Opinião

Análise: Ótima, biografia sobre Sócrates narra jogo histórico em Batatais e cita médico local

Livro escrito pelo jornalista escocês Andrew Downie chega às livrarias brasileiras quase 5 anos após lançamento na Europa


Marcelo Toledo* | 28/11/2021 | 15:36


Sócrates, que marcou 25 gols pela seleção brasileira e disputou as Copas de 1982 e 1986 | Foto: Fifa

Com quase cinco anos de atraso em relação ao lançamento na Europa, em fevereiro de 2017, o livro “Doutor Sócrates - A Biografia”, do jornalista escocês Andrew Downie, chega ao país com uma gama surpreendente de informações sobre uma das maiores personalidades da história brasileira no século 20.

Sócrates (1954-2011) jogou duas Copas do Mundo, em que marcou quatro gols, mas transcendeu o universo futebolístico. Além de ter sido o principal líder da Democracia Corintiana, também atuou com forte destaque na campanha das Diretas Já, entre 1983 e 1984, que pregava a volta das eleições diretas para presidente da República, o que ocorreu cinco anos depois.

Embora paraense de nascimento, era a maior personalidade de Ribeirão Preto --como já tive a oportunidade de dizer aqui--, cidade em que viveu por mais de 40 anos e onde se formou em medicina em 1977, na 21ª turma da USP (Universidade de São Paulo).

E essa ligação com a região fez com que Batatais fizesse parte de sua vida e fosse, inclusive, retratada no livro de Downie, que atuou no Brasil como correspondente de veículos de comunicação como “The New York Times”, “The Guardian” e “The Economist”.

Entre as inúmeras histórias sensacionais da obra lançada pela editora Grande Área, uma delas, logo nas páginas iniciais, remete a um jogo de futebol de Sócrates em Batatais, ainda juvenil, num chuvoso dia dos anos 70.

Descrita pelo escritor como “uma pequena cidade no coração agrícola do Brasil”, Batatais foi palco de uma jogada que se tornou célebre na carreira de Sócrates.

“Ele passou por um marcador, driblou outro e avançou pela lama. Havia dois defensores à frente dele e, fingindo que chutaria, Sócrates enganou um deles, que se jogou num carrinho desesperado. Passou pelo segundo e entrou na área, onde driblou o goleiro e parou antes da linha do gol. Então, Sócrates se virou, olhou para os outros jogadores e tocou de calcanhar para marcar seu terceiro gol, o sexto do Botafogo”, narra o autor.

O texto descreve os acontecimentos posteriores à jogada, que deixou inquieto inclusive o árbitro da partida.

E não é só isso. Para conseguir contar a história do personagem, Downie conviveu por anos e entrevistou familiares, adversários e amigos de Sócrates, alguns íntimos, como definiu nos agradecimentos do livro.

Um deles é o experiente e competente médico de Batatais Said Miguel Junior, amigo de Sócrates desde que iniciaram os estudos na FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP. Em comum entre eles, a medicina, o futebol e a música.

O livro, com tradução de André Kfouri e prefácio de Raí, irmão caçula do "Magrão", vale cada letra dos 19 capítulos e 432 páginas em que é dividido.

 

(*) Marcelo Toledo é jornalista, pós-graduado em gestão pública, geopolítica, história e literatura. Está na Folha de S.Paulo desde 1999, onde já desempenhou as funções de repórter, editor-assistente e editor e foi enviado especial para coberturas em países como EUA, Guiana, Chile e Venezuela 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

73% do custo da demência recai sobre pacientes e familiares no Brasil

Estudo considera dados públicos nacionais e entrevistas domiciliares com 140 duplas de pacientes e cuidadores em 17 municípios das cinco regiões do país

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião: Tribunais de Contas e o julgamento de prefeitos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião - Sargaço no Brasil: invasão de algas no litoral assusta, gera prejuízo e desafia academia e governos

Sargaço é um tipo de macroalga parda, que ocorre naturalmente no “Mar dos Sargaços”, próximo do Golfo do México e da Flórida

Opinião

Opinião: Cientistas estão se preocupando mais com um número do que com impacto de suas descobertas

Leia artigo do químico Brenno A. D. Neto, professor da UnB

Opinião

Opinião: TCE persegue dinheiro público aplicado pelo terceiro setor

Em decisão inédita, corte paralisa contrato de OS da saúde com empresa; leia artigo do conselheiro Dimas Ramalho



Copyright © 2025 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre