Na safra 2003/04, a usina foi a primeira a abrir a safra na região centro-sul do país; Cevasa acaba de ser vendida para Usina Batatais
A Usina Cevasa (Central Energética Vale do Sapucaí), em Patrocínio Paulista, tem uma história que remonta a 1994 e que teve a primeira safra de cana-de-açúcar cinco anos depois.
Naquele ano, 1999, a usina moeu 500 mil toneladas de cana, volume que passou a crescer nos anos seguintes.
Na safra 2003/04, a usina foi a primeira a abrir a safra na região centro-sul do país -posto que hoje habitualmente é ocupado pela Usina Batatais-, com a moagem naquela temporada de 1 milhão de toneladas de cana.
Três anos depois, a Cargill Agrícola S.A. anunciou a aquisição de 63% da usina, no que foi o primeiro investimento em uma unidade industrial no setor sucroenergético no país.
Àquela altura, a Cevasa já tinha capacidade para processar 1,4 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano e era controlada pelo grupo Maubisa Agrícola, do empresário Maurilio Biagi Filho.
Com a concretização do negócio, a Cevasa passou a ser uma joint venture. Os outros 37% de participação acionária seguiram nas mãos da associação de produtores que forneciam cana para a usina.
O negócio permitiu que, cinco anos depois, a Cevasa passasse a produzir também açúcar e energia elétrica, para comercialização com o sistema nacional. Até então, ela era uma destilaria, que fabricava somente etanol.
Para isso, recebeu investimentos que chegaram a R$ 200 milhões e viu a moagem de cana crescer.
É uma produção menor que as 4 milhões de toneladas moídas por safra pela Usina Batatais, mas em 2017 a usina de Patrocínio Paulista já tinha chegado a 2,35 milhões de toneladas de cana processadas.
Na safra passada (2020/21) a Usina Batatais processou 4,4 milhões de toneladas de cana, e a Cevasa moeu 2,6 milhões de toneladas.
Usina Batatais compra Cevasa de Patrocínio Paulista
A Usina Batatais, empresa de açúcar e etanol, firmou contrato para aquisição de todas as quotas da Cevasa.
Em comunicado publicado nesta segunda-feira (21), o empresário Bernardo Biagi confirma a negociação e diz que a conclusão da transação está sujeita à aprovação do Cade.
A estimativa da Usina Batatais é que a conclusão do negócio ocorra entre 30 e 45 dias. Confira neste link todos os detalhes.
Estudos feitos na Unicamp mostraram que treinamento combinando musculação e exercício aeróbico melhora o metabolismo lipídico e diminui a inflamação
Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2793 da Mega-Sena e prêmio acumulado para o próximo sorteio é de R$ 140 milhões
Apresentador do Canta Brasil estava internado havia cerca de 30 dias
No Fiat Uno, uma vítima ficou carbonizada, enquanto no Zafira, outra pessoa morreu no local
Saiba como funciona o sistema free flow, que deve se espalhar pelo estado
Duarte Nogueira, atual prefeito, implantou corredores de ônibus, motivo de críticas de comerciantes
Expectativa é que a chegada aconteça em agosto de 2026
Membrana timpânica, similar à das atuais aves, jacarés, cobras, lagartos e tartarugas, contribuiu para o sucesso evolutivo dos répteis
Todas as Seções:
Batatais
Cultura e Comportamento
Economia
Gente
Informe Publicitário
Nacional
Opinião
Região
Saúde
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: