Opinião

Opinião: Nossa bravura não será ocultada pelo machismo

Dia Internacional das Mulheres: merecedoras de todo tipo de homenagem, as mulheres tiveram vez e voz no Carnaval da Mangueira


Melissa Toledo - Editora de Conteúdo* | 08/03/2019 | 12:39


‘Mulheres, tamoios, mulatos/ Eu quero um país que não está no retrato’, dizia um trecho do samba da Mangueira | Foto: B24h

Hoje é 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. O ano é 2019, pleno século 21, e se não coabitássemos esse universo não seria crível pensar que esse mundão ainda nega às mulheres desde a liberdade de se vestir sem serem incomodadas, até o direito de ter sua decisão acatada, sua fala respeitada, de ser ouvida com igualdade, de ser devidamente representada política e socialmente e até mesmo o direito de receber por seu trabalho salários iguais aos dos homens com as mesmas escolaridade e função.

Vale lembrar que a noção de igualdade é um fundamento da democracia que está estabelecida desde o século 18 na filosofia política.

É assustador pensar para onde o senso comum e a escolha pela ignorância podem nos levar...

Neste contexto, há menos de 48 horas, com um enredo que trouxe luz a heroínas da história do Brasil ao longo dos séculos após o descobrimento, a Estação Primeira de Mangueira obteve o título de campeã do carnaval de 2019 do Rio de Janeiro.

Merecedoras de todo tipo de homenagem à luta, à independência e ao talento, as mulheres tiveram vez e voz na proposta da agremiação de contar o avesso da história do país.

O politizado tema "História para ninar gente grande" fez reluzir o papel DELAS nesse Brasilzão.

Sob os holofotes, brilharam nomes de mulheres gigantes quase nunca abordadas em livros e aulas de história. Brilhou Dandara, destacou-se Luiza Mahin, reluziu Marielle.

Nomes que carregaram gotas de suor, gritos de bravura e sangue da luta diária de cada uma de nós.

Do século 18 para cá, quando surgiu a tal definição de igualdade perante a lei, muita coisa evolui –oras, também estamos falando de três longos séculos-, mas muito, muito ainda falta.

Então, inspirados pelo profundo e vitorioso enredo da Mangueira e incentivados pelo dia comemorativo, é uma boa ideia refletir sobre o que é ser mulher nos dias de hoje, o que ainda falta para alcançar na prática (e não apenas na Legislação) a igualdade de direitos e, principalmente, como diluir o pensamento machista tão incrustado na sociedade.

Leandro Vieira, carnavalesco genial que assinou o enredo da Mangueira mostrou saber muito. Com lucidez admirável, repetiu em entrevistas que o machismo é um dado importante para a compreensão da narrativa estabelecida, e o próprio movimento negro, quando estabeleceu seus líderes, deu preferência para homens.

Não por acaso, o mesmo Vieira venceu há três anos o Carnaval com um enredo em homenagem a uma mulher, Maria Bethânia.

Está aí um que merece os nossos aplausos.

Reverenciemos, pois, a relíquia histórica, cultural e artística que é o Carnaval brasileiro –não por acaso reconhecido como o maior espetáculo da Terra.

Eu sou inteira Carnaval. Minha mente, minha alma, meu coração. E digo, com muito orgulho e segurança, que Carnaval é isso -e não o que os culturalmente miseráveis julgam ser, muito menos o que o atual presidente deste nosso Brasil e os marmanjos mimados que ele criou pensam que seja.

Salve o samba!

Salve as mulheres!

Salvemo-nos, mulheres!

 

*Melissa Toledo é jornalista, radialista e publicitária. É editora de conteúdo do Portal Batatais24h e apresentadora do programa Casa do Samba da Difusora Batatais


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião - Combater o etarismo é uma tarefa de todos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Diversidade nos sistemas de justiça e de controle externo

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Os Tribunais de Contas nas Eleições

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião - Sem deixar nenhum brasileiro para trás: os desafios do saneamento básico no país

Apesar das melhorias e do crescimento desde 1991, a expansão do saneamento básico está abaixo das metas de universalização estabelecidas em 2020 pelo Novo Marco do Saneamento



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre