Além de uma exposição já aberta, palestras, marcha, bate-papos e desfile de beleza estão na programação alusiva ao Dia da Consciência Negra
A programação cultural do mês de novembro em Batatais está repleta de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As atividades agendadas englobam a 1ª Feira Afro-Brasileira Maria Aparecida de Oliveira e acontecem em diversos locais, incluindo a Estação Cultural, o Lago Artificial, o clube Princesa Isabel, a Câmara e escolas municipais.
A primeira ação é a exposição permanente “Uma África num Brasil Africano”, produzida pelo professor Adilson Donizeti da Silva e aberta até o dia 30 na Estação Cultural.
Palestras, oficinas, apresentações musicais e teatrais, com foco na conscientização do papel e da importância do negro no Brasil também estão o cronograma.
Entre os destaques está o lançamento, no dia 19, de um documento com orientações curriculares --“Descoberta e (re) Conhecimento da Diversidade das Relações Etnocorraciais”-- para a inserção dos conteúdos afro-brasileiros e indígenas na sala de aula.
Segundo o secretário de Educação, Victor Hugo Junqueira, o material de apoio ao professor foi elaborado por um grupo de trabalho criado pela pasta há três meses.
Também no dia 19, haverá oficinas de maracatu, boneca abayomi e música afro brasileira, além de palestras, estudos e diálogos.
Um ensaio do bloco “Que Bloco é Esse?” promete levar alegria e cultura ao Lago Artificial, na noite do dia 20, e à Estação Cultural, no dia 22.
O grupo de Maracatu Chapéu de Sol se apresenta no dia 21, na Estação Cultural, a partir das 19h.
Entre os dias 21 e 22, o clube Princesa Isabel recebe trabalhos de arte visual afro, workshops de breakdance, de capoeira e da arte da dança de mestre-sala e porta-bandeira.
Uma marcha da consciência negra está programada para o dia 23, com saída, às 9h, em frente ao santuário Bom Jesus da Cana Verde, a Igreja Matriz. Após percorrer ruas do Centro, o encerramento será na Câmara.
No mesmo dia (23), um desfile de beleza, que tem o objetivo de valorizar e resgatar a autoestima do povo negro, acontecerá no clube Princesa Isabel.
HOMENAGEM
A 1ª Feira Afro-Brasileira de Batatais foi batizada de Maria Aparecida de Oliveira, como forma de homenagear a professora que historicamente lutou pelos direitos e valorização do povo negro em Batatais, conhecida como Mary (que morreu em outubro passado).
Segundo o secretário de Educação, a homenagem à professora foi uma decisão unânime do grupo de trabalho, do qual ela também fazia parte. "A Mary estava muito envolvida no processo de construção dessas ações e atribuir o nome da Feira a ela, é um singelo e carinhoso reconhecimento, a toda uma vida dedicada a valorização da cultura afro-brasileira”, disse.
Mary será homenageada de maneira especial no dia 22, às 19h, quando haverá a entrega de honra do mérito às personalidades negras de Batatais na Câmara.
Toda a programação do mês da consciência negra --que é realizada por meio de uma parceria entre o Compadecon (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) e as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo-- você confere na galeria de imagens abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3761-7200.
Lojas ficarão abertas em horário estendido a partir da segunda semana de dezembro
Só em uma das operações, mais de 500 pedras de crack foram apreendidas
Há oportunidades para atendentes, recepcionistas, operadores de caixa, vendedores, cozinheiros e outros seis cargos
Dos 460 que já existiram na cidade, restam menos de 10%
Além de uma exposição já aberta, palestras, marcha, bate-papos e desfile de beleza estão na programação alusiva ao Dia da Consciência Negra
Grupo fará série de apresentações com entrada gratuita em toda região
Roteiro traz estória de aventura, coragem e emoção; repertório musical inclui canções de Milton Nascimento
Ação busca resgatar e manter tradições do espírito natalino com cânticos temáticos
Todas as Seções:
Batatais
Comportamento
Cultura
Economia
Editoriais
Esporte
Gente
Informe Publicitário
Opinião
Polícia
Região
Turismo e Eventos
Batatais 24h nas redes: