Cultura

Mês da consciência negra tem blocos de rua, exposições e outras ações; confira a programação

Além de uma exposição já aberta, palestras, marcha, bate-papos e desfile de beleza estão na programação alusiva ao Dia da Consciência Negra


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo | 16/11/2019 | 11:55


Adilson Silva recebe estudantes e outros visitantes em mostra que aborda a história e a cultura africana no Brasil | Foto: Divulgação

A programação cultural do mês de novembro em Batatais está repleta de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As atividades agendadas englobam a 1ª Feira Afro-Brasileira Maria Aparecida de Oliveira e acontecem em diversos locais, incluindo a Estação Cultural, o Lago Artificial, o clube Princesa Isabel, a Câmara e escolas municipais.

A primeira ação é a exposição permanente “Uma África num Brasil Africano”, produzida pelo professor Adilson Donizeti da Silva e aberta até o dia 30 na Estação Cultural.

Palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, com foco na conscientização do papel e da importância do negro no Brasil também estão o cronograma.

Entre os destaques está o lançamento, no dia 19, de um documento com orientações curriculares --“Descoberta e (re) Conhecimento da Diversidade das Relações Etnocorraciais”-- para a inserção dos conteúdos afro-brasileiros e indígenas na sala de aula.

Segundo o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, o material de apoio ao professor foi elaborado por um grupo de trabalho criado pela pasta há três meses.

Também no dia 19, haverá oficinas de maracatu, boneca abayomi e música afro brasileira, além de palestras, estudos e diálogos.

Um ensaio do bloco “Que Bloco é Esse?” promete levar alegria e cultura ao Lago Artificial, na noite do dia 20, e à Estação Cultural, no dia 22.

O grupo de Maracatu Chapéu de Sol se apresenta no dia 21, na Estação Cultural, a partir das 19h.

Entre os dias 21 e 22, o clube Princesa Isabel recebe trabalhos de arte visual afro, workshops de breakdance, de capoeira e da arte da dança de mestre-sala e porta-bandeira.

Uma marcha da consciência negra está programada para o dia 23, com saída, às 9h, em frente ao santuário Bom Jesus da Cana Verde, a Igreja Matriz. Após percorrer ruas do Centro, o encerramento será na Câmara.

No mesmo dia (23), um desfile de beleza, que tem o objetivo de valorizar e resgatar a autoestima do povo negro, acontecerá no clube Princesa Isabel.

HOMENAGEM

A 1ª Feira Afro-Brasileira de Batatais foi batizada de Maria Aparecida de Oliveira, como forma de homenagear a professora que historicamente lutou pelos direitos e valorização do povo negro em Batatais, conhecida como Mary (que morreu em outubro passado).

Segundo o secretário de Educação, a homenagem à professora foi uma decisão unânime do grupo de trabalho, do qual ela também fazia parte. "A Mary estava muito envolvida no processo de construção dessas ações e atribuir o nome da Feira a ela, é um singelo e carinhoso reconhecimento, a toda uma vida dedicada a valorização da cultura afro-brasileira”, disse.

Mary será homenageada de maneira especial no dia 22, às 19h, quando haverá a entrega de honra do mérito às personalidades negras de Batatais na Câmara.

Toda a programação do mês da consciência negra --que é realizada por meio de uma parceria entre o Compadecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) e as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo-- você confere na galeria de imagens abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3761-7200.

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

ACE divulga horário especial do comércio para as compras de Natal

Lojas ficarão abertas em horário estendido a partir da segunda semana de dezembro

Polícia

Em apenas 8 dias, 6 tráficos de drogas foram flagrados pela PM em Batatais

Só em uma das operações, mais de 500 pedras de crack foram apreendidas

Economia

Empresa abre mais de 100 vagas de emprego em Ribeirão para pessoas que curtam rock 'n' roll

Há oportunidades para atendentes, recepcionistas, operadores de caixa, vendedores, cozinheiros e outros seis cargos  

Batatais

Orelhões sumiram das ruas de Batatais

Dos 460 que já existiram na cidade, restam menos de 10%

Mais sobre Cultura

Cultura

Mês da consciência negra tem blocos de rua, exposições e outras ações; confira a programação

Além de uma exposição já aberta, palestras, marcha, bate-papos e desfile de beleza estão na programação alusiva ao Dia da Consciência Negra

Cultura

Camerata Filarmônica e Coral de Batatais realizam concerto sacro nesta quarta

Grupo fará série de apresentações com entrada gratuita em toda região

Cultura

Teatro Municipal receberá espetáculo gratuito 'Canto da Gente'

Roteiro traz estória de aventura, coragem e emoção; repertório musical inclui canções de Milton Nascimento

Cultura

Projeto que terá concertos natalinos convida crianças para participar de coral

Ação busca resgatar e manter tradições do espírito natalino com cânticos temáticos



Copyright © 2019 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre