Gente

Padre batataense Alcides de Souza morre em Limeira

O religioso era vigário-paroquial da catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira; ele foi ordenado presbítero, em 1973, na Igreja Matriz de Batatais


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 16/03/2020 | 02:35


Padre Alcides de Souza (1938-2020) | Foto: Divulgação/Diocese de Limeira

O padre batataense Alcides de Souza morreu, às 22h30, deste domingo (15), aos 81 anos. Segundo a Diocese de Limeira (SP), ele não resistiu a complicações de uma doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu no Hospital Unimed daquela cidade. Padre Alcides era vigário-paroquial da catedral Nossa Senhora das Dores.

Filho de João Batista de Souza e de Maria Zanetti de Souza (falecidos), o religioso nasceu em Batatais em 12 de agosto de 1938.

Foi aqui também que ele foi ordenado presbítero no dia 25 de março de 1973, na paróquia Bom Jesus da Cana Verde --a Igreja Matriz-- após estudar filosofia no Seminário Central de São Paulo (em 1966) e teologia no Seminário João XXIII, em São Paulo (1969).

Até chegar à Diocese de Limeira no ano de 1985, o padre exerceu seu ministério sacerdotal em várias cidades do estado de São Paulo.

Foi vigário-paroquial em algumas paróquias da cidade de Limeira, incluindo a de São Sebastião, de São José, da Sagrada Família, de São Benedito (onde colaborou na então comunidade Santo André) e a catedral Nossa Senhora das Dores.

Também exerceu seu ministério em dezenas de Comunidades Rurais de Limeira.

A assessoria de imprensa da Diocese de Limeira publicou uma nota de falecimento citando que, nos últimos anos, padre Alcides passou por vários problemas de saúde, tendo que amputar uma de suas pernas no ano de 2013, devido a complicações relacionadas ao diabetes. Desde então, sua saúde ficou mais fragilizada.

A mesma nota expressa condolências às pessoas próximas. “Neste momento de dor, a Diocese de Limeira e a comunidade da catedral Nossa Senhora das Dores manifestam solidariedade aos familiares e amigos do padre Alcides. Que o Pai Misericordioso acolha padre Alcides em seu reino e faça brilhar para ele a luz eterna”, diz um dos trechos.

DESPEDIDA

O velório de padre Alcides acontece nesta segunda-feira (16), no Monumental, em Limeira. Às 11h30, o corpo seguirá para a catedral Nossa Senhora das Dores, onde haverá uma missa de corpo presente.

Conforme o Batatais 24h havia publicado nesta madrugada, o sepultamento aconteceria no Cemitério Saudades da mesma cidade. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Diocese, atendendo o desejo dos familiares do padre, houve uma alteração na programação pela manhã.

Assim que terminar a missa de corpo presente em Limeira, o corpo será trasladado até a Capela de Santo Antônio de Batatais, com sepultamento às 17h, também em Batatais. 

*Texto atualizado às 10h04

 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Saúde

Batatais proíbe crianças e famílias em supermercados a partir de hoje

Secretaria da Saúde indica que apenas uma pessoa da família vá às compras

Comportamento

Na quarentena e com o carro parado? Veja cuidados que você deve ter com seu veículo

Mudar a posição do carro para que a cinta metálica que faz parte da estrutura do pneu não se deforme é uma das dicas

Cultura

Previsto para junho, João Rock 2020 é adiado devido à pandemia

Um dos maiores festivais de música do país anunciou nova data de sua 19ª edição

Mais sobre Gente

Gente

Padre batataense Alcides de Souza morre em Limeira

O religioso era vigário-paroquial da catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira; ele foi ordenado presbítero, em 1973, na Igreja Matriz de Batatais

Gente

Morre Dalva Romagnoli, ex-secretária de Educação e irmã do prefeito Zé Luís

Professora nutria paixão pela educação, religião e natureza

Gente

Juliano Cezar: 'Batatais é uma cidade que eu amo de paixão'

Sertanejo morreu nesta madrugada, enquanto cantava e dançava em show no PR

Gente

Morre Mary, representante do samba, da comunidade negra e da educação

Maria Aparecida de Oliveira estava internada havia três dias e morreu na madrugada desta quarta



Copyright © 2020 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre