Cultura e Comportamento

Mês da consciência negra tem blocos de rua, exposições e outras ações; confira a programação

Além de uma exposição já aberta, palestras, marcha, bate-papos e desfile de beleza estão na programação alusiva ao Dia da Consciência Negra


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 16/11/2019 | 11:55


Adilson Silva recebe estudantes e outros visitantes em mostra que aborda a história e a cultura africana no Brasil | Foto: Divulgação

A programação cultural do mês de novembro em Batatais está repleta de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As atividades agendadas englobam a 1ª Feira Afro-Brasileira Maria Aparecida de Oliveira e acontecem em diversos locais, incluindo a Estação Cultural, o Lago Artificial, o clube Princesa Isabel, a Câmara e escolas municipais.

A primeira ação é a exposição permanente “Uma África num Brasil Africano”, produzida pelo professor Adilson Donizeti da Silva e aberta até o dia 30 na Estação Cultural.

Palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, com foco na conscientização do papel e da importância do negro no Brasil também estão o cronograma.

Entre os destaques está o lançamento, no dia 19, de um documento com orientações curriculares --“Descoberta e (re) Conhecimento da Diversidade das Relações Etnocorraciais”-- para a inserção dos conteúdos afro-brasileiros e indígenas na sala de aula.

Segundo o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, o material de apoio ao professor foi elaborado por um grupo de trabalho criado pela pasta há três meses.

Também no dia 19, haverá oficinas de maracatu, boneca abayomi e música afro brasileira, além de palestras, estudos e diálogos.

Um ensaio do bloco “Que Bloco é Esse?” promete levar alegria e cultura ao Lago Artificial, na noite do dia 20, e à Estação Cultural, no dia 22.

O grupo de Maracatu Chapéu de Sol se apresenta no dia 21, na Estação Cultural, a partir das 19h.

Entre os dias 21 e 22, o clube Princesa Isabel recebe trabalhos de arte visual afro, workshops de breakdance, de capoeira e da arte da dança de mestre-sala e porta-bandeira.

Uma marcha da consciência negra está programada para o dia 23, com saída, às 9h, em frente ao santuário Bom Jesus da Cana Verde, a Igreja Matriz. Após percorrer ruas do Centro, o encerramento será na Câmara.

No mesmo dia (23), um desfile de beleza, que tem o objetivo de valorizar e resgatar a autoestima do povo negro, acontecerá no clube Princesa Isabel.

HOMENAGEM

A 1ª Feira Afro-Brasileira de Batatais foi batizada de Maria Aparecida de Oliveira, como forma de homenagear a professora que historicamente lutou pelos direitos e valorização do povo negro em Batatais, conhecida como Mary (que morreu em outubro passado).

Segundo o secretário de Educação, a homenagem à professora foi uma decisão unânime do grupo de trabalho, do qual ela também fazia parte. "A Mary estava muito envolvida no processo de construção dessas ações e atribuir o nome da Feira a ela, é um singelo e carinhoso reconhecimento, a toda uma vida dedicada a valorização da cultura afro-brasileira”, disse.

Mary será homenageada de maneira especial no dia 22, às 19h, quando haverá a entrega de honra do mérito às personalidades negras de Batatais na Câmara.

Toda a programação do mês da consciência negra --que é realizada por meio de uma parceria entre o Compadecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) e as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo-- você confere na galeria de imagens abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3761-7200.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Mais sobre Cultura e Comportamento

Cultura e Comportamento

Fundação do Livro e Leitura confirma Feira do Livro em Batatais

Evento, já tradicional no calendário da cidade, será realizado em outubro

Cultura e Comportamento

Crianças têm até domingo para curtir o Labirinto do Livro Encantado em Ribeirão

Espaço imersivo e sensorial reúne múltiplas atividades para crianças no Shopping Iguatemi

Cultura e Comportamento

Figurinos de Ney Matogrosso são expostos no RibeirãoShopping

Mostra integra acervo de moda do Senac e estará aberta ao público até 15 de abril

Cultura e Comportamento

Livro analisa a disputa pelo espaço público por diferentes segmentos religiosos no Brasil contemporâneo

Obra investiga os novos atores, as novas linguagens e as novas agendas das religiões no país e sua relação com o sistema jurídico



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre