielli Assumpção Garcia – Foto: Arquivo Pessoal

Dantielli também observa que as mulheres enfrentam batalhas diárias, tanto no ambiente doméstico como profissional, e são exploradas em ambos. A Barbie, como símbolo da diversidade, com diferentes profissões e aparências, diz Dantielli, “ajuda a destacar as lutas femininas e a abrir novos nichos de mercado para a própria boneca”.

Quanto à influência da Barbie na visão que a sociedade tem sobre o papel das mulheres, Dantielli comenta que, apesar das mudanças positivas, a boneca pode não ter sido capaz de erradicar alguns problemas. “À medida que as mulheres foram conquistando mais espaço, principalmente no mercado de trabalho, surgiram outros desafios e a violência de gênero é um deles.”

Dantielli finaliza lembrando que a Barbie pode inspirar mudanças, “mas não é capaz de redefinir totalmente o papel das mulheres na sociedade”.

História da Barbie

A criação da boneca Barbie foi inspirada na boneca Lilli, criada na Alemanha por Reinhard Beuthien em 1955. Lilli foi protagonista das tirinhas adultas do jornal alemão Bild e se tornou boneca pela empresa O&M Hausser. Durante uma viagem para a Europa, o casal norte-americano Ruth e Eliot Handler, dono da fabricante de brinquedos Mattel, adquiriu a boneca Lilli e, a partir dela, criou a Barbie em homenagem à filha Bárbara. A boneca foi lançada em 9 de março de 1959 na Feira Anual de Brinquedos em Nova York. Com sua aparência de adulta jovem, independente e um guarda roupa de sucesso, se tornou um fenômeno mundial, influenciando a forma como as mulheres se viam na década de 1960.

Importância na sociedade

A boneca Barbie desempenhou papel importante, ao permitir, já naquela época, que as  mulheres se vissem de maneira diversa, além do estereótipo de dona de casa. Ela refletiu mudanças sociais, como a Lei nº 4.212, de 1962, que garantiu várias conquistas às mulheres brasileiras, como o direito das mulheres casadas trabalharem sem precisar de autorização dos maridos, receberem herança e pedirem a guarda dos filhos em casos de separação.

A Barbie continuou a evoluir para incluir representações diversas de mulheres, sejam elas negras, brancas ou com deficiência, acompanhando as lutas das mulheres pela contínua conquista por igualdade e direitos.

 

(*) Sob supervisão de Ferraz Junior e Rose Talamone


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Acidente entre carro e caminhão deixa mulher ferida em cruzamento da 14 de Março

Segundo relatos preliminares, o acidente ocorreu no momento em que um carro e um caminhão atravessavam o cruzamento, regulado por um semáforo

Nacional

Alterações climáticas podem se tornar o principal motor do declínio da biodiversidade até meados do século

Maior estudo de modelagem do tipo comparou 13 modelos para avaliar impacto das alterações climáticas e de uso do solo na biodiversidade global

Saúde

Mais fast food e menos arroz com feijão: excesso de peso de brasileiros cresce com novos hábitos alimentares

Mulheres aumentam ingestão de verduras mas também de bebidas alcoólicas em dez anos

Saúde

Covid-19: mortalidade materna mais do que dobra em 2021 e volta a níveis da década de 1980

Pesquisa analisou alta de mortes de grávidas, comparando com tendências de anos anteriores e óbitos de não gestantes

Mais sobre Cultura e Comportamento

Cultura e Comportamento

Fundação do Livro e Leitura confirma Feira do Livro em Batatais

Evento, já tradicional no calendário da cidade, será realizado em outubro

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Cultura e Comportamento

Figurinos de Ney Matogrosso são expostos no RibeirãoShopping

Mostra integra acervo de moda do Senac e estará aberta ao público até 15 de abril

Cultura e Comportamento

Livro analisa a disputa pelo espaço público por diferentes segmentos religiosos no Brasil contemporâneo

Obra investiga os novos atores, as novas linguagens e as novas agendas das religiões no país e sua relação com o sistema jurídico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre