Opinião

Opinião: Conheça os 5 principais direitos do consumidor de serviços públicos

Confira dicas de um especialista sobre energia elétrica, água, telefonia, gás e combustíveis


Das agências | 03/11/2019 | 03:30


Especialista recomenda entender bem o que prevê seu plano de dados de celular | Foto: Pixabay

Em 2018, o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, recebeu 2,2 milhões de reclamações e consultas, sendo que as líderes de reclamações em serviços públicos são as áreas de telefonia, energia elétrica e combustíveis.

O advogado Sérgio Tannuri, especialista em defesa do consumidor, recebe diariamente perguntas simples, como: a empresa pode cortar a luz ou a água de residência se atrasar o pagamento? O que fazer se cair a energia e queimar algum aparelho elétrico? Se faltar energia, tenho desconto na conta? O que fazer se a conta do celular vier com cobrança indevida?

Por isso, ele escreveu o e-book “Serviços Públicos e Concessionárias – Direitos do Consumidor, definições, estatísticas e dúvidas frequentes”, que você pode acessar gratuitamente no fim do texto. 

Conheça abaixo os 5 principais direitos do consumidor de serviços públicos:

Energia elétrica -  Quando o corte de energia for motivado por falta de pagamento, segue a norma específica de voltar a fornecer o serviço num prazo de 24 horas. Mas, se é indevido, as concessionárias fazem a religação quatro (4 ) horas após a reclamação. O valor da tarifa de energia e os mecanismos para sua atualização estão definidos nos contratos de concessão assinados entre as distribuidoras e a União. Os documentos são públicos e estão disponíveis no site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Água – Se a conta apresentar alto consumo, pode ser algum vazamento interno. As concessionárias se responsabilizam por vazamentos até o ponto de entrega. Já se faltar fornecimento de água e houver prejuízo econômico para empresas e serviços, o ressarcimento só é possível através da esfera judicial.

Telefonia – No caso da telefonia móvel, entenda bem o que prevê seu plano de dados, em especial de pré-pago. Fique atento na data de inserir novos créditos. No caso da telefonia fixa, o consumidor de baixa renda tem direito ao telefone popular (AICE), um plano de serviço para as famílias incluídas no cadastro único dos programas sociais do governo federal.

Gás - O revendedor de gás de botijão deve manter bem visível o quadro de avisos obrigatório da ANP (Agência Nacional do Petróleo) no ambiente de vendas; é direito do consumidor trocar o botijão por um cheio, mesmo que o recipiente levado pelo consumidor esteja amassado ou enferrujado.

Combustível – Se o consumidor desconfiar que abasteceu com combustível adulterado e sofrer danos causados ao veículo, não adianta reclamar para a ANP. Reclamação e pedidos de ressarcimento, somente com orientação dos órgãos de defesa do consumidor (Procon ou Ministério Público). Mas, se desconfia que o combustível foi “batizado”, o consumidor pode pedir ao funcionário do posto que realize na hora o “teste da proveta”, que mede a porcentagem de etanol misturado.

GRATUITO

Quer baixar agora o e-book “Serviços Públicos e Concessionárias – Direitos do Consumidor, definições, estatísticas e dúvidas frequentes"? É só clicar aqui e baixar direto do site.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Polícia

Vídeo registra acidente que feriu ciclista na avenida dos Pupins

Ciclista ultrapassava caminhão pela direita, quando veículo entrou em posto

Gente

Morre Dalva Romagnoli, ex-secretária de Educação e irmã do prefeito Zé Luís

Professora nutria paixão pela educação, religião e natureza

Batatais

Saiba quem ganhou o carro zero sorteado pela Apae Batatais

Ação promocional sorteou um Fiat Mobi

Comportamento

Maria Eduarda e Enzo Gabriel são os nomes mais registrados em 2019; veja lista com os 'líderes do ranking'

Levantamento aponta os nomes mais frequentes no Brasil e no Estado de São Paulo

Mais sobre Opinião

Opinião

'Saidinha' e indulto de Natal: por que existem e quais as diferenças?

Veja opiniões de especialistas em Direito Penal e entenda

Opinião

Opinião: Conheça os 5 principais direitos do consumidor de serviços públicos

Confira dicas de um especialista sobre energia elétrica, água, telefonia, gás e combustíveis

Opinião

Artigo: Mitos e Verdade sobre a Doação de Órgãos

Informações e sensibilização sobre o tema podem ajudar a salvas muitas vidas

Opinião

Artigo: Tem asma? Prática regular de atividade física melhora sua qualidade de vida

Para especialista, é importante seguir algumas medidas para prevenir a doença induzida por exercícios



Copyright © 2020 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre